4
(1)

O Dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) é um produto químico formado por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono (CO2), encontrado naturalmente na atmosfera, produzido pela respiração dos animais e pela queima de qualquer matéria orgânica.

A atmosfera, camada de proteção da Terra, é formada por uma mistura de gases, entre eles, o nitrogênio que compõe 78,08% do ar, o oxigênio que compõe 20, 94% e o dióxido de carbono que compõe apenas 0,03% do ar atmosférico.

O CO2 é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera, pois forma uma camada que impede que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor se dissipe no espaço, o que garante as condições de temperatura e clima necessários para a existência da vida na terra.

Como outros gases, o gás carbônico pode passar para o estado líquido ou para o estado sólido, se submetido a altas temperaturas negativas. O gás carbônico sólido, o chamado gelo seco é usado na refrigeração de vários alimentos, em extintores de incêndio e em efeitos especiais.

A queima de combustíveis fósseis, substâncias de origem mineral, formadas pelos compostos de carbono, entre eles, o carvão mineral, o gás natural e os derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, usados para gerar energia elétrica e movimentar veículos de transporte, são os grades responsáveis pela emissão do dióxido de carbono na atmosfera, causando poluição e alteração no equilíbrio térmico do planeta, provocando mudanças no efeito estufa e no aquecimento global.

E nós do Ciclo Orgânico, optamos por realizarmos a coleta de bicicleta para reduzir as emissões de CO2 liberadas na atmosfera, com uma pegada verde e sustentável. Além disso, para quem fecha o ciclo, calculamos as emissões evitadas mensalmente de cada coleta, mostrando que é possível (sim) reduzirmos e melhorarmos o nosso impacto no planeta.

Outro fator que contribui também para reprimir esse tipo de emissão é a compostagem, já que a mesma é realizada um processo de reciclagem do material, de modo artesanal, tendo um impacto 100% positivo para o meio ambiente e para o planeta, através da redução da quantidade de resíduo orgânico gerado e transformado em adubo orgânico.

Vale lembrar que o CO2 não é nenhum vilão, já que tudo que é orgânico que tem ou teve vida, tem carbono em sua composição. A problemática é a alta concentração de dióxido de carbono que leva à poluição do ar, chuva ácida e o possível desequilíbrio do efeito estufa (com consequente elevação da temperatura da Terra), que traz consigo o derretimento de calotas de gelo e a elevação dos níveis oceânicos, resultando em uma grande degradação ambiental de ecossistemas e paisagens.

Veja abaixo a tabela com as emissões evitadas pelo Ciclo Orgânico desde o início da empresa em 2015:

Você pode acompanhar as atualizações da tabela acima em nosso site www.cicloorganico.com.br

Por fim, é importante que cada um faça a sua parte para diminuir as emissões de CO2 e  há possibilidade de se escolher fontes de energia renováveis, que substituem combustíveis mais poluentes, como o carvão, por outros menos nocivos, como biomassa, energia solar e eólica.

A adoção de políticas públicas mais rígidas e efetivas quanto ao controle são essenciais e importantes. Além disso, um bom começo é preferir o transporte público do que sair de casa de carro ou preferir fazer trajetos à pé ou de bicicleta! Ah, caso for comprar um carro, dê preferência aos veículos que emitem menos CO2!

Pequenas atitudes geram grandes mudanças. Mude por você. Mude pelo planeta! 🙂

Juntos por uma comunidade sem lixo e mais sustentável! #FecheOCiclo

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.