As principais atividades que mais poluem o ar são indústrias, geração de energia, pecuária, veículos automotores e queimadas.
A poluição do ar possui duas consequências principais: problemas para o meio ambiente e problemas de saúde para as populações expostas.
A emissão de gases poluentes, como o CO2 e o metano, intensifica o efeito estufa. Trata-se de um fenômeno que impede que o calor que atinge a terra se dissipe de volta no espaço, causando um aquecimento intenso do planeta. Vale lembrar que o efeito estufa em si é benéfico para a vida no planeta, sem ele a Terra seria muito fria, o que impossibilitaria a vida. O problema é o excesso de gases retendo o calor.
O aquecimento global tem inúmeras consequências para a vida na terra, por exemplo: aumento da frequência de tempestades, extinção de animais, aumento do nível do mar, insegurança alimentar, etc.
Além de intensificar o aquecimento global, a poluição do ar causa mais problemas ambientais, como por exemplo a destruição da camada de ozônio e a chuva ácida. A camada de ozônio serve para “filtrar” os raios ultravioletas, que são nocivos aos humanos (podendo causar até mesmo câncer). Já a chuva ácida corrói estruturas nas cidades, danifica plantações e contamina cursos d’água.
No caso da fumaça causada por incêndios, uma curiosidade é que as pessoas afetadas não são apenas as que vivem nas redondezas. Essa fumaça sobe até 23 km na estratosfera e depois se espalha para outras regiões do planeta.
Estima-se que nove em cada dez pessoas no mundo respiram ar poluído. Cerca de 7 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo devido a esse problema.
Algumas complicações causadas por poluição são doenças cardiovasculares, AVC e doenças respiratórias.
O dióxido de enxofre, por exemplo, pode causar bronquite, pneumonia e asma. Pessoas com condições respiratórias pré-existentes e recém nascidos com os pulmões em formação são uns dos mais afetados. Vendedores ambulantes e motoboys também ficam muito expostos devido a poluição dos veículos. A poluição do ar afeta pessoas de todas as classes, tanto de baixa quanto de alta renda.
Além da fumaça causada por ações humanas já citadas, o que pode ser novidade é a poluição interna nas casas. Muitas pessoas usam madeira e carvão para cozinhar e isso prejudica a saúde das pessoas que vivem no local fechado. Boa parte das mortes por poluição acontecem dessa maneira.
Em diversos países os níveis de poluição do ar estão acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil é um deles.
Um bom exemplo também são os Estados Unidos, que recentemente sofreu bastante com grandes incêndios que prejudicaram a saúde da população.
Alguns exemplos de gases poluentes emitidos por atividades humanas são: monóxido de carbono, dióxido de carbono e materiais particulados.
Para reduzir a poluição do ar, a população pode adotar algumas medidas: trocar o veículo individual por transporte público ou bicicleta, trocar combustíveis fósseis por biocombustíveis, plantar árvores (pois elas capturam CO2), etc. Em algumas regiões do mundo, houve melhoras na qualidade do ar após o governo adotar certas políticas.
Os problemas de saúde da população acabam gerando gastos para o Estado com atendimentos e internações hospitalares.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!