0
(0)

Muitas pessoas dizem que não compram alimentos saudáveis pelo fato de serem mais caros. Porém, neste texto você verá que é possível sim ser saudável gastando pouco, e são muitas dicas!

Opte por alimentos da estação

Cada alimento se desenvolve melhor em certa época do ano. Assim sendo, os gastos para produzi-los são menores, ou seja, a oferta é maior, o que reflete em um preço mais acessível. Além disso, as frutas da época são mais nutritivas e saborosas.

Compre em feiras

Além de ser mais barato do que supermercados, nas feiras você também encontra uma enorme variedade de alimentos, e assim você pode montar cardápios completos. A economia em relação aos supermercados pode chegar a 22% no Rio de Janeiro e 30% em São Paulo.

Os preços na feira podem variar ao longo do dia e é mais fácil pedir desconto. Além disso, os consumidores podem aproveitar a hora da xepa, pois nem todos os produtos nessa hora são de má qualidade.

Também existem feiras de alimentos orgânicos, no site do Instituto Brasileiro do Consumidor você encontra o endereço de diversas feiras orgânicas no Brasil inteiro.

Ao comprar em feiras você também apoia o comércio local.

Compre alimentos a granel

O preço é mais em conta, pois não há embalagens (a economia pode chegar a 70% por esse motivo). Assim você também contribui para o meio ambiente e evita o desperdício, uma vez que você escolhe a quantidade exata que quer levar para casa. Se você levar recipientes de casa sai mais barato ainda. Vale lembrar que muitos produtos vendidos a granel são produzidos localmente.

Sua alimentação também fica mais saudável. Indo a lojas que vendem a granel é muito comum encontrar frutas, cereais, grãos, chás e temperos.

Tenha uma horta em casa

Além de ter alimentos frescos sem sair de casa você também tem a certeza de que está consumindo alimentos sem agrotóxicos. Nesses espaços é possível cultivar vegetais como alface, rúcula, tomate, erva doce, cenoura, hortelã, salsinha, cebolinha, couve e brócolis, além de tantos outros. Mas uma horta apenas com temperos já é o suficiente para economizar.

Atualmente existem dicas na internet sobre como montar uma horta em apartamentos, por exemplo, sob a forma de hortas verticais e suportes para a janela. Assim você não tem desculpas para não ter uma horta em casa.

Faça lista de compras

Se você vai ao mercado sem uma lista, é mais provável que acabe comprando mais coisas – e muitas desnecessárias que podem acabar sendo desperdiçadas. Levar uma lista de compras é uma ótima forma de economizar e não esquecer nenhum alimento. Não se esqueça de anotar nela alimentos saudáveis. Sempre que um alimento acabar na sua casa, anote na lista e vá fazendo isso ao longo da semana.

Proteínas vegetais

Lentilhas

As carnes geralmente são mais caras do que os vegetais, mas você pode consumir proteínas vegetais. Alguns exemplos são: manteiga de amendoim natural, ovos, iogurte grego natural, queijo cottage, lentilhas e aveia.

Faça o seu suco

Além do fato de muitos sucos de caixinha possuírem conservantes, acaba saindo mais barato fazer o próprio, pois você não está pagando pela embalagem.

Cozinha em casa

É claro que esta medida demanda um pouco de esforço, mas acredite, vale a pena. Na Internet existem diversos tutoriais de como fazer receitas simples. Você pode fazer desse hábito uma boa maneira para estreitar os laços familiares preparando refeições para toda a família.

Procure um nutricionista

O profissional vai ajudar a traçar um plano alimentar realista, de acordo com seu estilo de vida, quanto pode gastar e local onde mora.

Aproveite os alimentos de forma completa

As cascas de muitas frutas, verduras e legumes possuem alto valor nutritivo. Um bom exemplo é a banana, que possui metade do potássio concentrado na casca. Apesar do gosto amargo, é possível preparar bolos, biscoitos, tortas e chás com as cascas, que ficam com ótimo sabor. Assim você reduz o desperdício.

Outra medida interessante para não desperdiçar alimentos é fazendo compostagem. Trata-se de um processo natural que transforma restos de alimentos em adubo para as plantas. Você pode adquirir uma composteira doméstica em nossa loja ou então assinar o sistema de coleta domiciliar.

Referências

dindimpordindim.com.br/meu-dinheiro/como-ser-saudavel-gastando-pouco/

idinheiro.com.br/financaspessoais/como-manter-uma-alimentacao-saudavel-gastando-pouco/

naturaisdulugui.com.br/blog/como-ter-uma-vida-saudavel-sem-gastar-muito/

​​uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/10/17/comer-bem-nao-tem-que-custar-caro-aprenda-a-ser-saudavel-gastando-menos.htm

minhavida.com.br/materias/materia-3418

e-konomista.pt/dicas-para-uma-alimentacao-saudavel/

valorinveste.globo.com/objetivo/gastar-bem/noticia/2022/03/24/qual-o-local-mais-barato-para-comprar-frutas-e-legumes-supermercados-hortifrutis-ou-feiras.ghtml

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.