0
(0)

Pesquisas estimam que cerca de 80% das decisões de compra na família vem de desejos das crianças.

E não se trata apenas de brinquedos, elas influenciam inclusive na compra de carros e eletrodomésticos, por exemplo. Muitos pais têm dificuldade em dizer “não”.

O tema é preocupante pois as crianças estão em fase de desenvolvimento e são muito suscetíveis a absorver os estímulos da publicidade. Além disso, se o comportamento consumista durante a infância não for tratado, é provável que a criança se torne um adulto com más características e comportamentos.

Dentre as possíveis causas do consumismo infantil, podemos considerar as relações familiares e os estímulos que acontecem fora de casa.

É muito comum que a criança busque por meio do consumismo, preencher alguma falta emocional relacionada a sua personalidade.

Considerando que boa parte dos estímulos publicitários acontecem quando a criança está exposta a telas, como televisão, celulares e redes sociais, é interessante limitar o tempo de exposição e averiguar que tipo de conteúdo a criança está consumindo.

As crianças também são muito influenciadas por influencers digitais, que são verdadeiros ídolos infantis.

Para solucionar o problema do consumismo infantil, boa parte do dever é dos pais. Eles precisam servir de exemplo e criar relações saudáveis com os filhos, por meio de uma boa educação e a adoção de hábitos como conversas, brincadeiras e atividades que substituam o consumismo material. Por exemplo, se os pais são consumistas também, isso pode influenciar negativamente as crianças. É importante conversar sobre os valores, como a importância do dinheiro e o fato de ser conquistado por meio do trabalho.

Outras ideias são substituir idas ao shopping por brincadeiras no parque e também substituir a compra de um brinquedo novo por uma atividade de construção usando resíduos que seriam descartados, como caixas de leite e garrafas PET.

Os pais devem mostrar que para que haja diversão, não é necessário comprar aquele brinquedo caro, ou seja, existem formas mais simples da criança se divertir, muitas delas de graça.

Também é muito importante que os pais adotem uma postura firme quando a criança implora por algum brinquedo, sabendo dizer “não” para elas.

Os pais podem ensinar as crianças a praticarem a gratidão, um hábito importante para a vida inteira. Que tal sentar com a criança e anotar todos os dias coisas pelas quais ela é grata?

O consumismo infantil tem haver não apenas com objetos, mas também com a alimentação. Uma consequência comum é a obesidade infantil.

Para que as crianças mudem sua relação com os brinquedos, ou seja, passem a dar valor aos objetos que tem, inclua elas em ações de caridade, doando brinquedos a outras crianças necessitadas.

Se você acha que seu filho não está tendo uma boa relação com a posse dos brinquedos e materiais, uma boa ideia pode ser iniciar um tratamento psicológico com um profissional.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.