Identifique os gatilhos que te levam a comprar
Descubra porque você compra as coisas. Será que é para te premiar depois de um dia cansativo de trabalho? Ou será que você é daqueles que não resiste a uma promoção? Tente solucionar esses gatilhos de outras maneiras. Por exemplo, saia com um amigo para fazer uma caminhada, para assim desestressar de forma natural e não precisar fazer compras para isso.
Descadastre seu e-mail
É provável que ao comprar alguma peça de roupa, por exemplo, te pediram seu e-mail na hora do pagamento. E que a loja fica te mandando promoções o tempo inteiro. Assim sendo, descadastre-se de todos os e-mails de lojas.
Faça lista de compras
Às vezes só o ato de listar as coisas que você realmente precisa antes de sair para as compras já é capaz de evitar as compras por impulso. Para evitar esse tipo de compra também não saia para comprar coisas quando estiver se sentindo cansado, com fome ou então triste.
Espere 10 minutos
Quando se ver diante de um produto que queira comprar, espere 10 minutos. Saia para caminhar. Quanto este tempo passar, análise como estará se sentindo para comprar aquele produto. Muitas vezes esse é o tempo necessário para a vontade por uma compra por impulso passar. O que acontece é que os ambientes das lojas são muito propícios para que você faça compras, e por isso, quando você sai para caminhar fora das lojas esse ambiente é desfeito.
Conheça a si mesmo
Para comprar menos e melhor é necessário que nós conheçamos antes de tudo. O seu tipo físico, seu estilo, sua idade e sua profissão podem servir de guia na hora de comprar. Quando você se aprofunda nesse conhecimento fica mais fácil saber o que comprar e não gerar desperdício de matéria prima e dinheiro.
Comprando presentes
Às vezes é difícil saber se a pessoa vai usar realmente o produto que você compra para ela. Assim sendo, uma boa dica é presentear as pessoas com experiências e não coisas. Por exemplo: dê um curso de meditação, uma viagem, um dia no SPA.
Não faça das compras um passatempo
Fazer compras deveria ser algo feito com uma intenção. Você tem um ou mais ítens em mente que deseja comprar e assim vai até uma loja com uma lista em mãos. Você não precisa saber exatamente o que quer comprar, mas precisa de uma mínima noção. Portanto, pare de comprar como um passatempo e descubra outras atividades para pôr no lugar.
Não compre em lojas físicas
As lojas usam diversos artifícios para causar desejo nos consumidores de comprar seus produtos. Só de estarmos numa loja já temos o desejo de comprar algo. Afinal, porque iríamos às lojas e não comprar nada? As vezes compramos apenas para que a nossa viagem não seja uma viagem perdida. Assim sendo, tente não comprar em lojas físicas, opte pelas lojas on-line.
Quantas horas você precisa trabalhar para comprar isto?
Isso pode fazer a diferença na hora de comprar algo. Será que vale a pena trabalhar X horas para comprar aquela bolsa? Esta técnica ajuda você a ter uma nova perspectiva em relação às compras.
Use o que você já tem
Antes de comprar um produto, considere se você já possui algum produto para aquela função. Por exemplo, se você quer comprar uma mochila porque achou legal, considere se você já não tem uma mochila para atender suas necessidades. Considere também o quanto você vai usar o produto novo, será que você vai usar com frequência? Vale mesmo apena comprar? Muitas vezes você tem produtos escondidos em casa que nem se lembra mais, como tênis antigos escondidos no armário.
Seja grato pelo que você já tem. Valorize o que você já possui e isso pode te ajudar a evitar novas compras.
Alugue
Se você não consegue pegar o item que você deseja emprestado com amigos, família, localidades próximas como bibliotecas (caso você queira um livro) você pode alugar em alguma loja ou então online. Muitas vezes precisamos de um produto que é caro e que não vamos usar muitas vezes, por isso nesse caso o ideal é alugar.
Compre de segunda mão
Trata-se de uma opção economicamente mais viável e além disso é sustentável. É mais sustentável; pois evita que mais matéria prima seja extraída do meio ambiente e não existem gases emitidos com o transporte (a não ser que você compre algo de segunda mão online). A melhor parte é que você está dando vida nova a um item antigo e mantendo ele fora dos lixões e aterros.
Compre melhor
Compre produtos de boa qualidade e mais duráveis, facilmente consertável, fabricado de forma ética (com condições justas de trabalho) e feito de forma sustentável.
Referências
apartmenttherapy.com/how-to-buy-less-stuff-37060709
honestlymodern.com/how-to-really-buy-less-stuff-we-do-not-need/
zerowastechef.com/2022/04/13/buy-less-but-better-method/