4.3
(54)

Absorve CO2 da atmosfera

A planta usa o CO2 da atmosfera para produzir carboidratos por meio da fotossíntese e é considerada uma das espécies que mais capturam este gás. Portanto, o cultivo do bambu serve para alcançar algumas das metas do Protocolo de Kyoto em relação a redução de gases de efeito estufa.

Resistente, flexível e leve

Resistente: o bambu é mais resistente à tração do que o aço porque possui uma estrutura molecular mais compactada. Além disso, a produção de aço é mais cara, polui e degrada o ambiente.

Pesquisadores também teceram o bambu com resina epoxi e obtiveram um produto mais resistente do que a fibra de carbono, sem falar que o bambu é 100 vezes mais barato do que este material.

Flexível: esta característica permite que o bambu seja usado na construção de edifícios a prova de terremotos.

Leve: o fato de ser leve, além de compacto, facilita o seu transporte. A leveza também facilita o seu manuseio nas construções.

Isolante térmico

O bambu pode ser usado na construção de tetos e paredes para ter o efeito de isolante térmico (deixando o ambiente bem fresco nos dias quentes), e além disso acaba servindo como decoração.

Libera mais oxigênio do que outras plantas

O bambu libera 35% mais oxigênio do que outras plantas.

Cresce rápido e é facilmente renovável

Uma de suas principais características é o rápido crescimento (muitos especialistas consideram que seja a espécie de maior crescimento da natureza), o que contribui para o seu cultivo.

Logo no primeiro ano a planta alcança 70% do seu tamanho final e a colheita pode ser feita dentro de um ano.

Além disso, o bambu cresce nos mais diversos solos e climas.

Evita desmatamento de florestas nativas

Pelo fato do bambu poder ser utilizado no lugar de madeiras nobres, para confeccionar móveis, papel e materiais de construção, por exemplo, isto faz com que florestas nativas sejam preservadas e as madeiras nobres não entrem em extinção.

Nada de agrotóxicos

O bambu não necessita de agrotóxicos e pesticidas para crescer, pois naturalmente produz seus próprios compostos antibacterianos. As folhas que caem ao redor da planta também já fornecem nutrientes.

Formas de utilização

Existem milhares de formas de utilização do bambu, mas vamos focar neste texto em algumas das mais legais:

Construção civil: as matérias-primas comumente usadas na construção civil não são nada sustentáveis. O cimento é um dos maiores emissores de CO2, a produção da madeira derruba florestas, o aço e o ferro possuem diversos impactos ambientais. Além disso, o bambu é muito mais barato do que estes materiais, podendo baratear uma obra em 50% quando usado.

Apesar do Brasil possuir uma enorme reserva de bambu, este material ainda é muito pouco usado nas construções.

Móveis: além de ser uma opção ecologicamente correta e sustentável, os móveis de bambu chamam atenção pelo ar rústico e elegante, além de ser um estilo de decoração mais ligado à natureza.

Bicicletas: são leves e absorvem impactos devido a flexibilidade do material, tornando uma das bicicletas mais confortáveis de se usar.

Vestuário: as roupas feitas de fibra de bambu são leves e mais macias do que o algodão. Além disso, possuem propriedades anti-bacterianas.

Retém erosão

O fenômeno da erosão nada mais é do que um processo de perda de nutrientes do solo por motivos naturais ( vento, chuva, acidificação, salinização, etc) e por motivos humanos (como práticas agrícolas inadequadas).

Algumas espécies de bambu evitam que o solo rache ou se degrade devido ao seu sistema de raízes que retém água e sedimentos do solo. E mesmo após a colheita, o sistema de raízes permanece intacto, nutrindo o solo, e assim continua evitando a erosão.

Portanto, o bambu evita alagamentos e deslizamentos de terra.

Farinha de bambu

Com a farinha de bambu você pode aproveitar pães, bolos e macarrão sem culpa! Além do sabor e crocância ser igual a das farinhas convencionais, você tem 70% a mais de fibras da farinha de mandioca e ⅓ do amido da farinha de milho.

Outras características importantes são a redução do colesterol e a melhora no funcionamento do intestino. E quando você consome a farinha durante uma refeição, ela controla o índice glicêmico e faz com que tenha saciedade mais rapidamente, reduzindo o consumo de calorias.

Pra que servem as folhas de bambu?

Um fato curioso é que todas as partes do bambu possuem utilidades. No caso das folhas, as principais finalidades são medicinais, e elas podem ser consumidas por meio do chá desta planta. E pelo fato do cultivo da espécie não necessitar de agrotóxicos, isto garante que as folhas possam ser consumidas sem problemas.

Desintoxicação: o chá de bambu promove a limpeza saudável do organismo, eliminando toxinas.

Cura doenças respiratórias: ajuda a curar tosse e alivia dor de garganta.

Faz bem para o feto: quando consumido durante a gestação, tem benefícios para o feto, como melhor formação cerebral, evitando defeitos congênitos como o autismo.

Ponte na China de bambu

Há alguns anos atrás a China construiu uma ponte de bambu (a primeira no mundo deste material para veículos) que suporta até caminhões pesados. Ela pode suportar até 90 toneladas e tem previsão para durar cerca de 20 a 30 anos.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao nosso blog!

Somos uma empresa de coleta e compostagem de resíduos orgânicos em que transformamos lixo em fonte de vida!

Trabalhamos com um esquema de assinaturas em que o cliente recebe um baldinho para separar seus resíduos e passamos de bicicleta em sua casa para coletar. Uma vez por mês você ganha diversas recompensas como o nosso super composto orgânico produzido a partir dos resíduos!

Referências

engenhariae.com.br/meio-ambiente/bambu-como-substituto-do-aco-entenda

pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/especies-de-plantas-que-tiram-mais-co2-da-atmosfera/

ciclovivo.com.br/arq-urb/arquitetura/por-que-o-bambu-materia-prima-do-futuro/

ugreen.com.br/bambu/

greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/69132-farinha-de-bambu-uau-e-capaz-de-reduzir-o-colesterol/

cobrire.com.br/bambu-forte-e-poderoso/

mundoecologia.com.br/plantas/para-que-serve-a-folha-de-bambu-beneficios-do-bambu

ciclovivo.com.br/arq-urb/arquitetura/por-que-o-bambu-materia-prima-do-futuro/

precisaoconsultoria.com.br/fmnresp/bambu.htm

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 54

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.