Como tornar seu carro mais sustentável – Parte 2

Lavando de forma sustentável

O consumo de água em lavagens com mangueira é enorme. São aproximadamente 300 litros em meia hora. Isso, tendo em vista que no Brasil existem 41 milhões de carros, já parou pra pensar no consumo total?

A primeira dica é lavar com baldes. Assim são gastos apenas 20 litros e reduz em 90% o consumo caso fosse feito com uma mangueira.

Que tal armazenar água da chuva para lavar o carro?

Você sabia que uma lavagem em lava-jatos pode gastar 580 litros de água? Não lave desnecessariamente, apenas quando o carro realmente estiver pedindo um banho. E de preferência lave você mesmo usando baldes ao invés de mangueira!

Já ouviu falar em lavagem a seco? Dessa forma, utiliza-se pouquíssima água. No lugar dela, são usados produtos biodegradáveis. Algumas pessoas têm medo de que este hábito danifique a pintura do carro, mas isto não é verdade uma vez que são usados produtos à base de cera vegetal além do pano de microfibra. Este tecido possui cerdas que geram ótima limpeza e também não danificam o veículo. Tanto a cera quanto o pano podem ser encontrados em lojas especializadas de veículos.

Evite sobrecarregar o carro

Quanto mais pesado, mais combustível consome. Carro vazio é igual a bolso cheio! Cargas a partir de 10 quilos já influenciam no consumo. Portanto, leve nos bancos de trás e porta mala apenas o necessário. Esta dica é importante para quem tem caminhonetes e costuma andar com a caçamba cheia de coisas. Outra coisa interessante é que alguns modelos de carro vem com peças mais leves justamente para consumir menos combustível.

Não se trata apenas do consumo de combustível. O excesso de peso pode danificar os pneus, que por sinal devem estar calibrados de acordo com o peso dentro do carro (você pode verificar no manual a calibragem para o carro com carga). O consumo de óleo para lubrificar o motor também aumenta.

Dê caronas solidárias

Em um cenário em que a maioria dos carros na rua possuem apenas 1 ou 2 pessoas dentro dele, que tal organizar caronas com os amigos? Muitas pessoas no mesmo carro significa menos gases emitidos, ou seja, se há 5 pessoas em um carro há menos poluição do que se cada uma estivesse em um carro separado.

Além disso, há redução do trânsito. E não é apenas o meio ambiente que ganha com isso, o seu bolso também! Basta dividir o preço da gasolina entre você e os outros passageiros e isso já rende uma boa economia.

Se você é uma pessoa que gasta R$650 por mês com combustível, saiba que ao ratear este preço com os amigos pode fazer você gastar apenas R$150, o que significa uma redução de 75% do custo com o combustível. O custo com estacionamentos também pode ser dividido, gerando economia significativa.

Portanto, se você está indo para o trabalho ou faculdade, por exemplo, de carona para amigos que moram perto de você ou ao longo do caminho. E que tal conhecer pessoas novas? Uma maneira bem prática de conseguir as caronas é por meio de aplicativos.

Passando a marcha

Forçar muito o motor antes de passar a marcha consume mais combustível. Pratique passar as marchas no tempo certo e não deixe o motor implorar pela marcha! A não ser que você esteja em uma situação de ultrapassagem aí sim você pode forçar um pouco a marcha.

Um exemplo de alto consumo é quando o motorista força muito a primeira marcha. Ela serve apenas para tirar o carro da inércia e não há necessidade de forçá-la. Já a quinta marcha é a mais econômica e você deve sempre usá-la assim que o carro atingir 60 km/h.

E os carros com câmbio automático? Existem modelos com opção de economia de combustível e lembre-se sempre de acelerar levemente mesmo nos carros automáticos.

Andar em ponto morto economiza combustível?

Algumas pessoas pensam que isto faz o carro gastar menos gasolina durante as descidas, porém acontece o contrário. Esta é uma ideia antiga, que até fazia sentido na época dos carros carburados, mas na época dos carros com injeção eletrônica acontece o contrário.

Este sistema interpreta que o carro está em marcha-lenta, o que aumenta o consumo de energia. O que acontece é que o carro entende que você vai precisar mais gasolina para acelerar novamente na primeira marcha. Isto sem falar no risco de acidentes ao usar ponto morto em descidas.

Sobre o Combustível

Alcool/Etanol

O álcool é uma alternativa à gasolina pois polui menos o ar e é mais barato, todavia há de se levar em conta que o consumo do álcool é 30% superior ao da gasolina logo quando o álcool estiver com o preço inferior a 30% da gasolina vale a pena a troca.

Carro Elétrico

Esse é a poluição zero! É a tendência para os próximos anos, até porque as reservas de petróleo são finitas. Como toda nova tecnologia o preço dos veículos elétricos no Brasil ainda são bem superiores aos similares a gasolina e além disso não temos atualmente uma base expressiva de pontos de recarga. Todas as montadoras, sem exceção, estão investindo elevadas cifras para a pesquisa dessa tecnologia de modo a torná-la acessível para a população. Há quem diga que em 5 anos os veículos elétricos estarão sendo comercializados aos mesmos preços daqueles a gasolina!

Hidrogênio

Estes carros possuem tanques de hidrogênio que se misturam com o oxigênio presente no ar. Assim, gera-se eletricidade para movimentar os motores do veículo e ele expele hidrogênio e calor, que não poluem o ar. Em apenas 5 minutos é feito o abastecimento. Os carros movidos a hidrogênio são mais silenciosos e vibram menos.

Novidades!

Seguro pay per use

Muitas pessoas se veem obrigadas a usar o carro pelo fato de pagarem alto valor para o seguro. A boa notícia é que já existe um novo tipo de seguro para evitar este hábito. Funciona assim, o proprietário do veículo paga pelos quilômetros rodados, ou seja, se deixar o carro parado na garagem ele não terá nenhum custo.

Freios que geram energia

Você sabia que já existem freios que transformam energia da frenagem cinética em energia elétrica, que é armazenada na bateria do carro? Interessante, não?

Sistema Start & Stop

O carro desliga sozinho quando para nos semáforos ou então em engarrafamentos. Ele liga automaticamente quando o motorista começa a acelerar o carro. A tecnologia proporciona 15% de redução de emissão de gases, além de economizar combustível.

Combustível.app

Quer calcular a quantidade de gasolina consumida pelo seu carro e descobrir se está consumindo e excesso? Quando for encher o tanque na hora de abastecer, anote a quilometragem do carro até o dado momento. Depois, quando for abastecer novamente, verifique a quilometragem percorrida desde o último abastecimento e divida pela quantidade de litros de gasolina que você encheu!

Agora só falta consultar os números informados pelo fabricante. Uma maneira bem prática de conferir estes dados, caso você não tenha mais o manual do carro, por exemplo, é consultar o aplicativo Combustível.app. Não precisa baixar, basta acessar o link.

Conclusão

A economia de combustível pode ser resumida em três práticas: cuidados com manutenção, boas práticas de direção e atenção com o combustível na hora de abastecer.

Gostou da matéria e não conferiu ainda a Parte 1? Clique aqui para acessá-la!

Referências

tribunapr.uol.com.br/conteudo-publicitario/so-carrao/conheca-6-dicas-para-se-tornar-um-motorista-sustentavel/

pemavel.com.br/como-ter-um-carro-sustentavel-em-6-dicas/

diariodaregiao.com.br/vidaearte/lifestyle/sustentabilidade/deixe-seu-carro-sustentavel-e-colabore-com-o-meio-ambiente-1.78297

http://diariodoverde.com/5-dicas-para-deixar-o-seu-carro-mais-ecologico/

https://blog.racon.com.br/atitudes-para-contribuir-para-um-transito/

https://www.uol.com.br/carros/faq/como-economizar-combustivel-marchas-rotacao-ideal-e-outras-duvidas.htm

https://autoesporte.globo.com/um-so-planeta/noticia/2021/03/12-dicas-essenciais-para-gastar-menos-combustivel-evitar-problemas-mecanicos-e-poluir-menos.ghtml

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/manual-da-crise-o-peso-do-pe-direito/

https://www.azulseguros.com.br/fique-por-dentro/dicas-de-direcao/como-economizar-gasolina/

https://blog.autoglassonline.com.br/velocidade-e-consumo-saiba-como-economizar-gasolina/

https://www.terra.com.br/parceiros/guia-do-carro/consumo-saiba-como-gastar-menos-combustivel-ao-dirigir,264ebec2bfa858f73bdeb09aa8f2c6fcgck35bfq.html

https://carbel.com.br/blog-detalhes/7-dicas-para-economizar-combustivel

https://gringo.com.vc/como-economizar-combustivel/

https://www.webarcondicionado.com.br/6-erros-comuns-no-uso-do-ar-condicionado-automotivo

http://www.casafernandespneus.com.br/noticias/124-calibrar-seus-pneus-corretamente-pode-economizar-um-tanque-de-gasolina-por-ano

https://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2015/02/carona-solidaria-ajuda-o-meio-ambiente-e-o-bolso-1013888469.html

https://www.terra.com.br/economia/carros-motos/meu-automovel/veja-os-prejuizos-do-excesso-de-peso-nos-carros,009b9e39d31e1410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

https://www.ecycle.com.br/como-jogar-fora-oleo-automotivo-usado-ou-vencido/

Matheus Chiabi
Autor:
Matheus Chiabi
Sobre:
Matheus Chiabi, 27 anos, formado em publicidade. Gosta de escrever, fotografia, futebol e cerveja.
Mais artigos de: Matheus Chiabi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*