O que é?
Trata-se da energia elétrica gerada a partir da força das águas represadas. É a principal fonte de energia no Brasil e a terceira mais utilizada no mundo (ficando atrás apenas do carvão e do gás natural).
Vantagens
A água é uma fonte renovável e limpa.
Esta água, após ser utilizada para gerar a hidreletricidade, ela volta para o rio e pode ser usada na irrigação de lavouras, não sendo desperdiçada.
O índice de emissão de gases poluentes pelas hidrelétricas é muito baixo, principalmente quando comparada a outras fontes de energia como o carvão.
As instalações hidrelétricas possuem uma longa vida útil.
Desvantagens
A instalação das usinas leva a remoção forçada de populações locais e comunidades tradicionais de suas terras.
Além da retirada de vegetação nativa, pode levar a alterações no ecossistema que podem levar a perda de biodiversidade local. Ocasiona extinção de espécies.
Como é gerada a energia?
Os dois componentes principais que fazem o trabalho de gerar energia são as turbinas e o gerador. A água represada, a partir do momento que deixa esse reservatório, entra em alta velocidade na casa de força e realiza a movimentação das pás que formam as turbinas, convertendo assim a energia potencial em energia cinética. Depois os geradores são acionados e transformam a energia cinética em energia elétrica. A eletricidade é conduzida para a rede de distribuição, sendo direcionada às casas, indústrias e estabelecimentos comerciais.
No Brasil
A energia hidrelétrica é amplamente utilizada em nosso território devido a presença de uma volumosa rede de drenagem que banha a região, ou seja, existem muitos rios em terrenos planálticos, o que é interessante devido ao desnível que causa a movimentação das águas ( os desníveis de água podem ser naturais ou não). Essas condições são mais encontradas no Sul e no Sudeste, onde estão localizadas a maior parte das usinas.
Para se ter uma ideia do potencial hídrico existente em nosso território, entre as dez maiores usinas hidrelétricas do planeta, três estão em operação por aqui: as usinas de Itaipu (PR), Belo Monte (PA) e Tucuruí (PA).
Componentes de uma usina hidrelétrica
Barragem
A finalidade da barragem é interromper o ciclo natural do rio, criando um reservatório de água.
Sistema de captação de água
Compostas por túneis, canais e condutos metálicos que levam a água até a casa de força.
Casa de força
É lá que se encontram as turbinas conectadas a um gerador.
Canal de fuga
Após passar pelas turbinas a água é restituída ao rio pelo canal de fuga.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.
Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!