0
(0)

Alta ingestão de calorias

As refeições em fast food são caracterizadas por alimentos ricos em calorias. Muitas pessoas também comem fora de casa, e existem muitas opções de alimentos ricos em calorias. Assim sendo, é importante procurar por vegetais e outros alimentos saudáveis quando não estiver em casa.

Um fator que leva a uma alta ingestão calórica é o tamanho exagerado das porções.

A alta ingestão calórica tem diversas consequências negativas para a saúde. Obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares são alguns exemplos. Além disso, pode afetar a estética do corpo, levando a problemas psicológicos como baixa autoestima.

Consumo excessivo de alimentos processados

Alimentos processados são aqueles que vêm em enlatados, congelados e que passam por alterações significativas em sua forma original. Possuem aditivos, conservantes e ingredientes artificiais.

O processo de fabricação resulta na perda de nutrientes como fibras, vitaminas e minerais.

O alto teor de açúcar presente nesses alimentos pode levar a obesidade caso sejam consumidos em excesso.

Algumas soluções para o problema do consumo de processados são consumir frutas frescas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Além disso, as pessoas devem criar o hábito de preparar refeições em casa, pois assim têm controle dos ingredientes usados.

Hábitos de comer emocional

Existem diferenças entre a fome física e a fome emocional. A fome física é a fome real, quando o seu corpo está precisando de nutrientes. Já a fome emocional acontece em resposta a situações estressantes, por exemplo.

Alguns fatores que contribuem para o hábito de comer emocional são estresse, ansiedade, solidão e depressão.

O ganho de peso também é uma consequência de comer por fome emocional.

Como solução, as pessoas que comem emocionalmente devem substituir a comida por outros hábitos quando estiverem se sentindo ansiosas e tristes. Alguns exemplos são a meditação, exercícios físicos, hobbies e terapia.

Em casos de compulsão alimentar é importante que a pessoa procure ajuda profissional, tanto de nutricionistas quanto psicólogos.

Saltar refeições

Esse hábito pode ser motivado por diversas causas: rotinas agitadas e crenças equivocadas sobre perda de peso são alguns exemplos.

Quando a pessoa deixa de comer, o corpo entra em estado de conservação de energia e armazenando gordura. Ou seja, a pessoa acaba engordando.

Quando a pessoa pula uma refeição, ela fica com mais fome e na refeição seguinte come em excesso.

Outras consequências comum decorrente do hábito são o baixo nível de energia e redução do desempenho cognitivo.

Ingestão elevada de açúcares e bebidas adoçadas

Refrigerantes, sucos industrializados e bebidas energéticas possuem alto teor de açúcar. O consumo excessivo dessas bebidas pode levar a ganho de peso, resistência à insulina e maior risco de doenças crônicas.

Se a pessoa tem habilidade para interpretar rótulos, pode evitar alimentos ricos em açúcar.

Algumas alternativas às bebidas açucaradas são chás e água.

Comer rapidamente e sem atenção

O hábito de comer rápido pode levar ao ganho de peso pois a pessoa come rápido e a informação de saciedade leva muito tempo para chegar ao cérebro, e quando a pessoa se dá conta já comeu demais.

Para combater este hábito, a pessoa pode praticar a alimentação consciente, que consiste em prestar atenção à comida durante a refeição, saboreando cada mordida e estando atento aos sinais de fome e saciedade.

Uma estratégia é descansar os talheres enquanto mastiga. Outra ideia é desligar celulares e televisão na hora da refeição.

A mastigação adequada não apenas facilita a digestão, mas também contribui para uma melhor absorção de nutrientes e promove a sensação de saciedade.

Porções descontroladas

O consumo de porções exageradas acontece por alguns motivos, como comer em frente a TV, estresse e disponibilidade de alimentos em grandes quantidades.

Falta de atividade física

A atividade física tem papel fundamental na perda de peso, ajudando a queimar calorias e melhorar o metabolismo.

A falta de exercícios pode levar a problemas cardiovasculares, como hipertensão e aumento do colesterol.

Devem ser praticados uma variedade de exercícios como aeróbicos, treinamento de força e flexibilidade e equilíbrio.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.