0
(0)

O problema é maior do que você imagina: o tráfico de animais é o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas.

Apesar de ser difícil estimar a quantidade de animais traficados por ano no Brasil, a estimativa é que seja algo em torno de 38 milhões. No mundo inteiro o mercado movimenta 20 bilhões de dólares por ano.

O tráfico de animais geralmente é motivado pelos seguintes motivos: ter um animal de estimação ou então usá-los como símbolo de status (como papagaios, cobras e lagartos) e uso de partes do corpo (como penas, ossos e pele) para confeccionar remédios e alimentos. Para alguns fins, é necessário que o animal seja morto, como é o caso do uso da pele das onças-pintadas.

O contato de humanos com animais silvestres pode desencadear proliferação de vírus. O coronavírus se espalhou devido ao contato de humanos com animais na China.

As aves são os principais tipos de animais traficados, correspondendo a 80% do total. Alguns exemplos de animais traficados com frequência são cascavel, jiboia e arara-azul. Até animais marinhos, como o tubarão, são traficados.

Quanto mais raro é o animal, maior é o seu preço. O que também acontece é que os animais provenientes de tráfico ilegal são mais baratos do que os legalizados. Dessa forma, muitas pessoas desconhecem a origem do animal e acabam optando pelos ilegais. Muitos traficantes falsificam a documentação e o registro dos animais, fazendo com que pareçam ser criados em cativeiros. Muitos animais inclusive chegam a ser comercializados em pet shops. A internet também é usada para a venda.

Muitos animais são capturados e transportados em péssimas condições de vida (sem acesso a alimentos, água e luz natural) e isso inevitavelmente causa sofrimento a eles.

Muitos animais chegam a morrer antes de serem comercializados.

Muitos animais são capturados ainda filhotes e são separados dos pais, que até então eram importantes para a sua sobrevivência.

A atividade também afeta negativamente os ecossistemas, pois alguns animais desempenham funções essenciais no ambiente em que vivem e quando são retirados causam desequilíbrios. Muitas espécies acabam entrando em extinção, pois não conseguem repor naturalmente a quantidade de animais retirados. Uma vez que são retirados do seu habitat natural, os animais podem apresentar comportamento agressivo aos humanos.

O Brasil é um dos países que mais possuem casos de tráfico de animais, principalmente devido a grande biodiversidade existente em nosso território.

A maioria dos animais são capturados no Nordeste e comercializados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A cada 100 animais capturados, 70 são comercializados em território nacional e 30 são exportados.

Outros países muito conhecidos pelo tráfico de animais são China, Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia e Filipinas.

O tráfico no Brasil geralmente é realizado por pessoas de baixa condição socioeconômica, que não encontram outras formas de sustento e acabam aderindo a este tipo de crime.

Existem leis no nosso país que proíbem esse tipo de atividade (a primeira foi criada em 1967), mas a fiscalização nem sempre é eficaz. Além disso, muitos traficantes pagam fiança e respondem processo em liberdade.

O que fazer se você descobrir animais sendo traficados? Entre em contato com o IBAMA pelo número 0800 61 8080. Tente fornecer o maior número possível de informações como placa de veículos, características dos vendedores, espécies que estão sendo traficadas, etc.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.