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Muitas pessoas reclamam da falta de tempo para fazerem suas atividades, mas será que elas realmente não têm tempo ou é a qualidade do uso do tempo que está errada?

Ter um bom gerenciamento do tempo possibilita não apenas que você faça mais coisas, mas também que faça com mais eficiência e que tenha mais qualidade de vida.

Acorde mais cedo

Pode ser difícil, mas é uma das estratégias mais eficientes. Basta acordar 20 minutos mais cedo para conseguir aproveitar melhor o seu tempo. Desfrute desse tempinho para saborear com calma um belo café da manhã, ler um pouco, fazer meditação, etc.

Tenha uma agenda

Assim você pode programar seu dia, semana ou mês. Ao planejar melhor sua rotina, você reduz a quantidade de urgências diárias. Faça isto como sua última atividade no trabalho: planejar o dia seguinte. Assim você vai para casa despreocupado e aproveita melhor o tempo de descanso.

Não se esqueça de separar um tempo para o lazer e para dedicar a família e amigos. Isto ajudará a não ficar saturado do trabalho e isso acarretará em melhores resultados profissionais. Mas só cuidado para não inverter a situação, ou seja, dedicar tempo demais ao descanso e a hobbies e reduzir a produtividade no trabalho.

Estabeleça prioridades. Faça primeiro o que for mais importante e deixe em segundo plano as tarefas menos importantes. Você pode classificar suas tarefas em ordem de importância, dando uma nota de 0 a 10. Comece fazendo as de prioridade 10 e vá seguindo até as menos importantes. Mas como avaliar o que é mais importante? Isso depende dos seus objetivos. Ou seja, estabeleça bem seus objetivos de vida e depois disso passe a classificar tarefas de acordo com a ordem de importância.

Seja organizado. Assim você perde menos tempo procurando as coisas, por exemplo.

A partir do momento que começamos a pensar com antecedência, o tempo sempre será um aliado.

Tenha hora marcada para as redes sociais

Que tal estipular um horário para entrar nas redes sociais? Não se esqueça de desativar notificações fora desse período e de sair ou silenciar os grupos de whatsapp que não são importantes.

Não faça várias coisas ao mesmo tempo

Ao fazer várias coisas ao mesmo tempo é possível que o resultado dessas tarefas não seja tão bom, podendo haver muitos erros e tendo que fazer novamente.

Elimine as atividades circunstanciais

Trata-se daquelas tarefas que não agregam nenhum valor para a sua vida pessoal ou profissional. Elas apenas fazem você desperdiçar o seu tempo. Como exemplo, podemos citar as reuniões desnecessárias, spams, internet sem foco, TV em excesso, trânsito, fofoca no café da empresa, etc.

Esteja concentrado em suas tarefas

Quando você está bem concentrado naquilo que está fazendo, você acaba fazendo melhor e aproveitando mais o seu tempo. Encontre métodos para prolongar o seu estado de atenção, mas isso pode ser uma coisa pessoal. Por exemplo, algumas pessoas se concentram melhor ouvindo músicas, enquanto outras preferem o silêncio.

Fazer pausas regulares no trabalho e nos estudos também é uma forma de aumentar seu rendimento. Pare um pouco para se alongar, beber uma água, comer uma fruta, etc.

Tire um tempo para você

Conserve bons hábitos como se alimentar de maneira saudável e praticar exercícios físicos. Sua saúde é essencial para se manter focado e produtivo nas atividades diárias. Além do físico, cuide da sua mente, isso pode ser feito por meio de hobbies como ver filmes ou simplesmente ficar deitado à toa.

Aproveite melhor o seu tempo livre

Você está aproveitando o seu tempo livre para fazer coisas benéficas à mente e à saúde? Ou você fica vendo televisão? Mude esse hábito e tente fazer algo mais interessante.

Estabelece recompensas

Pressão pode fazer maravilhas. Por exemplo, saia para comer sua comida favorita se conseguir terminar tal coisa até quarta-feira, ou só vá pra noitada se conseguir estudar toda a matéria da prova. Estabelecer recompensas funciona como um estímulo para o seu cérebro e dá mais ânimo para prosseguir com as tarefas.

Faça pequenas pausas

Para aumentar sua disposição e assim ficar mais produtivo é essencial estabelecer pausas entre atividades ou períodos de tempo.

Referências

iped.com.br/materias/gestao-e-lideranca/7-tecnicas-aproveitar-melhor-tempo.html

microlins.com.br/blog/dicas/7-habitos-para-aproveitar-melhor-seu-tempo/

zenwellness.com.br/blog/como-aproveitar-melhor-o-dia/

edu.gcfglobal.org/pt/crescimento-profissional/saiba-como-aproveitar-melhor-o-seu-tempo/1/

blog.faculdadesensu.edu.br/tempo-livre/

tudointeressante.com.br/2016/03/15-maneiras-brilhantes-de-aproveitar-melhor-o-seu-tempo-que-realmente-dao-certo.html

cmosdrake.com.br/blog/como-aproveitar-mais-o-tempo-fora-do-trabalho/

blog.woba.com.br/maneiras-de-aproveitar-seu-tempo-ao-maximo/

redesantapaulina-social.com.br/quatro-dicas-infaliveis-para-voce-aproveitar-melhor-o-seu-tempo/

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