Uma horta urbana é um espaço de cultivo de vegetais localizado em uma área urbana. Ela pode ser comunitária ou então doméstica. Por mais que a ideia não seja muito familiar para você, fique sabendo que 15% a 20% dos alimentos produzidos são cultivados em hortas urbanas. Trata-se de uma nova tendência, em São Paulo existem cerca de mil hortas urbanas.
São diversos benefícios!
Podemos citar como um dos principais o fato dos alimentos não precisarem de longos transportes, já que estão dentro das cidades, onde geralmente são consumidos e comercializados.
Os alimentos são cultivados sem agrotóxicos, ou seja, são orgânicos.
Dependendo do tamanho da horta e da necessidade de manuseio e cuidado com as plantas é possível até empregar pessoas.
Geralmente, os alimentos produzidos são consumidos pelas pessoas que cuidam da horta. Porém, os alimentos excedentes podem ser comercializados e gerar renda.
Uma vez que o local é repleto de plantas, acaba embelezando a região e contribuindo para um microclima mais agradável.
As pessoas que fazem o manuseio da horta acabam tendo um momento de relaxamento e prazer.
As hortas acabam funcionando como local para encontro e socialização. Além dos integrantes trocarem conhecimentos sobre jardinagem, podem conversar sobre assuntos do dia a dia.
Pode ser uma atividade para a família, o que fortalece laços. Assim os filhos aprendem com o conhecimento e exemplo dos pais e passam a ser cidadãos conscientes desde a infância.
Ao participar de uma horta urbana você acaba desenvolvendo um estilo de vida mais sustentável e saudável.
As hortas comunitárias geralmente ficam localizadas em praças, parques ou então terrenos abandonados.
Uma forma diferente de cultivar alimentos nas cidades são as hortas verticais. Em locais sem muito espaço, como apartamentos pequenos, elas são uma ótima solução.
Ou seja, com o auxílio de pallets, garrafas pet, latas ou até mesmo vasos comuns, são cultivados alimentos posicionados em paredes, para assim otimizar o espaço. Assim as hortas verticais acabam deixando a casa mais bonita e arborizada. Nesses casos o ideal é escolher espécies que se desenvolvem bem em vasos e que possuem crescimento compacto.
Gostou da ideia da horta urbana e está pensando em criar uma? Vamos te dar algumas dicas simples para você pôr a ideia em prática.
Se a ideia for implementar dentro de um condomínio, peça autorização ao síndico. Agora, se você quer usar um espaço público, entre em contato com a prefeitura.
O local necessita de boa exposição solar e de uma fonte de água próxima, como torneiras, tanques e mangueiras.
Pense a respeito da adubação. Adquira adubos orgânicos ou então produza o próprio por meio da compostagem.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!