O gengibre possui fama por seu uso medicinal. Se você quer ter uma alimentação saudável, o gengibre não pode ficar de fora do seu cardápio.
Além de dar sabor aos alimentos, por ter um sabor apimentado e diminuindo a necessidade de sal, o alimento surte diversos efeitos positivos em nosso organismo.
Previne o câncer
Por conter boas quantidades de zingibereno, curcumeno, farneseno e gingerol, compostos bioativos que possuem atividades antioxidantes, o gengibre ajuda a combater o excesso de radicais livres no organismo, impedindo o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas.
Auxilia na absorção de nutrientes
O gengibre faz o sistema digestivo absorver melhor os nutrientes da alimentação. Assim você entra em forma.
Anti-inflamatório
O gengibre é um potente antioxidante e anti inflamatório que ajuda a combater inflamações no estômago, prevenindo e ajudando no tratamento de gastrite e úlceras.
Consumir gengibre ajuda o pâncreas a funcionar melhor e gerar mais enzimas que vão favorecer a absorção de nutrientes, facilitando a digestão –propriedade atribuída aos gingerois.
Previne o Alzheimer
Esta raíz previne a perda de células cerebrais. Se você tem histórico familiar de pessoas que já tiveram essa doença, o recomendado é consumir esse ingrediente o quanto antes.
Alivia a azia
Pelo fato de reduzir a acidez estomacal, combate a azia e gases sem deixar efeitos colaterais.
Alivia náuseas e vômitos
Seja durante a gravidez, tratamentos de quimioterapia ou nos primeiros dias após cirurgias.
Aumenta o apetite
A raíz estimula a fome, portanto consuma na forma de chás ou então sucos.
Estabiliza os níveis de açúcar no sangue
Com a quantidade certa de glicose no corpo, a saúde fica em dia e teremos energia para praticar atividades físicas. Assim também previne-se diabetes além de gerar o equilíbrio da glicose no sangue.
Auxilia na perda de peso
O gengibre ajuda a reduzir o acúmulo de gordura, por isso é muito usado em dietas detox.
Recupera a energia muscular
Devido a rotina cansativa é comum que os músculos fiquem cansados. Por isso a raíz é uma ótima opção para recuperar a energia e inclusive queimar calorias.
O cineol e o bornal também são compostos bioativos presentes no gengibre e que têm importante ação analgésica, ajudando a aliviar dores musculares.
O consumo do gengibre ajuda a controlar a dor muscular após o exercício físico. Pesquisadores do Georgia College and State University (EUA) mostraram em um estudo, que consumir 2 g de gengibre por dia, durante 11 dias, reduziu significativamente a dor muscular em pessoas que realizavam exercícios.
Melhora o hálito
Para isso consuma em forma de chá, suco ou até mesmo bala.
Combate infecções
Por ter compostos bactericidas e antimicrobianos, o gengibre é uma ótima opção para auxiliar no combate a doenças respiratórias, como gripe, resfriados, asma e bronquite.
O gengibre possui propriedades descongestionantes, o que contribui para limpar as vias respiratórias do muco, bastante frequentes em quadros de gripes.
Em função do seu caráter antioxidante, o consumo do gengibre gera um aumento da imunidade, inclusive é capaz de reduzir o colesterol ruim.
Equilibra a pressão arterial
O gengibre tem propriedades relaxantes, anti inflamatórias e antioxidantes. Elas melhoram a elasticidade e o relaxamento das artérias, facilitando a circulação e ajudando a equilibrar a pressão alta.
Melhora a memória
Um estudo com mulheres de meia idade constatou que as que consumiram gengibre tiveram melhora na memória. Outro estudo constatou que a raíz combate o declínio cerebral decorrente da idade avançada.
Como consumir?
Chá
É possível fazer chás a partir da infusão do alimento. Para incrementar o sabor recomenda-se adicionar limão, canela ou maçã.
Salada
Polvilhe uma colher de gengibre ralado sobre a salada comum ou então salada de frutas.
Sucos
Dissolva o gengibre em pó na água e misture com frutas para fazer sucos.
Água saborizada
Adicione 4 ou 5 rodelas de gengibre em uma garrafa com água e assim você pode beber uma água saborizada.
Referências
blog.bumbumcream.com.br/descubra-os-20-beneficios-do-gengibre/?gclid=CjwKCAiAkrWdBhBkEiwAZ9cdcMMgPlPUdm0TOVpA_Heb1ljmZzHW_TeyqYvqiWPggSqLTi2MVj8RbxoCkVQQAvD_BwE
tuasaude.com/beneficios-do-gengibre/
uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/12/08/gengibre-ajuda-a-emagrecer-conheca-os-beneficios-do-alimento.htm
blog.segurosunimed.com.br/beneficios-gengibre/
livup.com.br/ingredientes/gengibre
I see that I use it for many years, I recommend it I didn’t know it’s great for memory I’m elderly and I see the difference
👏👏👏👏👏
Amei saber de todos os benefícios de gengibre, mas pode consumir gengibre todos os dias mesmo para quem está grávida?
Vc deverá consultar seu GO para o consumo. Por ser termogênico, possivelmente não irá liberar o uso.