5
(2)

Estar na zona de conforto significa que a pessoa está adotando uma série de pensamentos e comportamentos que evitam o medo e o risco de novas situações. Ou seja, a pessoa faz apenas o que está acostumada, e assim deixa de evoluir e conquistar.

A zona de conforto pode gerar falta de progressão na vida pessoal e profissional. Algumas filosofias de vida sobre o assunto inclusive consideram a zona de conforto como uma “destruidora de sonhos”.

Vamos agora a algumas dicas para te ajudar a vencer a zona de conforto!

Faça uma autoavaliação e pratique o autoconhecimento. O quanto você está satisfeito com sua vida? O que você espera do seu trabalho? O que impede o seu crescimento? Quais novos hábitos você pode incluir no seu dia a dia?

Tenha um grande sonho ou projeto de vida. Isso te dá motivação para superar desafios em busca do seu objetivo, e se necessário, sair da zona de conforto.

Para alcançar um grande objetivo, estabeleça pequenas metas que você pode ir conquistando aos poucos.

Ou seja, um grande objetivo pode parecer difícil demais, como se você tivesse que fazer um esforço sobrenatural para alcançá-lo. Então vá avançando aos poucos.

Pense nos benefícios dos resultados. Para sair da zona de conforto, é necessário correr riscos, ou seja, o resultado final pode dar errado, e por isso as pessoas preferem ficar na zona de conforto.

Porém, muitas vezes, quando o resultado final do desafio dá certo, a pessoa obtém um grande benefício, ou seja, novas conquistas.

Se a pessoa pensa que o desafio pode dar certo, tem mais motivação para enfrentá-lo.

Você ganha confiança. Quando a pessoa sai da zona de conforto, e com isso obtém uma conquista, ela descobre o seu potencial e se surpreende com o que é capaz de fazer. Assim é possível descobrir novas competências e habilidades.

Corra riscos. Muitas pessoas pensam que evitar riscos é a melhor maneira de conviver com eles.

Apesar disso, riscos pequenos devem ser corridos o tempo todo, o que você deve evitar são aqueles riscos de te “derrubam do cavalo”, ou seja, que são fatais.

Além disso, os erros podem nos ensinar muitas lições valiosas, então nem sempre errar é uma coisa ruim. Um provérbio famoso diz: “É melhor as lágrimas por ter dado errado, do que a vergonha por não ter tentado”.

Faça coisas novas todos os dias, sobretudo aquelas que você tem medo!

Algumas atitudes simples podem ser conversar com uma nova pessoa ou pesquisar um tema novo na Internet. Outras atitudes podem ser um pouco mais ousadas como assumir uma nova função no trabalho.

Aceite conselhos e feedbacks. Nossos ouvidos são agudos aos elogios, mas surdos aos conselhos. Os feedbacks são essenciais para o nosso crescimento, portanto, solicite-os aos colegas, familiares e pessoas no trabalho.

Passe menos tempo nas redes sociais. Estudos estimam que o brasileiro passa em média 3 horas por dia nas redes sociais. Já pensou quantas coisas interessantes você poderia estar fazendo nesse tempo?

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.