O veganismo prega a ideia de que os animais não devem ser submetidos a má condições de vida e exploração, seja em ambientes de entretenimento, pesquisa e alimentação.
O veganismo busca não apenas melhores condições de vida dos animais, mas busca eliminar completamente qualquer forma de exploração animal.
Os veganos acreditam que as ações individuais têm enorme impacto na redução da demanda de produtos de origem animal.
O veganismo está ligado não apenas ao sofrimento animal, mas também à questão ambiental. Os veganos estão cientes de que a pecuária é uma das indústrias com maior impacto ambiental e por isso lutam contra o desenvolvimento desta cultura.
Além disso, o veganismo também promove a ideia de que os alimentos de origem vegetal na maioria das vezes são mais saudáveis, o que faz bem para a saúde e pode evitar doenças.
Ética da Indústria de Produtos de Origem Animal
Uma das questões éticas mais discutidas é o confinamento de animais em espaços extremamente limitados, como gaiolas pequenas e instalações de confinamento. Isso frequentemente resulta em estresse, sofrimento e privação de movimento.
O uso de antibióticos e hormônios levanta uma questão ética. O problema é que esses produtos causam impactos negativos nos animais e nos seus subprodutos.
O veganismo também vai contra as situações de abate, que geralmente são cruéis.
Impacto Ambiental do Veganismo
Um dos principais benefícios do veganismo é que a agropecuária é uma das principais fontes de emissão de gases poluentes. Uma vez que excluem a carne do cardápio, estão contribuindo para a mitigação do aquecimento global.
A pecuária também está ligada ao desmatamento, outro agravante de mudanças climáticas.
O consumo de peixes e frutos do mar também afeta os ecossistemas marinhos. Muitas pescarias estão ameaçadas devido à sobrepesca.
A dieta vegana não é totalmente livre de impactos. Muitos vegetais são adicionados pesticidas e são cultivados sob a forma de monocultura.
Muitos veganos se envolvem em ativismo ambiental para promover mudanças mais amplas.
Promoção de Dietas Baseadas em Plantas
A dieta baseada em plantas está associada a benefícios para a saúde. Estas dietas reduzem as chances de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.
Dietas baseadas em plantas são ricas em fibras, antioxidantes e nutrientes essenciais.
Geralmente os produtos de origem vegetal são mais baratos do que os de origem animal. Assim é possível promover uma alimentação saudável em comunidades de baixa renda.
As alternativas vegetais aos produtos animais, como a carne vegetal, estão cada vez mais disponíveis nos mercados, o que facilita a transição para as dietas veganas.
Consumo Ético Além da Alimentação
O veganismo envolve a ideia de usar roupas feitas sem origem animal e que também ofereçam boas condições de trabalho para os operários.
Também é feito o uso de produtos de cuidado pessoal que não tenham produtos de origem animal nem que sejam testados em animais.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!