5
(1)

O desmatamento da Mata Atlântica é um sério problema, para se ter uma ideia, restam apenas 7% da floresta original.

Ela é o segundo bioma mais ameaçado do mundo, ficando atrás apenas das florestas de Madagascar.

A agropecuária é um dos principais agentes do desmatamento da região (em 1985 a agropecuária ocupava 9,2% do território e em 2021 o número cresceu para 17,6%). Mas não é apenas o único fator que degrada a floresta: também temos o avanço da urbanização e industrialização, a caça de animais e o fato da crescente demanda por bens, produtos e serviços causar uma exploração descontrolada dos recursos naturais.

Este bioma é conhecido mundialmente por ser um dos mais ricos em biodiversidade do planeta!

Porém, muitos animais em risco de extinção vivem por lá. Na verdade a Mata Atlântica é o bioma com mais animais em risco de extinção. Cerca de 2 mil espécies de plantas e animais do bioma estão ameaçados. Para se ter uma ideia do tamanho da biodiversidade do local, cerca de 20 mil espécies de vegetais são encontradas na Mata Atlântica, enquanto que em toda a América do Norte existem 17 mil e em toda a Europa existem 12,5 mil.

A floresta é importante para os humanos pois fornece serviços como abastecimento de água, turismo, energia elétrica, pesca, agricultura e regulação do clima. Não podemos esquecer que a derrubada das árvores libera CO2 na atmosfera e intensifica o aquecimento global, por isso enfatizamos a necessidade da preservação.

Não são apenas os animais e plantas que estão ameaçados.

A maior parte das comunidades indígenas que habitam a região desde a época da colonização já foram dizimadas.

As que permaneceram encontram situações de vida precárias, vivendo em terras ameaçadas por interesses do homem urbano.

Para combater o desmatamento, existem algumas unidades de conservação, porém, elas preservam apenas 2% da extensão atual da floresta. Mais especificamente, são parques nacionais e reservas biológicas.

Existem projetos para reflorestar a Mata Atlântica.

Até agora essas iniciativas, presente em 17 estados, já restauraram 74 mil hectares.

Um exemplo de novos projetos é o Pacto Florestal, que pretende recuperar 15 milhões de hectares até 2050. A ideia basicamente é inserir espécies de árvores nativas da região. A dificuldade do projeto são os altos custos.

Também temos o projeto Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) que irá fornecer imagens de satélite para identificar áreas de desmatamento.

A Mata Atlântica apresenta belas paisagens que são aproveitadas pelo ecoturismo, uma atividade econômica em crescimento em todo o mundo.

É um dos biomas mais antigos do Brasil com mais de 70 milhões de anos de existência.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.