5
(2)

Apesar de existirem controvérsias a respeito do consumo de carne, se é saudável ou não, uma coisa é certa: a maior parte do desmatamento no Brasil é destinado a pastagem de gado, ou seja, consumindo carne você contribui indiretamente para o desmatamento, gasto excessivo de água e aquecimento global.

Tornar-se vegetariano pode ser um grande desafio para muitas pessoas, portanto a nossa dica é apenas reduzir o consumo – o que já gera um enorme impacto ambiental positivo! Será que devemos realmente consumir carne em todas as refeições, todos os dias?E esse movimento já tem até nome, se chama Reducitarianismo!

Comece gradativamente

Que tal adotar a segunda sem carne? Ou então curtir apenas o churrasquinho no final de semana? Por que não pedir um misto quente sem o presunto na padaria? Você também pode começar comendo 1 pedaço de carne ao invés de 2 no almoço –  que é justamente a quantidade diária indicada pela Organização Mundial da Saúde.

Saiba balancear

De nada adianta reduzir a carne e não equilibrar com legumes, vegetais e grãos, que são capazes de fornecer os nutrientes da carne. Não se restrinja a carboidratos (como massas)! Muitas pessoas não gostam destes legumes, hortaliças, verduras e sementes, mas ao introduzir aos poucos estes ítens e retirar os indesejados,  torna-se uma boa maneira de mudar a sua alimentação.

Comece optando por carnes vermelhas magras

Sim, existem alguns tipos de carne que são mais recomendáveis do que outras. Deixe de lado picanha, costela e fraldinha (carnes mais gordurosas) e opte por alcatra, contra-files, filet mignon e patinho. Outra boa idéia é começar comendo apenas a carne que menos gosta.

Procure um nutricionista

É necessário conhecer as características particulares do seu organismo, sabendo como repor os nutrientes da carne de acordo com o seu perfil. O nutricionista pode te ajudar com formas de consumir ferro e vitamina B12, por exemplo, além de solicitar exames laboratoriais frequentes para avaliar a sua saúde.

Crie o seu próprio cardápio

Se você é acostumado a comer carne, provavelmente nem para pra pensar nos nutrientes de cada elemento do seu prato. Ao começar a mudar sua dieta, você vai perceber que prestará muito mais atenção a cada tipo de nutriente que está ingerindo, tendo consciência de que esta consumindo os alimentos corretos e complementares.

Pesquise muito

A Internet está aí para você ir a fundo! Pesquise receitas, canais de dicas no Youtube, especialistas sobre o assunto e relatos de outras pessoas. Participe também de movimentos, palestras, encontros. Não esqueça de por as teorias em prática!

O que comer?

Se você sentir falta da carne, provavelmente na verdade você está com falta de um alimento saboroso e substancioso como este. Mas a boa notícia é que existem alimentos veganos que imitam a carne vermelha, tornando mais fácil a transição para dietas veganas, além de existirem inúmeras receitas saborosas de outros tipos…

Confira a lista com a quantidade de proteínas por cada porção de 100 gramas:

  • Spirulina: 57,50g de proteína
  • Pistache: 20,24g
  • Cacau em pó:19,60g
  • Grão de bico: 19,30g
  • Gergelim: 17,50g
  • Tofu: 17,10g
  • Chia: 16,25g
  • Nozes: 15g
  • Quinoa crua: 14,12g
  • Feijão: 8g
  • Ervilha: 5,4g
  • Lentilha: 5g
  • Batata: 4g

Lembre-se sempre da importância e dos impactos

Você pode escrever frases de impacto em quadros brancos, usar camisas com dizeres veganos, escrever post-its para pregar no computador, e como já foi dito, participar de eventos, palestras e encontros.

Referências

conquistesuavida.com.br/noticia/reducetarianos-o-que-e-saiba-como-reduzir-o-consumo-de-carnes-no-dia-a-dia_a6667/1

catracalivre.com.br/equilibre-se/desafio-dos-21-dias-ajuda-diminuir-o-consumo-de-carne/

corpoacorpo.com.br/dieta/dieta/nutricao/anote-5-dicas-para-diminuir-o-consumo-de-carne-vermelha/10012

claudia.abril.com.br/sua-vida/reducitarianismo-alternativa-reduzir-consumo-carne/

incrivel.club/criatividade-receitas/10-dicas-e-incentivos-para-quem-deseja-parar-de-comer-carne-1057560/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.