4.6
(8)

De origem Europeia e atualmente cultivadas em várias regiões tropicais, subtropicais e temperadas do mundo, a Chicória destaca-se por ser uma hortaliça muito nutritiva e cheia de propriedades medicinais.

As folhas de chicória são muito apreciadas na culinária de diferentes culturas. Elas estão presentes em saladas diversas e como um ingrediente para o preparo de sopas, molhos, purês, tortas e várias outras receitas. Quando cozidas, o sabor amargo tende a diminuir. Por conter baixíssimas calorias (100 gramas oferecem cerca de 20 kcal), as chicórias estão presentes em muitas dietas de emagrecimento. Além disto, as folhas de chicória são bastante nutritivas. Elas contêm vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, D e também alguns minerais como cálcio, ferro e fósforo.

As folhas também são comumente utilizadas para fins medicinais. Elas possuem ação depurativa, diurética, estomáquica e laxativa. Já as raízes possuem uma substância denominada inulina (um polissacarídeo semelhante ao amido), que não é digerida por enzimas no intestino humano e é um alimento de fibra solúvel (pré-biótico), o que significa que este nutriente serve de alimento para as bactérias boas presentes nos intestinos. Assim, a inulina contribui para o bom funcionamento do intestino prevenindo diversas doenças.

Onde Plantar a Chicória

Em casa, para garantir o cultivo mais seguro da espécie, recomenda-se que as suas sementes sejam plantadas em sementeira ou em pequenos vasos, sendo que elas não devem ser colocadas em covas que tenham mais de 1 cm de profundidade. Já entre covas é preciso garantir em torno de 10 cm de distância uma da outra.

O transplante da muda para o local definitivo pode ser feito quando as mudas têm de 4 a 6 folhas, de preferência em dias nublados ou no fim da tarde, principalmente se a temperatura ambiente está alta, pois a muda pode murchar e morrer se o transplante ocorrer quando o tempo está quente e seco.

As sementes também podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta em regiões de clima ameno. Posteriormente algumas mudas podem ser transplantadas ou colhidas para que se fique com o espaçamento adequado.

As chicórias também podem ser cultivadas em vasos e jardineiras de tamanho médio ou grande. 

Sobre a Colheita

A colheita pode ocorrer de 50 a 100 dias depois da semeadura, dependendo da cultivar plantada e das condições de cultivo. As plantas que são totalmente cortadas na colheita podem rebrotar e proporcionar novas colheitas.

Informações importantes

*A chicória deve ser irrigada com frequência para que o solo não resseque.

*As chicórias podem crescer exposta ao sol direto ou na sombra parcial, desde que haja uma boa luminosidade. As folhas de plantas cultivadas sob sol direto e altas temperaturas normalmente ficam mais amargas.

*As principais pragas que costumam atacar a chicória são as mesmas que atacam o alface, ou seja, pulgões, lesmas, caracóis e insetos que comem as folhas. Procure manter o canteiro limpo, sem plantas invasoras que roubam os nutrientes, e sem as pragas citadas acima. Você também poderá fazer o plantio em vasos.

*As formas mais comuns de consumo são refogadas, cozidas no vapor, assadas e especialmente cruas. O sabor amargo delas é o principal atrativo, mas esta hortaliça também tem como característica um sabor refrescante, que a fez ser muito apreciada e procurada na culinária da Europa.

Espero que você tenha gostado das dicas para plantar as suas sementes de chicória e que em breve você possa produzir a sua própria hortaliça em casa! #FecheOCiclo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.