5
(1)

Energia eólica é aquela que é gerada a partir da força dos ventos. Entre as suas principais vantagens estão o fato dela ser renovável, já que depende de uma fonte inesgotável, que são os ventos e o fato de não gerar poluição no ar.

Vantagens

Além das vantagens já citadas, o preço de instalação tem caído progressivamente. Assim pode ser mais vantajosa que a energia proveniente de hidrelétricas.

Porém, em relação ao investimento, com 6 meses já é possível recuperar o investimento que foi gasto. A necessidade de manutenção também é pequena.

Outro benefício interessante é a geração de empregos.

Também não há geração de resíduos durante a produção de energia.

Desvantagens

As turbinas eólicas representam uma ameaça a animais que voam de encontro a elas, como pássaros e morcegos, por exemplo. A implantação de parques eólicos pode influenciar a mudança nas rotas de fluxos migratórios de populações de aves e morcegos.

Outro ponto negativo é o ruído que as turbinas fazem, sendo considerada uma poluição sonora. Em muitos locais há pessoas vivendo perto dos parques eólicos e logo isso se torna um problema. Mas até esta desvantagem está a ser minimizada pela tecnologia, com uma diminuição do ruído provocado pelos aerogeradores de última geração. Outra questão é que muitos produtores buscam instalar as usinas em locais despovoados para não haver este problema.

Apesar da energia eólica não gerar resíduos durante o processo de produção de energia, existem resíduos oriundo do processo de fabricação das pás das turbinas, que costumam ser feitas de fibra de vidro. A fibra de vidro em si não é tóxica, no entanto, os aditivos que são usados para reforçar o material podem ser, como a resina epóxi.

Uma pá tem um tempo de vida médio equivalente a 20 anos e ainda não existe uma tecnologia que torne a reciclagem de pás economicamente viável devido à alta complexidade do material com o qual ela é feita.

A energia eólica depende da constância dos ventos, fator fundamental para o funcionamento e eficiência dos geradores.

Por fim, outro ponto que muitas pessoas reclamam é a questão da poluição visual. A construção de parques eólicos provoca mudanças significativas na paisagem.

No Brasil

No nosso país, a energia eólica vem ganhando cada vez mais espaço. Os principais estados que mais produzem estão no nordeste. O nordeste corresponde a 85,6% de toda a energia eólica gerada no país, enquanto que na região sul representa 11,5%.

Atualmente a energia eólica corresponde a 8,6% de toda a energia gerada no país, ficando atrás apenas das hidrelétricas e da energia produzida a partir de biomassa.

Com a criação do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) em 2002, o setor elétrico no Brasil apresentou um rápido crescimento. Este incentivo proporcionou a instalação de novos geradores em diversos locais e, no final de 2006, o país já tinha uma capacidade de produção de 237 MW.

No mundo

No mundo todo a matriz energética eólica ainda representa uma parcela muito pequena quando comparada a outras formas de energia. Apenas 0,9% da energia mundial vem das usinas eólicas.

O maior produtor mundial hoje em dia é a China. Além dos parques eólicas em terra firme, por lá também é comum a energia eólica gerada em turbinas instaladas no mar.

Os Estados Unidos e a Alemanha são, respectivamente, os segundo e terceiro principais geradores de energia eólica no mundo. O Brasil figura na lista em sétima colocação, ao lado de países como a Índia, França, Espanha e também o Reino Unido.

No total, atualmente 80 países contam com a energia do vento. Na Europa quase todos os países produzem energia eólica.

Tipos de parques eólicos

Os parques eólicos são um conjunto de aerogeradores que trabalham juntos para gerar energia. Eles podem ser de dois tipos: onshore, que são os localizados em terra firme e o offshore, localizado no mar.

O benefício dos parques offshore é que no mar não existem barreiras e logo os ventos se tornam mais rápidos e mais constantes.

Parque eólico offshore

Os parques onshore são instalados próximo à costa, onde tem mais vento. Algumas vantagens são a instalação e manutenção mais baratas. Além disso, é mais perto dos centros de consumo, o que reduz perdas e custos na transmissão.

Referências

brasilescola.uol.com.br/fisica/energia-eolica.htm

portal-energia.com/energia-eolica/

iberdrola.com/sustentabilidade/energia-eolica

ecycle.com.br/energia-eolica/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.