3
(2)

O manjericão é uma erva altamente nutritiva. Ele fornece cerca de 20 calorias por 100 gramas de seu consumo. Contém óleos essenciais, fornece aroma calmante e benefícios à saúde. Ele é uma fonte de fibra dietética, de proteína e contém principalmente água. Várias vitaminas como a vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E e vitamina K podem ser encontradas na mesma. Manjericão é também uma boa fonte de minerais, como zinco, cálcio, manganês, magnésio, ferro e potássio.

O manjericão ou basílico é uma planta anual que atinge de 30 cm a mais de 1,5 m de altura. Cultivado desde a remota antiguidade, o manjericão apresenta atualmente mais de uma centena de cultivares, e suas folhas são utilizadas como erva culinária, especialmente na cozinha italiana e na de vários países do sul da Ásia.

Além de ser uma planta diurética, combate as insônias, estimula o nosso fígado e consegue ainda ser a melhor aliada ao seu bronze devido às propriedades de betacaroteno que esta planta contém.

Ela é uma planta de climas quentes que cresce muito rápido em temperaturas em torno dos 30 °C. Quando está a cultivar manjericão tenha em atenção que duas ou três plantas serão suficientes para atender as necessidades de uma família com quatro elementos, a não ser que você planeje fazer molho pesto. Nesse caso você pode plantar cerca de 12 manjericões, ou até mais. Muitos jardineiros misturam vários tipos de manjericão em seus jardins, que estarão prontos para colheita em pouco tempo. Eles também se dão bem em vasos.

Plantio e cuidados

Manjericão

As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta, especialmente em regiões de clima quente. Também pode ser semeadas em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal com aproximadamente 10 cm de altura por 5 cm de diâmetro. Neste caso, as mudas de manjericão são transplantadas quando têm 6 folhas definitivas e cerca de 10 a 15 cm de altura.

O manjericão pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande, embora geralmente cresça menos. No solo e em boas condições de cultivo, algumas cultivares de manjericão podem ultrapassar a 1 metro de altura. Assim, para plantio em vasos e jardineiras, dê preferência a cultivares de menor porte, ainda que seja possível plantar qualquer uma das cultivares disponíveis.

Dica de plantio

As sementes devem ser plantadas a pouca profundidade, cerca de 1 cm, fazendo buracos com o dedo na terra, e depositando duas ou três sementes por buraco, depois cubra com terra cuidadosamente e por fim regue com água toda a sementeira ou no seu vasinho.

A sementeira/vasinho deve estar numa janelavaranda ou terraço para que receba sol diretamente, e deve ser regada a cada um ou dois dias.

Fique atento

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos. Eliminar as flores pode favorecer o crescimento de mais folhas.

Colheita

A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que geralmente ocorre de 60 a 90 dias após a semeadura. As flores também são comestíveis.

Poda

A poda é uma parte fundamental para o crescimento e desenvolvimento do manjericão. E é aqui que muitas pessoas acabam perdendo seu manjericão devido a falta de poda ou forma errônea de realizá-la. É necessário sempre cortar as flores do manjericão, pois isso mantém a planta jovem e saudável por mais tempo e ainda preserva o sabor das folhas. Pelo fato de flores funcionarem como um dreno nas plantas, acabam consumindo muita energia, por isso faz-se necessário a retirada das mesmas.

poda majericão

Pronto para plantas as suas sementinhas de manjericão e bombar a sua hortinha? Compartilhe conosco a sua experiência! 🙂  #FecheOCiclo

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.