A sensação de medo funciona como um modo de defesa do nosso organismo diante de situações perigosas. Por esse lado, parece ser uma coisa boa, mas o problema é quando o medo se torna excessivo.
Entenda o medo. Tente descobrir qual é a origem do sentimento. Busque aceitá-lo e não negá-lo.
Ao compreender o seu medo melhor você pode ganhar mais controle sobre ele e consegue pensar em maneiras de administrar o sentimento.
É importante enfrentar o medo. Às vezes é mais confortável simplesmente fugir do medo, mas assim você pode acabar deixando-o mais presente em sua vida. Apesar de não ser fácil enfrentar o medo, você pode dar pequenos passos e ir enfrentando-o aos poucos. Você não precisa acabar com o medo de uma vez, ataque-o e pare quando sentir necessidade, recupere as forças e tente novamente. O importante é não desistir.
Seja positivo. Pensamentos como “não sou capaz” e ” é muito difícil para mim” pode apenas piorar a sua situação.
Pensamentos positivos atraem coisas positivas. O primeiro passo para superar o seu medo é acreditar que pode superá-lo.
Pratique a respiração e a meditação. Em situações de estresse e medo, respire profundamente e lentamente. Meditar por 20 minutos também pode te afastar dos pensamentos negativos e trazer relaxamento.
Fale com amigos e familiares. Pessoas próximas a você querem o seu bem e podem te ajudar. Você também pode buscar grupos de apoio.
Escreva os seus medos. Já ouviu falar em escrita terapêutica? O ato de escrever os sentimentos pode ajudar a pôr pra fora algumas angústias e medos e assim você pode organizar suas emoções. Não precisa mostrar os escritos para ninguém, você pode até jogá-los fora como forma de se livrar dos medos.
Faça terapia. Busque ajuda profissional para tratar os seus medos.
Consulte um psicólogo psicanalista. O psicanalista pode ser eficaz em entender o seus medos em relação a fatos que aconteceram com você na infância.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!