0
(0)

Reciclar é muito fácil e neste texto vamos te explicar como aprender a fazer isso e os conceitos básicos.

Segundo dados de pesquisa do Ibope, 70% da população ainda não separa lixo reciclável do comum.

Separe em dois

Tenha um recipiente para lixo comum e outro para lixo reciclável. Nunca misture os dois.

O que vai em cada?

No lixo reciclável você pode depositar papéis, plástico, latinhas de alumínio, caixas de leite, vidro, etc, ou seja, tudo que pode ser reaproveitado e reciclado.

No lixo comum vai restos de comida, papel higiênico, guardanapos usados, fraldas, absorventes íntimos, fitas adesivas e tudo o que for considerado “rejeito”, que é o tipo de
resíduo sólido que não pode ser reciclado.

E o lixo orgânico?

Trata-se basicamente de restos de frutas, verduras e legumes. Estes itens podem ser transformados em adubo para as plantas por meio da compostagem. Você pode adquirir uma composteira doméstica ou então contratar o nosso serviço de coleta domiciliar de lixo orgânico, ou seja, somos  uma empresa que coleta o seu lixo e faz a compostagem para você, retornando um saco de adubo no final do mês como recompensa.

Higienizando o lixo reciclável

É muito importante não descartar resíduos sujos de líquido, restos de comida ou outras substâncias. Isso pode inviabilizar a reciclagem, portanto lave bem o interior dos resíduos e seque bem. Não precisa lavar com sabão, basta apenas lavar com água e secar com um pano.

Na hora de descartar vidros, envolva o material com jornal ou coloque dentro de um recipiente como caixas de PET. Se possível escreva na embalagem “vidro cortante””

Existem lixos especiais

Alguns tipos de lixo não devem ir para o lixo comum nem o reciclável. Alguns deles são, lâmpadas, pilhas e baterias, óleo de cozinha e aparelhos eletrônicos.

Os lixos não-recicláveis são encaminhados para pontos de recebimento específicos de cada material. Por exemplo: vários shoppings e grandes supermercados já possuem pontos de coleta de material eletrônico.

Os medicamentos vencidos podem ser destinados à reciclagem em pontos de coleta em farmácias, por exemplo. Se forem descartados de maneira incorreta, podem acabar poluindo solos e águas.

Retire as tampinhas

Retire as tampinhas das garrafas PET e das caixas tetra pak. O motivo é que quando a embalagem é prensada, se estiver com tampa pode explodir e atingir o operador. E não se esqueça de destinar para a reciclagem as tampinhas, pois também podem ser recicladas.

Coleta seletiva

Verifique se na sua cidade existe coleta seletiva. Se houver, ótimo. Ajude a divulgar para vizinhos e amigos para que todos utilizem da melhor forma possível. Se não houver, exija que o poder público desenvolva a coleta e os pontos de apoio para que você e todas as outras pessoas possam fazer parte desse processo essencial para garantir que o mundo seja sustentável.

Referências

reciclasampa.com.br/artigo/cinco-dicas-para-comecar-a-reciclar

aprendinosenac.com.br/reciclagem-4-dicas-para-comecar-a-fazer-em-casa/

glowvibes.com.br/blogs/novidades/como-comecar-a-reciclar-te-ensinamos-o-passo-a-passo-como-contribuir-em-casa

modelaco.com.br/7-dicas-para-comecar-a-reciclar-em-sua-casa/

uselinus.com.br/blogs/li-na-linus/reciclagem

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.