A construção civil é um grande produtor de resíduos, seja por meio de obras, demolições ou reformas, por exemplo. Estima-se que no Brasil, as obras gerem 31 milhões de toneladas de resíduos por ano.
Cerca de 70% do lixo urbano é proveniente de obras. A boa notícia é que 90% dos resíduos de uma construção civil podem ser reciclados.
Engana-se quem pensa que as grandes obras são as responsáveis pela maior parte dos resíduos, aquela pequena obra que o cidadão faz dentro de casa é responsável pela maior parte deles. Portanto, este texto é para você que trabalha em uma construtora e para quem pretende fazer uma reforma dentro de casa.
Infelizmente, devido a falta de conscientização, muitas obras destinam resíduos de forma inadequada, como em terrenos baldios, áreas de preservação e aterros sanitários, o que causa diversos impactos no meio ambiente.
A reciclagem de resíduos da construção civil permite recuperar materiais como concreto, vidro, madeira e tijolos e transformá-los em novos materiais para serem usados em outras construções.
Assim é possível reduzir a extração de matéria-prima e a geração de resíduos. A reciclagem também é importante pois reduz o preço dos materiais, por exemplo, uma obra que vai usar brita e areia recicladas tem uma economia de 20% no preço destes ítens.
Por exemplo, tijolos e cerâmicas quebrados podem ser triturados e transformados em novos tijolos ou até mesmo concreto. Restos de madeira podem ser usados para a fabricação de móveis ou até mesmo como biomassa para a produção de energia. O gesso quando descartado pode liberar gás sulfídrico, que é altamente tóxico, mas pode ser reciclado em gesso com a mesma qualidade do material original. A reciclagem do aço economiza 80% de energia elétrica.
Além da geração de resíduos, as obras têm mais impactos ambientais. Muitas delas necessitam de escavação e desmatamento, o que altera a geografia local. Materiais como alumínio, concreto e aço emitem grandes quantidades de CO2 durante a fabricação.
Mas como reciclar os resíduos?
Existem várias usinas de reciclagem especializadas neste tipo de material.
Você pode entrar em contato com a Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição) e pedir que informem a que fica mais perto de você. Ou seja, você pode levar até um local ou então contratar uma empresa para fazer a coleta.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!