Existem cerca de 4000 espécies de cobras pelo mundo. Elas podem ser encontradas em diversos tipos de ecossistemas. O único local no mundo que não possui cobras é a Antártida.
As cobras existem há cerca de 100 milhões de anos e evoluíram dos lagartos.
Elas não possuem pálpebras. Por isso não possuem a capacidade de piscar e acabam dormindo de olhos abertos!
As cobras comem de um jeito curioso. Elas não possuem dentes para mastigar, portanto engolem os outros animais de uma vez. Podem comer animais consideravelmente grandes em relação ao tamanho delas. Algumas cobras usam as picadas venenosas para matar o animal antes de comer, enquanto outras engolem os animais vivos.
A pele delas é composta por queratina, o mesmo material que compõe nossas unhas.
Existem cobras muito pequenas, enquanto outras são enormes. A cobra-fio-de-Barbados possui apenas 10cm enquanto a Anaconda possui 12 metros!
As cobras possuem sangue com baixas temperaturas e necessitam de fontes externas de calor para sobreviver. Isso pode ser o Sol, ou então ambientes fechados como casas durante os dias mais frios. Isso significa que são ecotérmicas.
Algumas vivem no mar. Algumas espécies vivem especificamente nos mares, ou seja, só conseguem se mover na água e não na terra.
Uma vez por mês as cobras trocam de pele. Assim ficam livres de parasitas.
As cobras não são más ou agressivas. São seres muito tímidos na verdade. Elas não picam por malícia. Elas podem se defender, se necessário.
São solitárias, ou seja, não vivem em grupos. Elas se juntam a outras cobras apenas para se reproduzirem.
As cobras não possuem boa visão. Porém são capazes de detectar movimentos. Elas não veem cores. Se você ficar de pé em frente a uma cobra ela não consegue distinguir de uma árvore ou pedra.
As cobras são carnívoras e desempenham papel essencial na manutenção dos ecossistemas, controlando as populações de outros animais. Além disso, apenas 7% podem ferir ou matar humanos.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!