4.5
(31)

No mundo atual, onde somos o tempo todo influenciados pela mídia para adquirir produtos físicos, surge o questionamento a respeito do que realmente nos traz felicidade. Nesse contexto, muitas pessoas têm encontrado a felicidade ao trocar coisas materiais por experiências.

Ou seja, ao invés de focarmos em coisas materiais e posses, a ideia é valorizar experiências como viagens, contato com a natureza, cursos e momentos com familiares.

Memórias inesquecíveis têm o poder de trazer bem-estar sempre que lembramos delas. Por outro lado, os bens materiais trazem felicidade apenas no momento em que os adquirimos.

Valorizar as experiências ainda nos ensina mais: valorizar o que realmente importa, desfrutar de pequenas coisas e viver de forma mais consciente. Trocar coisas por experiências também está relacionado à prática do minimalismo, que prega o consumo consciente e a valorização do essencial.

Rompendo com o consumismo

Ao romper com o consumismo, buscamos mais significado em nossas jornadas. É preciso questionar o quanto o consumo de bens materiais nos traz satisfação, e muitas vezes descobrimos que não são tão relevantes para o nosso bem-estar.

Quando paramos de valorizar os bens materiais, começamos a valorizar as pequenas coisas em nossas vidas, como apreciar um pôr do sol, saborear uma refeição em boa companhia, ouvir música e caminhar na natureza. São experiências simples que ganham um significado importante quando praticadas com atenção e presença no momento presente.

Muitas vezes, a prática de valorizar os momentos está interligada com relacionamentos com outras pessoas. Assim passamos a criar vínculos sociais mais fortes e duradouros.

Ao trocar coisas por experiências, estamos causando um impacto positivo no meio ambiente. Ao invés de comprar bens materiais que serão descartados no futuro, além de terem emitido gases poluentes no seu processo de transporte, estamos contribuindo para o meio ambiente.

Substituindo bens materiais por viagens e aventuras

Viajar é conhecer novas culturas, pessoas, culinárias, explorar a natureza, etc.

Por meio das viagens é possível colecionar memórias inesquecíveis.

Viajar muitas vezes nos leva a sair da zona de conforto e enfrentar desafios. A cada aventura, aprendemos a lidar com situações inesperadas e desenvolvemos adaptabilidade.

Ao viajar, praticamos a liberdade e a valorização das coisas simples.

A arte de presentear com experiências

Isso mesmo, ao invés de presentear as pessoas com bens materiais, invista nas experiências. Que tal presentear um ente querido com um jantar em um restaurante bacana?

Presentear com ingressos para um concerto, peça de teatro, exposição de arte ou outro evento cultural permite que a pessoa desfrute de momentos culturais.

Presenteie também com aulas e workshops sobre assuntos que a pessoa tenha interesse.

Muitas dessas atividades também são grátis! Que tal fazer uma trilha, passeios de bicicleta e acampamento em meio a natureza? Assim você cria memórias duradouras!

Minimalismo e felicidade

O minimalismo é uma prática que nos ensina a viver com o essencial e a trocar coisas materiais por experiências também. Nesse contexto, a simplicidade pode nos proporcionar momentos únicos de felicidade.

Um dos pilares do minimalismo é o desapego de coisas supérfluas e a valorização de experiências. Assim temos mais espaço para as vivências e conexões humanas.

Ao adotar o minimalismo, evitamos gastos desnecessários, trazendo estabilidade financeira e tranquilidade.

O minimalismo nos ajuda a romper com o consumismo desenfreado e a buscar uma vida mais sustentável.

Com menos distrações materiais, o minimalismo nos permite resgatar hobbies que haviam sido deixados de lado. A tendência, é que, ao adotar o minimalismo, passamos a cada vez mais valorizar as coisas simples da vida.

Trocando coisas por natureza

Uns dos principais benefícios do contato com a natureza são a paz e a tranquilidade. Esses sentimentos podem ser obtidos por meio da apreciação dos sons dos pássaros, o barulho das ondas e ao apreciar paisagens.

Um exemplo de atividade no meio da natureza são os picnics. Assim você estreita os laços sociais e curte a natureza.

Atividades físicas ao ar livre também são uma ótima ideia. Assim você mantém o seu corpo saudável e ganha liberdade e bem-estar.

Que tal iniciar na jardinagem? É uma atividade terapêutica que nos ajuda a relaxar.

Faça atividades na água! Você pode nadar, praticar caiaque ou então stand up paddle. Assim nos conectamos com a água, um elemento essencial da natureza.

Investindo em cursos e workshops

Investir em cursos e workshops é uma forma valiosa de trocar bens materiais por enriquecimento pessoal e crescimento profissional.

Assim é possível explorar novos campos e descobrir talentos que não sabíamos que tínhamos. Dessa forma podemos descobrir novos caminhos em nossas vidas profissionais.

Ao fazer cursos e workshops podemos conhecer novas pessoas e expandir o nosso network. Novas oportunidades profissionais podem surgir.

Com novas habilidades sendo adquiridas, ganhamos mais confiança para enfrentar desafios.

Registrando experiências

Ter um diário de viagens nos permite registrar emoções, nossas experiências e reflexões sobre o que vivenciamos nas viagens.

Uma forma melhor ainda de registrar experiências inesquecíveis são as fotografias. Assim você eterniza os momentos e pode revivê-los sempre que desejar. Não se esqueça de montar os álbuns físicos ou digitais.

Uma forma de compartilhar nossas experiências das viagens é enviar cartões postais para amigos e familiares.

Desapego e gratidão

Quando vivemos experiências marcantes, estamos imersos no presente e deixamos de lado o passado e o futuro.

As experiências, ao contrário dos bens materiais, estão sempre nos ensinando diversas coisas. Cada experiência é uma oportunidade de crescimento.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.