5
(4)

O jardim é um dos locais que representam a maior pegada hídrica de uma casa, especialmente no verão. Não importa se o seu clima é úmido, de qualquer maneira é importante economizar água.

Sim, é possível ter um jardim bonito e que precise de pouca água! Estas técnicas que você verá no texto não envolvem praticamente nenhum custo.

Alguns benefícios importantes de economizar água no jardim é que você poupa um bem precioso para todos e tem uma conta de água mais barata! Além disso, o excesso de água nas plantas pode levar a um desequilíbrio.

Irrigue bem cedo ou no final da tarde

Assim as perdas por evaporação são menores. Assim as plantas também têm mais tempo para se hidratarem.

A rega é indicada durante os primeiros raios de sol, entre as 5h e as 7h30 da manhã, ou no final da tarde, entre às 17h e 20h. Após as 21h, a absorção de água nas plantas é reduzida naturalmente.

Estudos apontam que a rega durante o período mais quente do dia pode acarretar em 30% dessa água evaporada.

Adicione o composto orgânico

Composto orgânico

Ao adicionar composto orgânico ao solo, isto reduz a necessidade de água pelas plantas. Aumentar a quantidade de matéria orgânica em apenas 5% quadruplicará a capacidade de retenção de água do solo. O composto funciona como uma esponja, que absorve a água no solo.

Para adicionar a uma planta já existente, espalhe o composto a uma camada de 3cm ao entorno da planta. No caso de novos vasos, por exemplo, adicione metade composto e metade terra.

Deixe a terra dos vasos e canteiros bem fofa

Se a terra não estiver fofa, a água pode encontrar dificuldades para penetrar. Afofe os vasos uma vez por semana e os canteiros necessitam disso com uma frequência menor.

Não irrigue quando tiver previsão de chuva

Deixe que a chuva irrigue as plantas naturalmente.

Reduza a frequência das regas

Se você costuma regar 5 vezes por semana, tente diminuir para 3 vezes mas de forma caprichada. Além disso, ao reduzir a oferta de água, as raízes das plantas se desenvolvem mais e tornam-as mais independentes.

Regar demais pode matar suas plantas. Muita água no solo causa estresse no sistema radicular das plantas e contribui para a podridão das raízes e o aparecimento de doenças fúngicas e bacterianas.

Para saber se a planta está precisando de regagem, enfie o dedo na terra e avalie o quanto úmida ela está.

Plante as espécies certas

Ao escolher uma planta nativa que se adapte bem ao clima da sua região, você pode ficar tranquilo pois ela se adequa ao regime de chuvas do ambiente. Assim elas dispensam as regas suplementares. Outra ideia é optar pelas oriundas de regiões áridas, como as suculentas em geral. Essas plantas têm estruturas e maneiras especializadas na economia de água.

Plantas suculentas

Utilize cobertura morta

Evite a perda de água pelo solo. Adicione palha, serragem e folhas secas entre as plantas pois estes materiais retém umidade. Assim são necessárias menos regas. Com o tempo estes materiais são decompostos no solo e acabam nutrindo as plantas.

Regue bem próximo ao solo

Se você regar a uma distância muito grande do solo isso pode compactá-lo. Quanto mais próximo ao solo você realizar a rega, melhor.

Use água da chuva

Além das chuvas naturalmente irrigarem as plantas, você pode captar a água que escorre das telhas por meio de uma cisterna, e assim usar para irrigar. Existem cisternas de fácil instalação e manuseio. Você pode encontrar em lojas de materiais de construção.

Outra maneira muito simples de captar água da chuva é usar simplesmente um balde.

Ah e as plantas adoram água da chuva pois esta traz consigo minerais importantes para elas. Basta observar a diferença que acontece no jardim após uma chuva.

Use água da cozinha, banheiro e máquina de lavar

Que tal reaproveitar aquela água que você usou para cozinhar macarrão e legumes? A água só não pode conter muito sal e gordura.

E aquela água do chuveiro que normalmente é desperdiçada até que fique quente? Você pode captá-la com um balde.

A água usada no enxágue da máquina de lavar também serve para regar as plantas, pois o sabão não faz mal.

Trocar a mangueira por um regador com arejador no bico ou borrifador

Trocar a mangueira pelo regador, para molhar as plantas, gera uma economia de 96 litros de água a cada 10 minutos.

Porém, em jardim com 100 metros quadrados ou mais é necessário regar com mangueira ou ter um sistema de irrigação automatizado. Deve ser feita na base do tronco, diretamente no solo.

Regue apenas na base da planta

Não desperdice água regando as folhas das plantas, irrigue apenas a base delas pois é o local necessário. Assim você também reduz doenças fúngicas e previne a queimadura das folhas.

Controle ervas daninhas

Estas pequenas absorvem água e nutrientes do solo que seriam destinados às plantas.

Referências

jardineiro.net/10-dicas-para-economizar-agua-no-jardim.html

fazfacil.com.br/jardim/economizar-agua-rega-jardim/

sagiper.com/responsabilidade-social/10-formas-eficazes-de-poupar-agua-no-jardim/

queridasplantas.com/21-dicas-para-poupar-agua-no-jardim/

maqgarden.com.br/como-economizar-agua-no-seu-jardim/

decorstyle.ig.com.br/10-dicas-de-expert-para-voce-economizar-agua-na-hora-regar-seu-jardim/

sabordefazenda.com.br/atitudes-para-economizar-agua-no-seu-jardim/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.