Pode ser muito complicado ser totalmente sustentável sem gerar resíduos, mas com algumas técnicas simples é possível reduzir o nosso impacto no meio ambiente.
Neste texto você verá que muitos produtos que você achava essenciais na verdade não são. A ideia é economizar dinheiro e evitar a produção de lixo.
Garrafas de água de plástico
No meio ambiente, as garrafas de plástico levam 450 anos para se decompor em minúsculos microplásticos (que ainda poluem e liberam toxinas). Em um aterro, o plástico pode levar até 1.000 anos para se decompor. Um milhão de garrafas plásticas de água são vendidas a cada minuto em todo o mundo. Pior ainda, apenas 5-6% do plástico é reciclado.
Opte pelas garrafas reutilizáveis e encha sempre nas pias e filtros. É um hábito muito fácil de ser incorporado.
Sem falar que as garrafas de plástico liberam substâncias nocivas na água.
Revistas
Você pode pegar emprestado em bibliotecas locais. Assim você evita o corte de árvores.
Produtos de última tecnologia
É muito provável que você não precise de relógios smart. Tente usar seus produtos eletrônicos até não servirem mais.
Papel de embrulho
Muitos deles possuem plástico e são de difícil reciclagem. Você pode guardar papéis de embrulho de presentes que você ganhou e guardá-los para embrulhar presentes para outras pessoas.
Lembranças de viagens
Muitas pessoas compram lembranças para se lembrarem dos locais que visitaram. Mas você pode ter este tipo de recordação por meio de fotos e de memórias na sua própria cabeça.
Se você deseja comprar lembranças do mesmo jeito, tenha certeza de que são produzidos localmente e eticamente.
Jóias baratas
Bijuterias baratas quebram após poucas vezes de uso e ficam esverdeadas facilmente. É um desperdício e podem custar caro. Compre jóias de qualidade pois duram muito mais.
Carne e peixe
Se tornar-se vegetariano ou vegano é muito radical para você, considere reduzir seu consumo. Isso ainda causará um grande impacto!
Embalagens de comida para viagem
Pode ser prático mas este hábito gera muito lixo! Papel, isopor, plástico em grandes quantidades… Prefira comer sempre dentro do restaurante e aproveite o ambiente!
Canudos de plástico
É um dos grandes vilões da poluição de aterros e oceanos. Existem diversos modelos de canudos sustentáveis, confira o nosso post sobre esse tema! Outra ideia é beber direto no copo sem canudo.
Chá em saquinhos de plástico
Já parou para pensar que os chás que vêm em sacos plásticos são embalagens inúteis? Você pode fazer chás a partir de folhas soltas. Além de sustentável, é mais barato.
Excesso de maquiagem
Basta ter apenas um produto de cada função. Não compre em excesso.
Limpadores de casa convencionais
Você pode substituir muitos produtos de limpeza com químicos por produtos naturais como limão, vinagre e bicarbonato de sódio. Confira o nosso post sobre eles!
Buchas sintéticas de cozinha
Opte pelas buchas vegetais pois inclusive são compostáveis.
Copos de café descartáveis
Prefira sempre os copos de cerâmica no próprio local ou leve consigo a sua caneca retornável.
Sacos de lixo
Você pode optar por forrar o jornal na lixeira ou então não usar nenhum saco dentro dela, basta apenas lavar o recipiente.
Sacolas de plástico
Você já sabe o porquê…
Brinquedos para crianças
É só não exagerar. As crianças não precisam de tantos brinquedos assim.
Roupas de fast fashion
Os impactos da produção das roupas são enormes! Muita água e muita energia são gastos… A fast fashion é um movimento que preza pelo lançamento de modas com muita frequência para que a s pessoas estejam sempre comprando peças que estão na moda.
Referências
greenwithless.com/things-not-buy-environmentalist/
thebeijinger.com/blog/2019/03/05/24-things-i-stopped-buying-go-zero-waste
lovefrommim.com/things-to-stop-buying/
Gostei muito do texto👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻