3.8
(12)

1. Separe os seus resíduos por categoria

É preciso separar em casa três tipos de resíduos: lixo orgânico, lixo material não reciclável e lixo material reciclável. Separe também os resíduos orgânicos dos secos. E sempre utilize sacos biodegradáveis.

2. Encaminhe as garrafas pet’s para centros de reciclagem, gerando emprego e renda.

3. Recicle as latinhas

Reciclar as latinhas, além de gerar emprego e renda, evita a extração de mais minério e economiza energia.

4. Leve a própria sacola!

Sempre que fizer compras, leve a própria sacola. Ela diminui o uso de sacolas plásticas. O plástico, se descartado de forma incorreta, pode levar até 100 anos para se decompor na natureza.

5. Separe o óleo de cozinha

Óleo de cozinha usado também é reciclável. Algumas pessoas, ou entidades, transformam o óleo em sabão. Uma única lata de 1 litro de óleo usado, despejada na pia, além de entupir o encanamento, pode contaminar até 18 mil litros d’água, quase dois caminhões pipa. Existem empresas que coletam este resíduo de forma gratuita.

6. Evite produtos com embalagens

Se possível, sempre optar por comprar produtos sem embalagens. Pois todas elas só servem para cumular mais lixo.

7. Recicle o papel

O papel é um dos itens mais volumosos no lixo doméstico. Separa-los, rasgá-los em pedaços e empilhar, além de diminuir o volume, ajuda na hora de enviar para reciclagem.

8. Encaminhe para a reciclagem o seu lixo eletrônico

Baterias de telefones celulares geram lixo tóxico. Por isso, uma alternativa ao descarte deste material no lixo de casa, é entregar as baterias velhas em pontos de reciclagem de eletrônicos.

9. Entre em contato com a cooperativa mais próxima

Se não for possível fazer o transporte do material reciclável, é possível fazer contato diretamente  com as cooperativas de catadores, eles podem fazer a coleta para você. Outra possibilidade é ficar atento aos dias de coleta feita nas ruas, pois os catadores sempre acompanham o calendário e passam horas antes nas vias programadas. Manter os resíduos separados facilita o recolhimento por parte dos catadores e preserva aqueles embalados para descarte.

10. Pense antes de comprar!

Antes de comprar qualquer produto, pense no ciclo de vida deste e se a empresa faz logística reversa (se realiza o descarte ou recicla da forma correta), veja também se o produto é reciclável. ☺

Gostou das dicas? Comece hoje mesmo a reduzir o seu lixo através de pequenas mudanças de hábitos no seu cotidiano! Compartilhe conosco a sua experiência abaixo nos comentários. ☺ #FecheOCiclo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.