Paris está prometendo realizar a edição das Olimpíadas mais sustentável da história!
A organização do evento pretende limitar ao máximo a emissão de gases de efeito estufa. Algumas medidas que estão sendo tomadas para isso são: instalação de painéis solares na cidade, construção de mais ciclovias, extensão das linhas de trem e a plantação de árvores.
Vamos agora a alguns números importantes: a edição do Rio de Janeiro, em 2016, emitiu 3,6 milhões de toneladas de CO2, e a edição de Paris pretende emitir até 1,58 milhões de toneladas de CO2, ou seja, praticamente a metade.
Onze mil assentos das arquibancadas e os pódios são feitos de plástico reciclado. A eletricidade das arenas será gerada por energia solar.
O alojamento dos atletas aproveitou as construções da edição de Paris de 1924, ou seja, praticamente não houve obras, um aspecto que costuma ter muitos impactos ambientais.
Em relação às arenas dos jogos, muitas delas também estão sendo reaproveitadas. Por exemplo, o estádio de Roland Garros, que sedia campeonatos mundiais de tênis, sediará lutas de boxe; o estádio do time de futebol Paris Saint Germain, será onde ocorrerão as partidas de futebol; o Palácio de Versalhes sediará provas de hipismo.
O único palco que foi construído do zero é o centro aquático.
Mesmo assim, a construção contou com vários fatores sustentáveis, como a utilização de materiais reciclados e a instalação de painéis solares.
A cerimônia de abertura, diferentemente das outras edições, que acontecem em estádios, dessa vez aconteceu no Rio Sena, que corta a cidade e até pouco tempo atrás sofria com a poluição. Para prepará-lo para a cerimônia, o rio foi despoluído.
Um dos principais desafios dessa edição das Olimpíadas é o alto calor que pode prejudicar a saúde dos atletas e dos torcedores.
Os organizadores programaram a maratona para ocorrer mais cedo devido às altas temperaturas. Em outros esportes, serão permitidas pausas para hidratação e mais substituições de jogadores.
Um detalhe, até a Copa do Mundo de 2022 no Qatar foi transferida para novembro pois no meio do ano o evento sofreria muito com o calor.
Por mais que diversas medidas estejam sendo tomadas para tornar a edição das Olimpíadas mais sustentável, é inevitável que um evento dessa magnitude não tenha impactos. Como por exemplo, pessoas do mundo inteiro acabam viajando de avião para assistir aos jogos, e a aviação é um dos setores que mais poluem o ar.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!