5
(2)

Você sabia que a cenoura, originalmente, não é cor-de-laranja? Pois é – cenoura pode ser roxa, vermelha e até branca ou amarela. Tem cenoura que germina no inverno, tem cenoura de verão, cenoura que gosta de frio, outras nem tanto.

A cor alaranjada mostra que a Cenoura é rica em Betacaroteno, tendo em média 4,7 miligramas deste nutriente. Contém muitos sais minerais, como Fósforo, Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e as funções do aparelho digestivo. Fonte de vitamina A, a Cenoura fortalece ossos e dentes, ajuda a prevenir a cegueira noturna, combate prisão de ventre e problemas estomacais. Além disso, estimula o apetite, facilita a digestão, ajuda a evitar alguns tipos de câncer e de doenças cardíacas.

As cenouras têm sua origem no Afeganistão! Quando apareceram na Europa, por volta do século XII, elas provavelmente foram cultivadas pelo seu sabor e coloração peculiar. Pertencentes à família Umbelliferae, as cenouras compartilham semelhanças nutricionais com a salsa, o aipo, o nabo, dentre outros gostosos exemplos. As cenouras são muito fáceis de cultivar, pois crescem durante todo o ano. Outro fator positivo é sua versatilidade: uma simples jardineira, ou até mesmo uma panela, pode servir como canteiro. Porém, é necessário o preparo adequado do solo de plantio. Siga os passos abaixo para cultivar suas cenourinhas suculentas em qualquer parte do ano!

As sementes devem ser semeadas diretamente na horta ou no local definitivo de plantio, pois a cenoura geralmente não suporta bem o transplante. A profundidade de plantio da semente pode ser de 0,5 cm a 1 cm. A germinação geralmente ocorre entre uma e três semanas.

A cenoura cresce melhor com temperaturas entre 16°C e 22°C, temperaturas acima de 30°C podem prejudicar o crescimento das plantas e o sabor das raízes.
Ela cresce melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto, mas tolera crescer na sombra parcial desde que a luminosidade seja boa.

A cenoura precisa ser cultivada em um solo sem pedras e outros detritos ou as raízes poderão crescer tortas e ramificadas. O ideal é que o solo seja profundo, leve, rico em matéria orgânica, fértil que seja bem drenado.

Irrigue quando necessário para manter o solo levemente úmido. Esta planta necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve permanecer encharcado, pois o excesso de água pode favorecer o apodrecimento das raízes ou o surgimento de doenças.

O início da colheita pode ocorrer entre 60 e 120 dias quando o cultivo ocorre em condições ideais. Não atrase muito a colheita, pois as raízes vão se tornando fibrosas e ficam com um sabor menos agradável.

Agora é a sua vez de plantar as suas sementes e compartilhar conosco os seus resultados do plantio! #FecheOCiclo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.