A rotação de culturas consiste no cultivo de diferentes culturas de forma alternada em uma mesma região agrícola. O principal objetivo é a conservação do solo.
O que acontece é que cada espécie tem necessidades nutricionais diferentes, portanto, quando cultivadas de forma alternada, não esgotam os nutrientes do solo. Como por exemplo, podem ser cultivadas de forma alternada raízes, tubérculos, leguminosas e gramíneas.
Essa prática promove a saúde do solo, conserva a biodiversidade, controla pragas e doenças, aumenta a atividade biológica do solo e evita a erosão. Essa técnica não pode ser feita de qualquer maneira, é preciso considerar aspectos como clima e condições do solo, por exemplo. A escolha da sequência das espécies a serem cultivadas requer conhecimentos técnicos. Ou seja, é necessário realizar um bom planejamento, se possível com a ajuda de um engenheiro agrônomo.
A rotação de culturas surge em contraposição à monocultura.
A monocultura consiste no cultivo de uma única cultura na mesma região por um tempo prolongado. Essa prática, a longo prazo, acarreta em degradação do solo e logo em redução da produtividade.
A diversificação de culturas pode resultar em aumento de renda para os agricultores. O fato de não ser necessário o uso de pesticidas também pode gerar economia de dinheiro.
A rotação de culturas é comumente aliada ao sistema de plantio direto, que consiste no plantio de sementes sem a aração e gradagem do solo.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!