5
(4)

É na cozinha onde é gerado a maior parte dos resíduos da casa. Além disso, neste cômodo ocorre desperdício de água e de energia.

Evite guardanapos de papel

Opte pelos de pano.

Dê preferência a eletrodomésticos sustentáveis

Opte pelo que vem com o Selo Procel.

Desligue os aparelhos da tomada

Assim você pode economizar 5% na conta de luz. Portanto, desligue o micro-ondas, forno e outros ítens eletrônicos.

Reduza o gás

Use fogo baixo e tampe as panelas. Use as panelas de pressão sempre que possível.

Reutiliza a água da lavagem dos alimentos

​​Lave as verduras, legumes e cereais em uma bacia ao invés de água corrente e, depois, use a água para regar suas plantas. Além da reutilização, a água estará repleta de nutrientes extras;

Resfriando e aquecendo os alimentos

Deixe os alimentos descongelarem naturalmente antes de serem levados ao forno. Descongelar alimentos com água corrente ou no microondas é um grande desperdício. Espere os alimentos esfriarem antes de levar a geladeira.

Mantenha o fogão longe da geladeira

Isso faz total diferença na conta de luz. O calor do fogão faz a sua geladeira trabalhar mais.

Aproveite os alimentos

Praticamente todo alimento tem mais de um uso. Até mesmo cascas e talos podem ser usados em sopas, sucos, e até mesmo virar adubo. Use os alimentos integralmente e evite o desperdício.

Armazene sem plástico na geladeira ou freezer

Pode ser conveniente armazenar alimentos crus ou secos em recipientes de plástico, mas considere fazer a mudança para recipientes de armazenamento de alimentos ecológicos. Procure por itens feitos de silicone, vidro ou metal.

Não descarte óleo na pia

Jamais descarte o óleo na pia, pois você pode acabar poluindo águas e solos, além de entupir as tubulações. Separe seu óleo usado para o descarte correto. Nossa dica no Rio de Janeiro é a nossa parceira PAC Óleo. A melhor solução é guardar em garrafas PET e entregar para pessoas que o reutilizam para produzir sabão e outros produtos.

Um estudo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo (Abiove) constatou que 1L de óleo descartado de maneira incorreta pode contaminar até 25 mil litros de água, tudo isso porque suas substâncias não se dissolvem na água.

Use buchas vegetais

A bucha convencional é derivada do petróleo. Use buchas vegetais biodegradáveis que podem ser reutilizadas – basta ferver na água – e são mais sustentáveis na hora de serem descartadas. Elas inclusive são compostáveis.

Tenha uma composteira

Que tal transformar os seus restos de alimentos em adubo para as suas plantas? Você pode adquirir uma composteira doméstica ou contratar o serviço do Ciclo Orgânico.

Um dos benefícios da compostagem é que ela reduz a quantidade de lixo orgânico lançados em aterros e o adubo adquirido ajuda na produção de alimentos.

Limpeza ecológica

Substitua os produtos de limpeza carregados de produtos químicos por produtos naturais, como o vinagre, limão e bicarbonato de sódio. Confira receitas com estes produtos aqui!

Opte pelo fogão elétrico

O fogão convencional é movido a gás, fonte não renovável de energia gerada a partir de resíduos fósseis.

Economizando com a geladeira

Evite abrir a geladeira sem necessidade e deixá-la muito tempo aberta.

Pote com água

Coloque cenoura, pepino, beterraba, abobrinha ou brócolis num pote com água ao armazenar na geladeira – isso faz eles durarem mais.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.
Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até lá embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

westwing.com.br/guiar/cozinha-sustentavel/

amaro.com/blog/br/casa/cozinha-sustentavel/

veganbusiness.com.br/cozinha-sustentavel-o-sabor-de-ajudar-o-meio-ambiente/

casa.abril.com.br/sustentabilidade/dicas-ter-cozinha-mais-sustentavel/

thegreenestpost.com/9-dicas-para-tornar-sua-cozinha-mais-verde/

jasminealimentos.com/alimentacao/dicas/dicas-para-ter-uma-cozinha-sustentavel/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.