Mito: Comer por dois é necessário para uma gravidez saudável
Este mito é prejudicial, pois pode levar a um ganho excessivo de peso durante a gravidez, o que aumenta o risco de complicações. Na verdade, durante a gravidez, o aumento recomendado de calorias é relativamente pequeno, aproximadamente 300 calorias extras por dia no segundo e terceiro trimestres.
Mito: Evitar todos os tipos de peixes é essencial para prevenir a exposição ao mercúrio.
Embora peixes como tubarões e peixe-espada devam ser evitados devido ao alto teor de mercúrio, peixes com baixo teor de mercúrio, como salmão e truta, são uma fonte importante de ácidos graxos ômega-3 e nutrientes essenciais para o desenvolvimento fetal.
Mito: As grávidas devem evitar completamente o café.
Consumir cafeína em excesso pode aumentar o risco de aborto espontâneo e parto prematuro. No entanto, quantidades moderadas de cafeína, equivalentes a cerca de uma xícara de café por dia, geralmente são consideradas seguras.
Mito: Consumir alimentos picantes pode prejudicar o bebê
Embora alimentos picantes possam causar azia ou desconforto digestivo em algumas mulheres grávidas, não há evidências de que prejudiquem o bebê quando consumidos com moderação.
Mito: Grávidas devem evitar todos os tipos de queijo não pasteurizado
Certos tipos de queijo não pasteurizado, como queijo brie e camembert, podem conter bactérias nocivas como a Listeria, que podem causar infecções graves durante a gravidez. No entanto, muitos queijos não pasteurizados são seguros para consumo durante a gravidez.
Mito: Comer alimentos ácidos pode causar problemas estomacais no bebê
Alimentos ácidos podem causar azia em algumas mulheres grávidas, mas geralmente não representam um risco para o bebê, desde que sejam consumidos com moderação.
Mito: As mulheres grávidas devem evitar exercícios físicos para evitar complicações
O exercício físico moderado durante a gravidez é seguro e pode trazer uma série de benefícios, incluindo melhor saúde cardiovascular, controle de peso e redução do risco de complicações como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.
Mito: Evitar carboidratos é necessário para prevenir o ganho de peso excessivo durante a gravidez
Os carboidratos são uma fonte importante de energia durante a gravidez e devem ser incluídos em uma dieta equilibrada. Optar por carboidratos integrais e nutritivos, como grãos integrais, frutas e legumes, pode ajudar a manter os níveis de energia e evitar ganho de peso excessivo.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!