0
(0)

Você pode estar mais familiarizado com a reciclagem de materiais como plástico e papel, mas saiba também que o metal pode ser reciclado. Os metais englobam materiais como alumínio, cobre, ferro e aço. Exemplos de objetos feitos de metal são peças de carro, móveis, utensílios de cozinha, embalagens de alimentos e latas. A grande maioria deles é reciclável!

O Brasil é o país que mais recicla alumínio em todo o mundo.

Boa parte desse material é constituído por latinhas de alumínio. Cerca de 97% das latinhas foram recicladas por aqui em 2016, o equivalente a 280 mil toneladas de alumínio.

O descarte de metal em lixões e aterros pode contaminar o solo, lençóis freáticos, vegetais e animais.

Isso se deve ao fato do metal conter substâncias contaminosas como o chumbo. O metal pode levar até 500 anos para se decompor na natureza.

Como podemos reciclar metal? O primeiro passo é separar do lixo orgânico. Depois deposite nas lixeiras de coleta seletiva do seu condomínio ou entregue em um ponto de entrega voluntário (PEV) ou contrate um serviço de coleta de uma cooperativa.

O processo de reciclagem do metal é bastante interessante. Após receber o metal acontece a trituração, pois dessa forma aumenta-se a superfície de contato do material e pode ser derretido usando menos energia. Depois vem a fusão, que é o derretimento do metal. Por fim, acontece a solidificação, que é o resfriamento do produto final e a transformação em barras. Estas são levadas para as fábricas onde serão transformadas em novos produtos.

Um dos benefícios desse processo de reciclagem é a economia de energia, ou seja, caso o metal fosse produzido a partir de matéria-prima virgem seriam gastos 95% a mais de energia.

Atualmente, 65% do ferro utilizado nas indústrias vem do processo de reciclagem. O interessante também é que quando o aço é reciclado ele não perde qualidade, assim como acontece com o papel, por exemplo. A reciclagem do metal também gera empregos.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.