0
(0)

Além de se expressar bem, é importante desenvolver uma escuta ativa, ou seja, ouvir com atenção tudo o que os outros falam.

Os feedbacks bem elaborados são essenciais no crescimento dos funcionários. Tente ser específico nos feedbacks.

É importante ter habilidades de comunicação oral e escrita. Seja eficiente na redação de e-mails, relatórios e documentos, bem como na comunicação verbal em reuniões e apresentações.

Promova uma cultura de comunicação aberta em que os funcionários se sintam à vontade para expressar suas opiniões e preocupações. Isso pode ajudar a evitar problemas maiores no futuro.

Ofereça treinamento para funcionários e líderes. Eles podem aprender sobre habilidades de apresentação e escrita.

Habilidades de Comunicação Interpessoal

Esteja atento a sua linguagem corporal e interprete a dos outros, assim você interpreta melhor as mensagens. A linguagem corporal inclui gestos, posturas e tom de voz.

Uma boa comunicação ajuda a resolver conflitos. Identifique as causas do conflito, ouça todas as partes envolvidas e busque soluções.

A comunicação interpessoal é uma habilidade que pode ser aprimorada ao longo do tempo.

Comunicação com a Equipe

Mantenha uma comunicação clara e aberta com a equipe. Quando as equipes têm uma compreensão clara de objetivos, expectativas e informações importantes, são mais produtivas e engajadas.

A comunicação é importante nas reuniões. O objetivo é que tenham como resultado ações concretas.

Ofereça feedbacks regulares à equipe. Faça críticas e elogios. Isso pode motivar os funcionários.

Atualmente boa parte da comunicação é feita nas plataformas digitais. Evite sobrecarregar a equipe com e-mails desnecessários e certifique que as mensagens sejam claras e bem redigidas.

Comunicação Virtual no Trabalho Remoto

Sempre que possível opte pela comunicação por vídeo ao invés de mensagens e chamadas de áudio. A comunicação por vídeo permite uma interação mais rica.

Feedback Construtivo

Ao invés de dar feedbacks vagos, como “você precisa melhorar”, seja específico e aponte no que exatamente a pessoa precisa melhorar.

Concentre-se no comportamento ou desempenho, não na personalidade da pessoa. O feedback deve ser construtivo e não pessoal.

Se o feedback for sensível, faça-o em um ambiente privado e confidencial.

Após fornecer o feedback, ouça o que a pessoa tem a dizer a respeito.

Após o feedback, monitore o progresso e ofereça suporte sempre que precisar.

O feedback precisa ser uma oportunidade de crescimento e não algo negativo.

Comunicação Escrita no Trabalho

Ao escrever e-mails, mensagens e documentos, seja claro e conciso. Vá direto ao ponto e evite ficar dando voltas em torno do tema. Isso garante que sua mensagem seja compreendida com facilidade.

Use parágrafos curtos e tópicos para facilitar a leitura e a compreensão.

Erros de gramática podem manchar sua imagem. Use ferramentas em aplicativos para corrigir esses erros. Além disso, releia o texto antes de enviá-lo.

Use formatação adequada, como negrito, itálico ou sublinhado, para destacar informações importantes. Evite o uso excessivo de formatação, pois pode tornar o texto confuso.

Configure uma assinatura de e-mail profissional que inclua seu nome, cargo, empresa e informações de contato.

Comunicação não-verbal

Um sorriso genuíno pode transmitir simpatia e receptividade, enquanto uma expressão séria pode indicar foco ou preocupação.

Mantenha o contato visual para demonstrar interesse.

Um tom de voz calmo e ritmo moderado geralmente são mais eficazes do que falar muito rápido ou em um tom exaltado.

A maneira como você se veste e cuida da sua aparência dizem muito sobre você. Além de se vestir bem, é preciso aparar a barba, cuidar do cabelo, pele e unhas.

Comunicação para Liderança

Os líderes precisam comunicar uma visão inspiradora para a equipe. É preciso definir claramente qual a missão da organização e quais são as funções de cada membro da equipe.

Os líderes precisam não apenas saber falar, mas também ouvir. A escuta ativa envolve dar total atenção ao interlocutor, fazer perguntas esclarecedoras e demonstrar empatia.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.