Acampar é uma das melhores formas de interagir com a natureza, mas é preciso tomar alguns cuidados para preservá-la. Neste texto você vai descobrir que há muitas coisas que você pode fazer para tornar sua estadia em um acampamento ecologicamente correta.
Faça silêncio
Já parou para pensar que nós, humanos, somos os estranhos naquele ambiente? Estamos no meio do habitat de diversos animais, e fazer muito barulho, como por exemplo levar caixas de som, pode assustar e afastar animais que vivem naquele habitat.
Leve seus talheres
Nada de copos e talheres de plástico! Algumas marcas especializadas em produtos para acampamento já estão pensando nisso e desenvolvendo soluções. Nossa dica é o conjunto Timber, pois vem com garfo, faca, colher, abridor de lata e saca rolhas.
Prefira as garrafas metálicas
Garrafas de plástico geram lixo, portanto é mais sustentável levar sua garrafa metálica.
Deixe a natureza intocada
Tente deixar a natureza o mais intacta possível. Não corte ou arranque vegetação, não mova pedras no local e não leve lembranças naturais para casa. Isto não significa que você não deva interagir com a natureza, basta apenas respeitá-la.
Escolhendo a barraca
Se você não tem o costume de acampar, pode pegar emprestado ou alugar uma barraca.
Recolha o lixo produzido
Nada de enterrar ou queimar o lixo produzido! Tendo em mente que nem sempre conseguimos levar apenas itens sustentáveis, leve ecobags para recolher todo o material necessário e traga de volta para destinar à reciclagem.
Cuidado com a fogueira
Opte por colher madeiras soltas já disponíveis ou então levar a madeira de casa ao invés de extrair da vegetação viva. Mantenha o fogo controlado e apague-o completamente ao sair.
Outra opção é levar o seu próprio fogareiro. É rápido, ecológico, prático e de fácil transporte. Se ele possuir sistema de acendimento automático, como o fogareiro da Nautika, ótimo. Além disso, pode ser importante em locais que não permitem fogueiras.
Na hora do banho
Se você for tomar banho no rio ou lago, não use shampoos e sabonetes convencionais pois contaminam a água. O mesmo cuidado vale para a hora de lavar a louça, não use detergente em locais com água corrente ou represada. Leve sabonetes biodegradáveis.
Não alimente os animais
Isto vale principalmente para os nossos produtos industrializados. Os animais têm hábitos próprios e normalmente têm na natureza tudo o que precisam para sobreviver de forma saudável.
Para o “número dois”
Dependendo do tipo da sua aventura, pode ser que não haja banheiro por perto. Se este for o caso, cave latrinas para descartar os seus detritos. Lembre-se de fazer o buraco longe dos rios. Após a utilização, tampe bem a latrina e na hora de ir embora, cubra-a com terra.
Mochila com painéis solares
Isso mesmo, esta mochila produz energia solar! Fabricada com garrafas PET recicladas, a mochila é capaz de carregar notebooks, celulares e outros dispositivos móveis em pouco tempo – em cerca de uma hora exposto ao sol, o equipamento garante carga completa para celulares.
Referências
blog.entretrilhas.com.br/responsabilidade-ambiental-como-fazer-um-camping-de-forma-sustentavel/
blog.thenorthface.com.br/dicas/8-boas-praticas-para-deixar-seu-acampamento-mais-sustentavel/