0
(0)

Os recursos naturais são materiais provenientes da natureza que são usados pelos humanos. Muitos deles são essenciais para a sobrevivência humana.

Alguns exemplos de recursos naturais são: alimentos, minerais, petróleo, água, fontes de geração de energia, materiais para a fabricação de objetos e remédios, etc.

Até mesmo os animais são considerados recursos naturais, pois servem como alimento.

Eles podem ser renováveis ou não renováveis. Os renováveis são aqueles que podem ser usados de forma livre, pois nunca se esgotarão ou então se regeneram rapidamente, como é o caso do sol e do vento. Já os não renováveis devem ser usados de forma consciente e moderada, pois um dia irão acabar, como é o caso do petróleo e dos minerais.

É importante compreender o que são os recursos naturais, qual a sua importância e como preservá-los pois a população mundial está crescendo e dessa forma serão necessários mais recursos naturais para atender essa necessidade.

Ou seja, recentemente os recursos têm sido sobre-explorados, principalmente por indústrias, urbanização, agricultura e pecuária.

Também está ocorrendo grande desperdício de recursos, como por exemplo, o desperdício de água no Brasil chega a 38%.

Os recursos naturais proporcionam o desenvolvimento econômico dos países ao gerar riqueza e também geram milhões de empregos pelo mundo.

Porém, a sobre-exploração dos recursos naturais tem consequências, como emissão de gases de efeito estufa e perda de biodiversidade (devido ao desmatamento), escassez de água potável devido ao desperdício, necessidade de adotar novas formas de energia, uma vez que o petróleo pode se tornar escasso, etc.

Vale lembrar também que a distribuição dos recursos pelo planeta não é igualitária em todas as regiões, o que leva a uma incessante procura por eles, o que pode levar até mesmo a conflitos. Um bom exemplo são as disputas entre países por petróleo.

Nesse contexto, não podíamos deixar de falar a respeito do Brasil, um dos países mais privilegiados a respeito da abundância de recursos naturais.

Por aqui temos a maior floresta do mundo, uma enorme quantidade de petróleo, uma das maiores reservas de água doce, potencial para energia eólica no nordeste, etc.

A boa notícia é que é possível reduzir a sobre-exploração dos recursos naturais. Ações podem ser tomadas pelos governos e pela população: como investir em energias renováveis (como solar e eólica), criação de políticas ambientais, praticar o reflorestamento, criar áreas de proteção a ecossistemas e adotar um estilo de vida mais sustentável, como por exemplo por meio da redução do consumismo.

O consumismo merece uma atenção especial, pois talvez seja o principal impulsionador da extração dos recursos naturais.

As pessoas estão comprando mais do que deviam, ou seja, sem necessidade. Por exemplo, roupas e eletrônicos. Apenas uma calça jeans gasta 10 mil litros de água para ser fabricada!

Uma curiosidade: há alguns milênios atrás, os seres humanos viviam à procura de alimentos e estavam sempre se deslocando entre as regiões. Porém, com o desenvolvimento da agricultura, pôde-se assegurar os alimentos e assim começaram a surgir as primeiras civilizações. Esse foi o início do consumo humano de recursos naturais. Mas a situação se intensificou mesmo após a Revolução Industrial, no século XVIII, quando começou-se a consumir uma grande quantidade de recursos naturais.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.