0
(0)

Diferentes estações requerem diferentes cuidados com as plantas.

Em geral, quando o termômetro marca 10°C, é preciso começar a proteger as plantas, principalmente se na sua região ocorrem geadas e se as espécies cultivadas não são resistentes ao frio.

Cubra as plantas com garrafas de plástico


Além de proteger as plantas do frio, você dá utilidade a uma garrafa que seria jogada no lixo e demoraria centenas de anos para se decompor no ambiente. O ideal é que as plantas sejam cobertas no início da noite, quando a temperatura começa a baixar. É importante que haja uma abertura no topo da garrafa para que a planta possa respirar e que a garrafa seja retirada na parte da manhã para que a planta aproveite o máximo do sol.

Proteja contra as geadas

Até mesmo plantas adaptadas ao frio podem sofrer com as geadas. O que acontece é que os cristais de gelo sobre o solo congelam a seiva no interior das plantas e prejudicam o desenvolvimento dela. Você pode prever a geada na noite anterior. Se os termômetros marcarem em torno de 13 graus, é possível que aconteça a geada na madrugada.

Use uma coberta

Você pode usar uma cortina de chuveiro, uma coberta, jornal ou então um lençol velho. Faça uma estrutura com estacas para que a coberta fique mais alta do que as plantas. É importante que nenhuma parte do plástico ou tecido entre em contato com a folhagem, pois isso pode ser danoso para o desenvolvimento das plantas.

Use cobertura morta

O solo também precisa de uma camada de proteção. Usar uma camada grossa de folhas, palha ou lascas de madeira pode ser o conforto que o solo e as plantas precisam. A cobertura age como um isolante, mantém o calor e a umidade do solo mais constantes e ajuda a proteger as raízes do efeitos adversos do frio. Essa dica vale para arbustos, folhagens e também para gramados.

Alguns materiais que servem de cobertura morta incluem:

Palha
Lascas de madeira
Folhas mortas
Serragem
Casca de arroz
Madeiras leves

Cultive plantas que se adaptam bem ao frio

Se você está pensando em plantar novas espécies na véspera do inverno, cultive aquelas que se adaptam bem ao frio, como por exemplo: amor-perfeito, azaleia, gardênia, azevinho, alecrim e cebolinha.

Em média, uma planta que normalmente é regada três vezes por semana no verão deverá ser regada uma vez só no inverno.

Já espécies como zamioculca, dinheiro-em-penca, escova-de-garrafa, gerânio, quaresmeira, salsinha, sálvia, tomilho, orégano, hortelã e manjericão não costumam sobreviver de forma alguma às geadas.

Regue menos

Como nessa época a evaporação da água é menor, reduza a frequência das regas. Esse cuidado também deve evitar a proliferação de fungos, que são mais comuns nessa época. Para averiguar a necessidade de água, toque na terra com os dedos, se o solo estiver completamente seco, é hora de regar. Realize esse ritual, preferencialmente, pela manhã, assim, a planta poderá utilizar a água ao longo do dia para realizar a fotossíntese. Em média, uma planta que normalmente é regada três vezes por semana no verão deverá ser regada uma vez só no inverno.

Sobre adubação

Adube o solo com ingredientes orgânicos, como húmus de minhoca ou substrato. Esse cuidado contribui com a retenção de água e o desenvolvimento das raízes.

A adubação não deve ser feita igual no verão, uma vez que o metabolismo das plantas é mais lento no inverno, o que faz com que absorvam menos nutrientes e acabe desperdiçando adubo. Portanto, o ideal é fazer uma adubação 30 dias antes do inverno.

Traga as plantas para dentro de casa e forneça luz

Se você tiver plantas em vasos, basta trazê-las para dentro de casa. Coloque-as perto das janelas para receberem a luz do sol. Outra fonte de calor interessante podem ser as lâmpadas.

Realizar a poda de galhos mortos, malformados ou doentes também melhoram a incidência solar sobre a planta.

Aqui também vale a dica anterior, ou seja, regue menos quando estiverem dentro de casa pois é comum que a planta armazene água por um período maior.

Suspenda os vasos

Caso você tenha plantas em vasos no chão, é possível que o frio do chão passe para o vaso e em seguida para a planta. A dica é colocá-los sobre alguma estrutura de madeira ou plástico.

Molhe somente a terra

Essa dica é importante para as regiões que têm geadas. Se você molhar as folhas, as gotas d’água permanecerão na superfície, irão congelar e acabar queimando as folhas.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

Referências

trapp.com.br/pt/cuidados/geada-5-formas-de-proteger-as-plantas/

revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2021/07/como-proteger-plantas-da-geada.html

mundoagro.blog.br/como-proteger-as-plantas-do-frio-e-da-geada/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.