5
(1)

A fome emocional é caracterizada pela ausência de sintomas físicos de fome, mas sim com nosso estado mental e emocional. Os sentimentos que costumam desencadear o hábito são estresse, ansiedade e tristeza. Mas não são apenas os sentimentos negativos. Os positivos também podem levar à fome emocional, como por exemplo, quando uma pessoa se recompensa por conquistar algo ou comemorar um evento feliz.

Beliscar uma comida de vez enquanto não tem problema. O pior é quando comer é o seu principal mecanismo de enfrentamento emocional. Ou seja, quanto mais isso se torna um hábito, maiores os riscos.

O que acontece é que quando agimos assim temos um alívio imediato, porém não dão satisfação por completo em virtude das emoções. A comida é um atalho fácil e prazeroso.

O problema é que na maioria das vezes a pessoa não desconta suas emoções em alimentos saudáveis, mas sim naqueles mais saborosos, que costumam conter muito açúcar e serem industrializados.

Uma das principais consequências do hábito é o ganho de peso. Também é muito comum o sentimento de culpa após comer. Este último sentimento pode levar a um ciclo, em que a pessoa volta a comer por se sentir culpada.

Segundo pesquisas, o transtorno afeta ambos os sexos, mas é mais comum ocorrer com as mulheres.

Fome física X Fome emocional

As principais diferenças entre as duas são as seguintes: Quando precisamos comer, o corpo lentamente vai dando sinais, como ronco no estômago e perda de energia. Quando a vontade é emocional, ela vem de repente e é específica para um certo tipo de alimento, e é mais difícil de resistir.

Encontre outras saídas

Não basta entender quais são os gatilhos que te levam a comer emocionalmente, apesar de ser um passo importante. É preciso elaborar novas maneiras de lidar com os problemas que levam ao hábito. Algumas sugestões são praticar exercícios físicos, conversar com um amigo, fazer meditação, adotar algum hobby, beber um copo d’água.

Quando bater a fome emocional, tente distrair o seu cérebro por 5 minutos e isso já é o suficiente para distrair o sentimento da fome.

Também é muito importante tentar evitar ao máximo comer entre refeições. Mas isso não significa abrir mão dos lanches. Evite as guloseimas.

Parar com o hábito da fome emocional de uma vez pode ser difícil. Assim sendo, comece substituindo as guloseimas por frutas, que são mais saudáveis. Aos poucos vá tirando as frutas e deixe só os lanches entre as refeições.

Mas você sabia que é possível combater a fome emocional com suplementos? Isto ocorre pois algumas plantas são capazes de gerar sensações de saciedade e reduzir sintomas associados a estresse e ansiedade. Dentre essas plantas, podemos citar os tubérculos de batata branca, a camomila, o manjericão e o ginseng indiano.

Procure um psicólogo

Se você considera o seu quadro de fome emocional como avançado, um psicólogo pode te ajudar a identificar os gatilhos e a elaborar soluções. Também é indicado uma consulta ao nutricionista, caso este tenha conhecimentos em Comportamento Alimentar. A união entre os dois profissionais pode ser muito efetiva.

Referências

sallet.com.br/voce-sabe-o-que-e-fome-emocional/

ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/7-dicas-para-controlar-a-fome-emocional.ghtml

prosaude.org.br/vida-saudavel/entenda-a-fome-emocional-e-veja-5-dicas-de-como-controla-la/

saudenaosepesa.com.br/materias/202203/O-que-esta-por-tras-da-alimentacao-emocional.html

activepharmaceutica.com.br/blog/fome-emocional-ja-ouviu-falar

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.