4.4
(19)

A borra nada mais é do que a sobra de uma das bebidas preferidas dos brasileiros, o café. O que você talvez não sabia é que se este produto for descartado nos aterros e lixões ele emite gases nocivos ao meio ambiente, por isso é importante saber maneiras de reutilizá-lo.

O que você vai descobrir neste texto é que há inúmeras formas de usar a borra de café no seu dia a dia. Confira!

Fertilizante para as plantas

Basta misturar a borra com a terra a cada 4 ou 5 meses A mistura fica rica em nitrogênio, carbono e matéria orgânica e possui diversos benefícios para as plantas, dentre eles está a proteção das raízes contra fungos.

Entretanto, para a fertilização, não é aconselhável colocá-la direto no solo, pois o processo de decomposição dessa matéria orgânica irá consumir nitrogênio, tirando, assim, sua função de fertilizante.

Uma solução é misturar a borra com outros fertilizantes ou adubos que sejam ricos em potássio e fósforo. Outra opção é misturar com cascas de frutas e verduras e aplicar no solo.

Outra forma bastante interessante para usar a borra como fertilizante é dissolver em água em uma proporção de 100g de borra para cada litro de água e assim borrifar nas plantas.

Protege contra mosquitos e formigas

A borra de café funciona como um repelente natural a mosquitos, principalmente os transmissores de doenças como dengue, zika, e chikungunya. Basta espalhar por onde os mosquitos podem se instalar como vasos de planta.

Espalhe a borra de café nos locais onde as formigas passam. Dá até para jogar o café diretamente no formigueiro e eliminar a fonte do problema.

Lembrando apenas que ele deve estar sem açúcar, senão você terá o efeito contrário e, ao invés de acabar com as formigas, vai atraí-las.

Tira mau cheiro da geladeira e outros lugares

Sabe aquele cheiro desagradável que às vezes fica dentro da geladeira? Basta pôr a borra de café dentro dela e seus problemas acabaram. O único detalhe é sobre como preparar a borra: deixe ela secando em uma tigela ao sol e depois disso você pode por na geladeira ou freezer.

Além de poder aplicar na geladeira, você também pode tirar o mau cheiro dos sapatos ou do banco do carro. A dica para usar em outros locais é pôr a borra dentro de uma meia antiga, fazendo uma espécie de sachê, pendurar onde desejar (como por exemplo em guarda-roupas) e deixar agindo por uma noite.

Se o problema for nas mãos, depois de manusear alimentos de cheiro forte na hora de cozinhar, como alho, cebola e peixe, é só esfregar um pouco de borra e lavar em seguida.

Ajuda a desentupir a pia

É só pôr a borra no ralo e ligar a água!

Limpa panelas

Sabe aquela gordura que fica acumulada na panela? Basta adicionar a borra de café mais detergente e esfregar com uma bucha.

É bom para a pele

Sim, você pode ficar mais bonito usando a borra do café! Basta aplicar uma mistura com a borra, sal ou açúcar e um pouco de azeite. Outra mistura que funciona é com água ou óleo de coco. Você pode aplicar no rosto e no corpo. Depois de aplicar é só lavar com água e sabão.

Suas partículas grossas funcionam como um agente esfoliante que ajuda a remover a sujeira e as células mortas da pele.

Mas existe um porém. Colocar a borra de alguns tipos de grãos de café pode danificar a pele, ao invés de ajudá-la. O café moído por máquina pode ser abrasivo pois não é cosmeticamente fino, como os vendidos por empresas maiores. Esses grãos têm a capacidade de potencialmente causar micro rasgos na pele, piorando sua condição inicial.

Espante as pulgas dos seus animais de estimação

As pulgas são um problema muito comum para os animais domésticos, porém, muitos produtos de tratamento possuem química agressiva e podem gerar efeitos colaterais nos bichinhos.

Uma vez que as pulgas não gostam de café é indicado aplicar sobre o pêlo após o banho, fazendo movimentos leves. Em seguida lave e deixe o animal secar. De quebra, esta ação proporciona uma pelagem suave e com brilho.

Caso as pulgas persistam, leve o animal ao veterinário.

Reduza a celulite

Aplicar a borra do café no local da celulite pode estimular o fluxo sanguíneo na área, diminuindo a aparência da celulite. Basta misturar a borra com água ou óleo de coco e aplicar durante 10 minutos, 2 vezes na semana.

Faz bem para o cabelo

Ao aplicar no couro cabeludo 2 vezes por semana você estimula o crescimento do seu cabelo.

Conserte móveis riscados

Estamos falando principalmente dos móveis de madeira, que podem ser riscados facilmente. Portanto, faça uma pasta grossa com café e água e aplique no arranhão usando um cotonete. Deixe o ambiente descansar por 10 minutos e depois limpe com um pano de algodão.

A borra também pode ser usada para remover manchas e sujeiras difíceis de móveis.

Polvilhe a borra em uma esponja já umedecida com um pouco de detergente líquido natural, transformando-o em um produto abrasivo de limpeza.

É bem-vindo à compostagem

Com a borra de café adicionada à pilha de compostagem, esta emanará um cheiro mais ameno, ficará mais quente e conservará a umidade.

As minhocas adoram

Adicione ao seu jardim juntamente com sobras de alimentos e serragem. Assim você atrai minhocas para o seu jardim e torna ele mais rico em nutrientes, uma vez que o húmus de minhoca tem potencial nutritivo.

Dica: as minhocas adoram borras de café antigas. O cheiro de fermentação e de mofo é o preferido delas.

Referências

carrefour.com.br/blog/dica-amiga/post/veja-como-reaproveitar-a-borra-de-cafe

ecycle.com.br/borra-de-cafe/

drlavatudo.com/blog/reaproveitar-borra-de-cafe/

segredosdomundo.r7.com/10-formas-incriveis-de-reaproveitar-borra-de-cafe-em-casa/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.