5
(1)

Cabides

Compostos de madeira, metal e plástico, esses materiais podem facilmente ser reciclados. Se forem feitos de mais de um material, o ideal é tentar separar cada tipo. A C&A é uma das marcas que fazem a logística reversa com pontos de coleta espalhados nas lojas pelo país.

Carpete

De acordo com o Product Stewardship Institute (PSI), “os americanos descartam cerca de 2,5 milhões de toneladas de carpete a cada ano”. A indústria de reciclagem de tapetes tem um enorme potencial, mas atualmente apenas 5% do tapete é reciclado

A reciclagem de carpetes pode recuperar materiais valiosos para fazer decks, materiais de construção, peças automotivas e de móveis e almofadas de carpetes.

Substâncias perigosas são liberadas durante a reciclagem do carpete, muitas delas cancerígenas.

Vaso sanitário

A louça sanitária é sim reciclável, justamente por ser feita de porcelana. Ela pode ser transformada em outros objetos, ser triturada para cascalho ou ser usada em estradas ou drenagem.
Ligue para o departamento de lixo da sua cidade (procure na lista telefônica ou no site da prefeitura). Pergunte se o departamento possui um programa de reciclagem de vasos sanitários. Em caso positivo, pergunte se eles buscam o vaso ou você terá de levá-lo, e se deve retirar algo do mesmo antes.

Nem todas as empresas de lixo recolhem louças sanitárias. Portanto verifique com eles para saber se levam ou não, senão você mesmo terá que levar ao aterro.

CDs e DVDs

CDs e DVDs são compostos por metais e plástico, portanto recicláveis, mas o custo X benefício desse processo, falta de educação e de respeito à legislação, fazem essas mídias serem jogadas no lixo.

A reciclagem industrial inclui a desmagnetização, o desmonte dos discos e a reciclagem do plástico e de outros componentes.

O policarbonato e os metais reciclados podem ser usados em diversas aplicações, mas o custo X benefício da operação não é vantajoso. Então são necessários incentivos para que o material seja efetivamente transformado em nova matéria-prima.

No Rio de Janeiro um dos locais que fazem reciclagem é na faculdade da PUC.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225
(21) 3527-1001

Tênis

Existem alguns sapateiros que aceitam sapatos antigos para serem reformados e vendidos. Há sapateiros que se especializaram em consertar tênis de corrida que já passaram do ponto. O processo normalmente inclui trocar completamente o solado: assim, se a parte de cima do tênis estiver boa, pode ser uma boa opção! Pesquise perto de onde você mora ou consulte sua sapataria favorita para ver se é possível restaurar os tênis antigos.

Bituca de cigarro

Só em São Paulo, 14 milhões de bitucas são espalhadas pela cidade a cada 24 horas, de acordo com levantamento feito pela Câmara dos Vereadores de São Paulo.

Para ajudar a minimizar o impacto que esse pequeno componente gera ao meio ambiente, alternativas sustentáveis buscam maneiras de minimizar seus efeitos e algumas empresas promovem a sua reciclagem no Brasil.

Podem ser transformadas em papel. Com uma usina de reciclagem de bitucas, em parceria com a Universidade de Brasília, foi criado um processo inovador para coletar e transformar bitucas em massa celulósica que podem ser utilizadas desde a criação de artesanato até papelão para indústrias. Com isso, podem ser feitos blocos, agenda, peças de artesanato.

Podem virar composto orgânico.As bitucas podem ser transformadas em um revestimento vegetal para o solo, que misturado a outros componentes e sementes transforma-se em grama. Esse composto orgânico é plantado em encostas para protegê-las da erosão.
Nessa iniciativa, todos os componentes das bitucas são reaproveitados, como o filtro, por exemplo, é transformado em algodão e serve como uma camada para a aplicação do fertilizante no terreno.

Roupas

A reciclagem de roupas não é tão simples e também é muito pouco comum no Brasil.

Há organizações não-governamentais que recolhem peças e trapos e os transformam em novos produtos, como bolsas, toalhas e tapetes, por exemplo. Isso é importante tendo em vista que as roupas, quando param nos lixões, emitem dióxido de carbono e metano.
Basicamente, há dois caminhos de reciclagem, a química e a física. Ambos transformam as fibras das roupas em novos produtos. O processo químico transforma as fibras sintéticas em produtos de plástico. O processo físico transforma algodão em barbantes ou novos tecidos.
Quanto maior a porcentagem de algodão na peça, mais ciclos de reaproveitamento serão possíveis. O poliéster, apesar do potencial para a reciclagem, ainda é algo mais limitado. Você pode até ter um tecido reciclado contendo poliéster, mas o próximo ciclo de reciclagem vai ser muito mais limitado do que se você trabalhar com um produto 100% algodão.

Cada tipo de tecido (natural ou sintético, puro ou misto) exige um processo e maquinário específico para a reciclagem. Tecidos puros (100% algodão, poliéster ou poliamida, por exemplo) podem ser desfibrados (picotados até voltarem a ser fibras) e transformados em fios novamente ou em plástico.

Cartuchos de impressora

Boa parte dos cartuchos são compostos de plástico, um material reciclável.

O que acontece é que depois de destinados em pontos de coleta específicos, o plástico é separado do metal e da tinta.

Tanto o plástico quanto os metais são triturados até se reduzirem a micropartículas.

O plástico, por exemplo, pode ser transformado em garrafas, roupas e móveis.

HP conta com o programa HP Planet Partners Brasil, com postos de coleta em lojas autorizadas ou coleta no local;
Lexmark possui o LCCP (Lexmark Cartridge Collection Program), programa gratuito de coleta de cartuchos;
Samsung possui em seu site um formulário para cadastrar e solicitar o serviço de coleta;
A Epson também trabalha com reciclagem de produtos acabados e reciclagem de cartuchos de tinta em diversos países pelo mundo.

Óleo de motor

Um litro de óleo de motor despejado em cursos de água tem potencial para poluir um milhão de galões.
Você pode desempenhar seu papel certificando-se de descartar o óleo de motor usado com responsabilidade. A maneira mais simples de fazer isso é colocá-lo dentro do recipiente vazio do seu óleo novo e devolvê-lo ao varejista do qual você o comprou ou levá-lo para sua oficina mais próxima.
O processo de reciclagem funciona assim: primeiro, o óleo é encaminhado para uma refinaria, local onde essa reciclagem é feita. Assim que ele chega lá, é analisado e passa por testes de laboratório para confirmar se pode realmente ser aproveitado e rerrefinado. Se for aprovado, será armazenado em tanques. Depois, ele vai para o rerrefino. A primeira etapa é a destilação, que retira a umidade desse óleo, seguida do craqueamento, no qual ele é submetido a altas temperaturas que destroem as substâncias tóxicas. Feito isso, o óleo automotivo vai para um tanque, recebe ácido sulfúrico e é transportado para decantadores. Neles, fica entre 48 e 72 horas.

O próximo passo, é a clarificação. Nessa etapa, ele é submetido novamente a temperaturas elevadas e todo o ácido e impurezas são retirados, ficando somente o óleo básico mesmo.
Esse óleo é resfriado em um trocador de calor e passa por um filtro, o que vai garantir a sua pureza. A seguir, ele vai ser armazenado em um tanque de neutro médio.
Por fim, o óleo é encaminhado para a fábrica de lubrificantes, onde vai receber os aditivos e se tornar realmente um óleo lubrificante.

Celular

A reciclagem de celulares é importante tendo em vista alguns componentes tóxicos como chumbo, mercúrio, cádmio e arsênico. A reciclagem de celulares evita a contaminação do ar, do solo e dos lençóis freáticos pelo descarte incorreto nos aterros sanitários e minimiza os impactos ambientais dos processos de extração e de mineração dessas substâncias.Os metais recuperados de telefones celulares reciclados são muito versáteis e acabam utilizados na fabricação de joias, eletrônicos e automóveis.
Enquanto alguns dispositivos eletrônicos desafiam a logística reversa de fabricantes e os grandes centros de pesquisa, coletar e reciclar um telefone celular é relativamente fácil, especialmente em comparação com eletrônicos mais volumosos e complexos. Especialistas afirmam que cerca de 80% dos componentes dos celulares podem ser reciclados e grandes marcas e operadoras do setor como Samsung, Apple, Vivo e Claro recebem e encaminham os aparelhos para reciclagem.

Bicicleta

É só levar a bicicleta até a fabricante desta ou estações coletoras, que poderão dar um tratamento adequado à magrela. No caso dos pneus, por exemplo, que têm o tempo de decomposição estimado em 600 anos, eles poderão ser transformados em chips de borracha (pequenos pedaços de borracha) que serão, mais tarde, utilizados na composição de diversos produtos, como o concreto DI, um concreto deformável e isolante. Aros de alumínio podem virar antenas de TV ou partes de panelas; banco, pedal e cobertura de guidão são reaproveitados para a produção de embalagens; corrente de aço, guidão e quadro, por sua vez, podem virar matéria-prima para a construção civil.

Lâmpadas fluorescentes

Elas devem ter uma destinação adequada principalmente por conter mercúrio em sua composição. Quando param em aterros, essa substância contamina solos e lençóis freáticos.

O procedimento mais comum em diversas partes do mundo é a moagem com tratamento térmico, que envolve basicamente duas fases: a de esmagamento e a de destilação do mercúrio. Para o esmagamento, as lâmpadas usadas são inseridas em processadores especiais, e, então, seus materiais são separados em cinco tipos: terminais de alumínio; pinos de latão/componentes ferro-metálicos; vidro; poeira fosforosa rica em mercúrio e isolamento baquelítico. ​​O vidro pode ser reciclado para ser reutilizado na fabricação de produtos que não envolvam alimentos, por exemplo. O alumínio e os pinos de latão, depois de devidamente higienizados, podem ser enviados para reciclagem em uma fundidora. A poeira de fósforo é, normalmente, enviada para uma unidade de destilação, onde o mercúrio é extraído. O mercúrio, então, é recuperado e pode ser reutilizado.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.
Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.