0
(0)

Muitas pessoas reclamam que pelo fato de comerem na rua não é possível ter uma dieta e uma alimentação saudável. Neste texto você verá diversas dicas de que é possível sim, e não é difícil.

Peça acompanhamentos saudáveis

Ao invés de batata frita, opte por salada principalmente. Saiba que inclusive muitos fast-foods possuem saladas como opção mais saudável. Mas se a opção não estiver no cardápio, pergunte ao garçom ou atendente.

Pergunte também se é possível substituir itens indesejados por mais salada no lugar.

Mas não é qualquer salada. Prefira as cruas ou cozidas no vapor, e evite saladas muito temperadas e com maionese. Você pode temperá-la com limão, vinagre, mostarda, aceto balsâmico e iogurtes.

Comece a comer sempre pela salada. Dessa forma você ingere menos calorias do prato principal.

Não gosta de salada? Troque a batata frita por batata no vapor!

De olho no cardápio

Procure pelos termos “grelhado”ou “no vapor” pois são formas de preparo menos gordurosas.

Evite “frito”, “empanado”, “milanesa”, “amanteigado”, “gratinado” e “ao molho de queijo”.

Peça antecipadamente a embalagem para viagem

Ao pedir ao atendente a embalagem para viagem junto com o pedido da refeição você não come a comida que sobrar só pelo fato dela está no seu prato. Dessa forma você come menos e ainda leva o que sobra para viagem.

Não exagere nas entradas

Se a entrada for pãezinhos com molho você está ingerindo muitas calorias. Para isso não acontecer, opte por uma entrada bem leve como salada. Se ainda assim quiser o pãozinho, não exagere na manteiga!

Leve sua marmita

Falando principalmente sobre a hora do almoço no trabalho… Levando marmitas de casa você tem certeza em relação a quantas calorias e quais ingredientes irá consumir. Isso pode te ajudar a resistir a tentação dos fast-foods perto do trabalho.

Beliscando no trabalho

Muitas pessoas abusam dos doces, bolos, chocolates e balas enquanto estão no trabalho para desestressar. A dica aqui é optar por mix de nuts, frutas secas (damasco, banana seca, mix de frutas secas) iogurte desnatado, barra proteica, frutas e muita água.

Busque saber se há alguma loja que vende a granel por perto, pois além de consumir estes itens é possível controlar a quantidade exata e não desperdiçar.

Quer algo salgado? Chips de batata doce!

Aproveite para fazer uma caminhada

Ir a pé é interessante, pois além de sustentável (pelo fato de não poluir o ar como outros meios de transporte) você ainda pode fazer uma saudável caminhada na hora de voltar.

Dicas rápidas para cada tipo de restaurante

– Self service: O ponto positivo é que é possível controlar a quantidade de alimentos servidos e assim diminuir o desperdício. Outra coisa legal é que você pode experimentar novos alimentos saudáveis pelo fato de ser possível servir apenas um pouquinho deste. Confira primeiramente todos os alimentos disponíveis para assim você planejar o que quer e nao comer a mais.

– Churrascaria: Evite comer a gordurinha das carnes. Evite também: coração, linguiça, pernil, cupim, bisteca e costela. Não é só porque você está em uma churrascaria que não pode optar por saladas também. E não se esqueça de no final da refeição comer um abacaxi para ajudar na digestão da carne.

– Restaurante japonês: Aprecie o molho shoyu com moderação pois é rico em sódio. Não exagere no macarrão e arroz pois são calóricos e são a base de vários pratos. E é claro, cuidado com as frituras (como hot philadelfia).

– Restaurante mexicano: pelo fato da maioria dos pratos virem com queijo, saiba que quanto mais amarelo for, como o queijo cheddar, mais calórico é. Não exagere na pimenta também.

– Pizzaria: os recheios que menos fazem mal são: mussarela, mussarela de búfala, marguerita, rúcula com tomate seco e mussarela, atum, palmito.

– Italiano: escolha molho a base de tomates frescos e evite molhos brancos e repletos de queijo.

– Vegetariano: cuidado para não exagerar nos carboidratos! Dê preferência às proteínas vegetais como grão de bico, lentilha, ervilha.

– Sanduíches: opte por pães integrais, queijo minas e salada.

Cuidados com a Covid

Se você for sentar numa mesa que acabou de ser usada por outro cliente, espere o garçom limpar a mesa com álcool, ou então solicite-o.

Se o restaurante tiver área externa, opte por ela.

Procure saber qual o horário mais vazio do restaurante, caso realmente esteja com vontade de ir.

Tem fila para entrar? Certifique que as pessoas estão respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m.

Outras dicas legais são: higienizar as mãos a todo momento e evitar tocar no rosto; sente sozinho e evite conversas; fique o menor tempo possível e fique com a máscara o maior tempo possível.

Agradecimento

Este texto foi produzido com o suporte da nutricionista Fernanda Dias (fernandadias.nutri@gmail.com / @fernandadias.nutricionista)

Referências

minhasaude.proteste.org.br/comer-fora-de-casa-de-maneira-saudavel/

runnersworld.com.br/53-dicas-para-uma-alimentacao-balanceada-e-saborosa-fora-de-casa/

metropoles.com/saude/dicas-saudaveis-para-quem-precisa-comer-fora-de-casa

libbs.com.br/blog/covid-19/prevencao/vai-comer-fora-de-casa/

hnsg.org.br/o-que-comer-fora-de-casa/

einstein.br/noticias/noticia/alimentacao-saudavel-fora-de-casa

salads.com.br/saiba-como-comer-fora-de-casa-se-alimentar-bem/

nutrilinda.com.br/blog/especialista-ensina-como-se-alimentar-de-forma-saudavel-fora-de-casa.html

blog.novomundo.com.br/dicas-para-comer-bem-fora-de-casa/

gauchazh.clicrbs.com.br/donna/noticia/2016/12/alimentacao-saudavel-dicas-para-comer-bem-fora-de-casa-cjpl91d5d00e9ndcn1cm0j136.html

uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/08/26/delivery-saudavel-veja-as-melhores-opcoes-em-13-tipos-de-restaurantes.htm

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.