A maior parte da produção de energia elétrica no Brasil é proveniente das usinas hidrelétricas e termelétricas. A necessidade de energias limpas tem impulsionado a adoção da energia eólica.
Apesar da energia eólica ainda não ser tão representativa no país, esta tem crescido bastante nos últimos anos por aqui.
Cerca de 15% da produção de energia no país atualmente é eólica.
Atualmente o país conta com 890 parques eólicos instalados por 12 estados.
A região do Brasil com maior capacidade de geração de energia eólica é o Nordeste e o estado mais produtivo é o Rio Grande do Norte.
Metade do potencial de geração no país está concentrado no nordeste. Em segundo lugar vem o sudeste, seguido por sul, norte e centro-oeste.
O Brasil ocupa desde 2012 a sexta posição no ranking dos países com maior produtividade de energia eólica. Atualmente, o país líder no mundo é a China.
Para se ter uma ideia da evolução, o Brasil em 2012 ocupava o décimo quinto lugar. Em 2023 o país foi o terceiro no mundo que mais instalou parques eólicos. Até 2030 a produção deve dobrar!
Além dos benefícios para o meio ambiente, a energia eólica também gera muitos empregos. Entre 2011 e 2020 foram gerados 190 mil empregos no país.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!