5
(7)

Quais são as pragas mais comuns?

Formigas, cochonilhas, pulgões e lagartas são as pragas mais comuns de surgirem.

Que mal podem fazer às plantas?

Entre os estragos que elas podem provocar, estão mastigar as folhas, sugar a seiva (que permite a circulação dos nutrientes pela planta), espalhar toxinas e transmitir doenças.

Quando costumam aparecer?

Normalmente, esses insetos aparecem quando as plantas não estão saudáveis. Seja por falta de luminosidade, excesso de água ou pouca adubação, elas tornam-se atraentes devido à sua vulnerabilidade. Os primeiros sinais que apresentam quando há algo de errado são mudanças na coloração, manchas e “machucados” nos caules e nas folhas.

Ou seja, para proteger as plantas contra pragas é necessário mantê-las em um ambiente adequado, incluindo a rega controlada e aplicação de adubo orgânico. Assim como nós precisamos de vitaminas e minerais para nos manter saudáveis, as plantas também precisam.

Receitas caseiras

Para eliminar as pragas do seu jardim, especialistas sugerem o uso de receitas caseiras ao invés de aditivos químicos.

Detergente

Misture meia colher de sopa de detergente neutro em 500 ml de água e borrife em toda a planta.

Óleo de Neem

Além de matar as pragas, o óleo de neem pode ser usado também para impedir que elas apareçam. Dilua 1 colher de sopa de óleo de neem em 1 litro de água e borrife em toda a planta. Como medida de proteção, pode ser usada de uma a duas vezes por mês.

Álcool Isopropílico

Borrife o álcool isopropílico sobre os pulgões e cochonilhas e eles irão morrer na hora. Não é recomendado o uso do álcool comum, pois pode queimar as folhas das plantas

Água oxigenada

Misture duas colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes (tem que ser esse volume) em 500ml de água. Junte tudo em um borrifador e borrife na planta inteira, inclusive na terra ou substrato.

Pimenta e alho

Bata no liquidificador 100g de alho, 100g de pimenta e misture em uma garrafa com 2L de álcool. Espere 7 dias e dilua 100 ml da mistura a cada 10L de água e pulverize nas plantas.

Camomila

Ideal para combater fungos. Leve 50g de flores de camomila e misture em 1 L de água. Misture tudo e deixe a solução descansar por 3 dias, agitando-a quatro vezes por dia. Coe a mistura e pulverize nas plantas.

Cebola

Boa para combater pulgòes, cochonilhas e lagartas. Bata no liquidificador 200g de cebola e 2 litros de água. Deixe descansar por 10 dias e depois dilua 330ml da mistura em 1 litro de água.

Mais formas de evitar pragas

Limpe a terra

A limpeza da terra é o primeiro passo para afastar as pragas. Folhas velhas e plantas mortas podem ser um atrativo para elas. Outros fatores que contribuem para o aparecimento de pragas são água parada e solo muito úmido.

Plante espécies repelentes

Poucos sabem, mas existem algumas plantas que naturalmente repelem as pragas. Além de serem mais uma espécie para o seu jardim, elas ajudam nesse aspecto. Alguns exemplos são: alecrim, erva-doce, arruda, coentro, manjericão e hortelã.

Referências

agazeta.com.br/revista-ag/comportamento/confira-5-receitas-caseiras-para-matar-as-pragas-das-suas-plantas-1120

petz.com.br/blog/plantas/pragas-de-jardim/

terra.com.br/vida-e-estilo/casa-e-decoracao/pragas-no-jardim-veja-cuidados-e-receitas-para-combate-las,9712e017f3a94ce43c14d9607ebf9d49h5bb99ea.html

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.