Seu tamanho é duas vezes maior do que o do Brasil.
A Antártida não é de ninguém. Nenhum país é dono da região.
Não existem muitos animais por lá. Em terra firme, podemos citar principalmente a presença dos pinguins. Já nas águas em torno da região é comum ver focas e baleias azuis.
Quase ninguém vive na Antártida. A maioria das pessoas que vivem por lá são pesquisadores, que apenas passam algum tempo na região.
É por lá que são registradas as menores temperaturas do planeta. Já foi registrado a temperatura de -93 graus.
Algumas regiões são tão frias e secas que o clima se parece com Marte!
Com o aquecimento global, durante o verão as temperaturas estão aumentando. Em 2015 foi registrada a temperatura recorde de 17 graus. Por lá, nos últimos 50 anos, a temperatura média subiu 3 graus, o que é 5 vezes maior do que o aumento registrado na temperatura da Terra.
É o maior deserto do mundo. É comum imaginar dunas de areia e altas temperaturas quando falamos em deserto. Mas na verdade, um deserto é caracterizado pela ocorrência de baixos níveis de precipitação. Ou seja, por lá o clima é frio e seco. Uma parte da Antártida não neva nem chove há 2 milhões de anos.
A Antártida também é a região mais ventosa do planeta.
Em 1979 nasceu a primeira pessoa na Antártida. De lá pra cá, apenas 10 pessoas nasceram no local.
Existe um vulcão na Antártida chamado Mount Erebus. E é o mais ativo do hemisfério sul. Sua última erupção aconteceu em 1960.
Já houve vegetação na Antártida. Mas isso foi há 40 milhões de anos.
Durante o verão, há 6 meses de sol o dia inteiro. Já no inverno, há 6 meses de escuridão total.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!