O plástico definitivamente não é um amigo do meio ambiente. Quando descartado incorretamente pode demorar 400 anos para se decompor, além de gerar gases de efeito estufa e serem feitos de matéria-prima não renovável.
Por mais que pareça difícil viver sem o plástico, é possível viver com menos. Cada vez mais surgem mais alternativas a este material e você vai conferir algumas delas neste texto.
Use recipientes de vidro
É possível substituir os recipientes de plástico que você usa para guardar alimentos ou levar marmitas para o trabalho. Isso mesmo, opte pelas opções de vidro ou até mesmo os potes de silicone retráteis. Eles podem ser um pouco mais caros, mas tem algumas vantagens. Você sabia que as marmitas de plástico e inclusive as mamadeiras de bebe também de plástico, quando levadas ao microondas podem soltar substâncias nocivas nos alimentos? Com os recipientes de outros materiais isso não acontece.
Opte por produtos que vêm em embalagens de papelão e vidro
O papelão e vidro também viram lixo, mas são um problema menor do que o plástico. Portanto, opte sempre por estas embalagens, como é o caso do sabão em pó e o café, por exemplo.
Roupas que não liberam microplástico
Se possível, não compre roupas de material sintético como nylon e poliéster, pois estas roupas liberam microplástico durante a lavagem. O algodão é uma melhor alternativa.
Shampoo
Algumas lojas oferecem shampoo a granel, você leva o seu recipiente vazio e enche com o produto.
Não compre água engarrafada
Ao invés de comprar garrafinhas de água todos os dias é melhor adquirir uma garrafa reutilizável e encher em bebedouros, filtros e torneiras. Confira os copos retráteis do Menos 1 Lixo!
Compre fraldas de tecido
As fraldas geram 3,4 milhões de toneladas anualmente em todo o mundo. As de pano, além de serem mais ecológicas, inclusive causam menos irritação na pele do bebe.
Recuse os recibos do cartão de crédito
As famosas notinhas vem com plástico em sua composição que os tornam impossíveis de reciclar.
Opte por sucos naturais ao invés dos de caixinha
Assim você evita as embalagens. É mais saudável, mais gostoso e menos poluente.
Evite o delivery de comidas
Tudo bem que é prático receber sua comida em casa, mas a questão é que elas vêm com excessivas embalagens de papel e plástico. Portanto, lembre-se que preparar o próprio alimento, além de gerar menos lixo, é mais saudável.
Use produtos em barra
Shampoos, condicionadores, desodorantes e outros produtos em barra são uma ótima oportunidade de eliminarmos embalagens plásticas. Esses cosméticos estão ganhando cada vez mais espaço e existem várias marcas no Brasil que oferecem produtos para todo o tipo de cabelo e pele. Outra vantagem é que normalmente estes produtos usam ingredientes mais naturais.
Produtos de limpeza
Muitos produtos de limpeza vêm em embalagens plásticas. Mas a boa notícia é que existem diversas receitas caseiras para fazer faxina que não vêm em embalagens. Alguns exemplos são o bicarbonato de sódio e o vinagre.
Na hora de lavar a louça, use buchas vegetais ou esponjas de aço. Outra troca bacana e fácil é deixar o detergente de lado e usar sabão de coco. São diversas receitas caseiras para fazer produtos de limpeza. A internet está cheia de receitas, basta procurar. Confira nosso post sobre como fazer uma faxina sustentável!
No supermercado
Opte pelas frutas e legumes vendidos a vulso, ou seja, fora daquelas embalagens de isopor com plástico filme.
Em festas de aniversário
Evite ao máximo os talheres, pratos e copos de plástico. Lavar a louça é mais ecológico do que desperdiçar plástico.
Mais dicas
Quer saber mais dicas para usar menos o plástico? Confira nosso post semelhante a este!
Referências
casa.abril.com.br/ambientes/6-formas-de-usar-menos-plastico-no-dia-a-dia/
brasil.elpais.com/verne/2020-01-03/12-gestos-para-usar-menos-plasticos-em-2020.html
buzzfeed.com.br/post/19-mudancas-simples-que-voce-pode-fazer-para-usar-menos-plastico
ciclovivo.com.br/mao-na-massa/faca-voce-mesmo/8-dicas-para-uma-vida-com-menos-plastico/