5
(2)

Ao praticar atividades ao ar livre você aproveita o mundo lá fora, conheçe novas pessoas, cuida da saúde mental e faz bem para o organismo. Neste texto vamos falar não apenas sobre atividades físicas, mas outros tipos de atividade ao ar livre.

1. Ciclismo

Alivia o estresse. É bom para a saúde. Sentimento de liberdade. Estes são alguns bons motivos para você começar a pedalar.

Comprar uma bike e começar a praticar pode ser um ótimo investimento na sua saúde e na qualidade de vida (principalmente para o sistema cardiorrespiratório, para a mente, além de não causar impactos ao corpo como outros esportes).

E é claro, andar de bicicleta ao invés de carro contribui para a redução de emissões de CO2.

Comece aos poucos e não force muito o seu corpo. Rotas longas demais podem causar dores no joelho e coluna, caso você não tenha muita prática. Trata-se de respeitar o seu período de adaptação.

Você pode começar 3 vezes por semana, durante 30 minutos a cada sessão, em intensidade moderada a intensa. À medida que for ganhando capacidade respiratória (com algumas semanas de treino) pode aumentar para 45 minutos.

Aqui vai uma dica importante, dentre muitas outras que poderíamos dar aos ciclistas iniciantes. Ajuste o assento de modo que quando você fica em pé ao lado da bicicleta ele fique na altura do seu quadril. Quando subir na bike sua perna deve esticar quase totalmente na hora que o pedal estiver perto do chão.

2. Beach Tennis

Trata-se de um esporte democrático, você pode praticar independentemente do gênero e idade.

Melhora a coordenação motora e o reflexo, pois você precisa estar o tempo todo alerta, além de ter que avaliar o tempo da bola. Ou seja, é um esporte que estimula a mente, pois exige raciocínio rápido.

Outro benefício é que fortalece as pernas e glúteos!

O beach tennis é uma ótima forma de você ficar em contato com as outras pessoas, pois afinal é um esporte coletivo.

Você não precisa ser forte, bom de bola ou ter um passado atlético. Um sedentário que nunca praticou esportes pode começar a praticar e desenrolar super bem. E isso faz com que as pessoas se divirtam em quadra.

3. Ioga

Trata-se de um exercício físico e mental que traz flexibilidade para o corpo, além de melhorar a autoestima e também a qualidade de vida. O praticante de Yoga aprende a valorizar momentos, pessoas e tudo o que tem ao seu redor. A prática desperta o sentimento de amor e compaixão pelo mundo interior e exterior.

A atividade demanda muita atenção na execução das posturas, evitando a distração em torno de pensamentos aleatórios.

Você sabia que faz bem à memória? A ioga proporciona melhora na circulação sanguínea graças à resposta positiva aos estímulos. Isso favorece a atividade cerebral.

Outro benefício é a melhora do sono. Além de promover relaxamento e redução do estresse, alguns exercícios podem ser feitos antes de dormir, especialmente para uma melhor noite de sono.

Fortalece a musculatura. Os exercícios não trabalham só com o alongamento dos músculos e a flexibilidade, mas também aumentam sua força.

Engana-se quem pensa que o único objetivo do Yoga é o relaxamento ou que é uma atividade que não leva ao gasto calórico. Algumas modalidades de Yoga podem queimar tantas calorias quanto aulas de crossfit, acredite.

Ao praticar Yoga, desvia-se o foco das preocupações e se aprende a ter controle sobre pensamentos e emoções. Assim, a atividade ajuda a reduzir a ansiedade e a trazer a atenção para o momento que mais importa: o presente.

4. Caminhada

A caminhada é um dos exercícios mais fáceis de se praticar. Ela não exige habilidade, não envolve altos custos, pode ser feita em qualquer lugar e hora do dia e não possui restrição de idade.

Pode parecer bobagem e nada de especial. Algo que simplesmente fazemos todos os dias… Mas caminhar, na verdade, é uma das melhores formas de exercício físico que existe. Basta praticar a atividade regularmente e aliar a uma boa alimentação.

Alguns benefícios básicos da caminhada são: melhora do sistema cardiovascular, diminuição dos sintomas de estresse e ansiedade, fortalecimento muscular, melhora da postura corporal e diminuição do inchaço.

Para pessoas sedentárias, pode surtir efeito após uma semana praticando 10 minutos por dia. Assim, a pessoa sai do sedentarismo sem precisar de exercícios de alta intensidade.

​​A caminhada libera endorfina, uma substância ligada ao nosso bem estar e que alivia o estresse. Assim sendo, é indicado caminhar depois do trabalho para desestressar. A prática logo também é indicada em casos de depressão.

Uma pesquisa da Harvard Medical School descobriu que aqueles que caminhavam pelo menos 20 minutos por dia, cinco dias por semana, tinham quase 50% menos dias de doença do que aqueles que se exercitavam uma vez por semana ou menos.

5. Piquenique

Trata-se de uma alegria simples, uma vez que envolve respirar ar fresco, desacelerar e tomar sol.

Um dos principais benefícios do piquenique é a união e o convívio social, uma vez que é feito junto a amigos e familiares.

O contato com a natureza contribui para a saúde mental.

Também auxilia as pessoas a se conectarem com suas crianças interiores – a maioria de nós, em algum momento da infância, fez piqueniques.

Por ser feito em espaços abertos, os piqueniques podem estimular a criatividade. Portanto, se você está passando por algum processo criativo, aposte na prática.

Pode ser barato e simples. Com R$ 30,00 num supermercado dá para comprar duas maçãs, uma garrafa de água, um pão italiano, uma geleia, um pacote de biscoito ou torrada, um suco de caixinha (claro, o natural feito em casa antes de sair é sempre boa pedida) e uma barrinha de chocolate.

O piquenique pode ser no parque, na praia, na montanha e, veja só, até no quintal de casa. E não é só no verão, pode ser feito em qualquer estação.

Esta atividade pode render boas fotos! Tire uma onda no Facebook e Instagram! Ah e tente usar o celular apenas para isso. Evite ficar no celular e se socialize com as pessoas ao redor.

6. Pular corda

Pular corda deixou de ser uma brincadeira de criança para fazer parte do treino na academia há algum tempo. Não poderia ser diferente, afinal, o exercício garante inúmeros benefícios à saúde, ajuda a queimar algumas boas calorias e pode ser feito em qualquer lugar.

Para quem ainda não está convencido de abandonar de vez o sedentarismo, pular corda pode ser uma bela opção para os marinheiros de primeira viagem ou para quem busca uma melhoria na qualidade de vida sem investir muito — seja tempo ou dinheiro.

Pular corda é uma atividade aeróbica – o que significa que ela está relacionada ao aumento da frequência cardíaca, condicionamento físico e alta queima calórica. Tudo isso já é muito benéfico para o coração em si, mas ainda tem um efeito interessante para quem quer emagrecer.
Além disso, a corda exige que você trabalhe o corpo todo. Apesar de ser menos intensa para os membros superiores, os inferiores, como pernas e panturrilhas, são acionados o tempo todo, além de ajudar também na tonificação dos braços.

Pular Corda é conhecido por queimar cerca de 1300 calorias por hora. Isso é uma maneira muito eficaz de queimar a gordura.

Ela ainda é uma das formas mais baratas de exercício, pois você pode comprar uma corda por menos de R$15,00.

Estudos mostram que os exercícios de Pular Corda colocam menos pressão e são menos chocantes para as articulações do que correr, por exemplo. Sendo assim um exercício de baixo impacto quando comparado com outros exercícios como a corrida, por exemplo, e portanto, uma opção melhor.

Trabalhando o corpo inteiro de uma vez só, podemos dizer que pular corda é um exercício bastante completo. Por isso, seu gasto de energia será igualmente grande, oferecendo uma perda de peso rápido para seus praticantes — isso, claro, aliado a uma boa e saudável dieta feita por um especialista da área.

7. Fotografia

Nada como uma boa fotografia para eternizar os melhores momentos da vida. A lembrança fica ainda melhor quando possuímos algumas técnicas para deixá-la mais bonita e com aparência profissional. Saiba que alcançar esse feito não é tão difícil! As principais dicas são: desenvolver um olhar apurado, sensível, saber um pouco da teoria para conhecer e usar vários efeitos, além de usar os truques de edição a seu favor.

Estude bem o cenário. A dica é buscar examinar o local antecipadamente, analisando os pontos mais interessantes, a posição da luz dependendo do horário, entre outros. Se você já sabe de antemão o tipo de ensaio que fará, ficará mais fácil pensar nas fotografias que deseja captar e nas cenas que quer montar. Então, vá antes do dia do ensaio ao local que pretende fotografar e analise em qual ponto cada cena ficará mais bacana.

A Hora Dourada, na verdade, se refere a dois momentos: logo após o sol nascer e antes dele se pôr. Evidentemente, o céu deve estar relativamente claro, sem nuvens bloqueando o sol.

Nessas horas, há uma emissão de luz mais quente, avermelhada. As cores são mais vibrantes e o céu apresenta um belo gradiente de tons. Esse momento combina com basicamente todos os estilos fotográficos.

Mas, para quem não quer cair da cama para fotografar ou ser fotografado, até o meio-dia é possível contar com uma luz predominantemente boa, que permite a execução de um trabalho bem iluminado. Entretanto, ao meio-dia, corra para as sombras, pois o sol está em sua máxima o que pode causar desagradáveis imperfeições nos quadros.

8. Patins

Por ser uma atividade leve e divertida, a patinação é indicada para quem precisa acalmar a mente, revigorar as energias e se desconectar da correria do dia a dia. Para as crianças, é ótima para estimular brincadeiras e exercícios físicos, distanciando-as das telas. Também é uma ótima escolha para quem quer começar a ter uma vida saudável.

Ao praticar uma hora de patinação, você queima cerca de 500 calorias. Afinal, ao andar de patins você usa o corpo todo, fazendo movimentos e gastando muitas calorias.

Um dos grandes benefícios da patinação é a tonificação dos músculos. A região lombar é uma das mais beneficiadas, já que os patinadores precisam alterar o centro de gravidade a todo momento. Os glúteos e as coxas também são beneficiados, pois ficam contraídos. As panturrilhas são muito usadas, principalmente para frear e realizar os movimentos para parar. Ou seja, coxas, panturrilhas, tornozelos, glúteos, abdômen e até a lombar são fortalecidos e beneficiados com o exercício.

Por ser um esporte de resistência, a patinação estimula todo o seu sistema cardiovascular, desenvolve os músculos do coração e melhora o fluxo sanguíneo. Se praticada regularmente, ela melhora sua resistência e frequência cardíaca.

Diferente da corrida, por exemplo, a patinação é um esporte com muito menos impacto para as suas articulações, especialmente às cartilagens dos seus tornozelos, joelhos e quadris. A ausência de pulos também ajuda a evitar dores e lesões. Quando praticado de forma aeróbica, possui os mesmos benefícios que a corrida, mas sem o impacto que esta gera nos músculos e articulações.

Geralmente a patinação é feita ao ar livre, o que ajuda a esvaziar a cabeça, se livrar do estresse que foi acumulado durante o dia e liberar toda a pressão enquanto você desfruta a sensação de liberdade.

Por ser fácil e barata, a patinação pode ser praticada como hobby, como mobilidade urbana para ir de casa ao trabalho, ou até mesmo como uma atividade em grupo.

9. Mergulho

Os movimentos trabalham toda a musculatura do corpo, em especial por conta da resistência da água. Você vai fortalecer pernas, braços e abdômen e ainda por cima vai trabalhar bastante a sua postura.

Isso sem contar, que vai ser capaz de explorar as belezas subaquáticas, ainda pouco conhecidas! Com uma enorme variedade de peixes e corais, com certeza o seu dia vai ficar ainda melhor. Ao explorar a vida marinha ao seu redor no seu mergulho, você estimula suas emoções, admiração e reverência. Vendo a enorme variedade de peixes, corais e criaturas, já é suficiente para colocar em dia seu bom humor. Os cientistas acreditam que, se estamos sujeitos a cores brilhantes e intensas, semelhante ao que poderíamos encontrar recifes e peixes, pode ajudar a promover sentimentos de felicidade.

Quando respiramos durante todo um mergulho, tendemos a respirar lenta e profundamente,semelhante à respiração que fazemos enquanto meditamos. A respiração desacelera e induz um estado de calma, enquanto o mergulhador aprecia o seu ambiente subaquático.

Tudo o que pode estar acontecendo com a pessoa na sua vida cotidiana, incluindo questões de trabalho, questões familiares e preocupações do dinheiro, tudo fica na superfície. Todos os problemas são esquecidos durante um mergulho.

O mergulho geralmente é feito em duplas ou equipes. Assim você socializa mais.

O mergulho vai te ajudar a colecionar momentos inesquecíveis!

10. Corrida

A corrida é um dos esportes mais simples e fáceis de praticar (não é à toa que alguns dos melhores corredores do mundo são de países pobres).

Além de você explorar novos lugares, é uma das atividades que mais queima calorias e ajuda no emagrecimento.

Em primeiro lugar, não tente estipular metas difíceis nem focar demais nos objetivos, ou seja, tente tornar as corridas um momento de prazer ao invés de um desafio.
Estabeleça metas quinzenais e não diárias. Por exemplo: corra 3 vezes na semana por 30 minutos. Duas semanas depois, corra 3 vezes por 33 minutos. Aumente sempre 10% a duração da corrida a cada quinze dias, pois a evolução é gradual.

E não se esqueça de intercalar os dias com corrida e dias de descanso.

Qual é o seu objetivo? Perder uns quilinhos? Deixar o sedentarismo de lado? Correr uma maratona? Saiba qual o seu objetivo e assim fica mais fácil pesquisar dicas de treino.

Corra em locais diferentes. Variar o ambiente da corrida é uma boa maneira de se manter motivado e evoluir o seu rendimento. Conheça sempre novas estradas, parques, trilhas, etc.

O aquecimento antes da corrida é muito importante para evitar dores e lesões, melhorar o desempenho e preparar o seu corpo para impactos. Inclusive existem estudos que apontam que boa parte das pessoas que tiveram infarto durante o exercício físico, não alongaram antes. O ideal é que o aquecimento dure em torno de 5 minutos. Você pode optar: caminhada rápida, trote parado, polichinelos, agachamentos, elevação de joelhos e subida de escadas.

11. Trilha

O nível de dificuldade depende muito do seu condicionamento físico. De uma forma geral, comece com trilhas que não durem mais do que um dia (o ideal é que não ultrapasse 4 horas de caminhada), que tenham aproximadamente 6km de extensão e que não sejam mais altas que 200m de altitude.

Trilhas e montanhismo exigem força, equilíbrio e resistência.

Procure fazer exercícios aeróbicos constantemente para se preparar para as escaladas e trilhas. É muito bom também estar com os alongamentos em dia. Ah, e para aprimorar outros aspectos, como a respiração, pratique yoga!

É muito legal quebrar os limites, mas não se pressione muito. Ao invés de ficar imaginando o fim da trilha, aproveite o percurso!

Sobre equipamentos: em relação ao calçado é muito importante que o solado não esteja gasto (pois assim você pode escorregar facilmente) e que a bota proteja o tornozelo de entorses e de picada de insetos. Se for impermeável, melhor.

Caso não tenha muito dinheiro para investir em uma bota de alto nível, não se preocupe, você só está iniciando e um tênis de corrida convencional já pode ser interessante.

Opte por camisas e calças compridas. Assim você fica protegido dos raios solares e picadas de insetos. As roupas dry-fit são bem leves, muitas possuem proteção UV e pelo fato do suor evaporar através dos poros da camisa esta não fica molhada, e consequentemente se mantém leve.

No início, onde você terá mais dificuldades, contratar um guia pode te trazer muitos benefícios. Existem empresas especializadas em guias e equipamentos para trilhas, como a Gente da Montanha. Outra ideia legal é procurar grupos de montanhismo. Além de ser uma boa fonte de motivação, você também pode fazer novas amizades.

12. Assistir o nascer ou pôr do sol

​​O nascer e o pôr do sol são eventos inspiradores, que nos fazem refletir sobre nossa vida e o universo.

Quando você contempla o sol, ou seja, está plenamente presente no momento presente, sua mente se acalma naturalmente.

Você aproveita o sol da manhã para produzir um pouco de vitamina D, um elemento essencial para nossa saúde.

Você se desconecta do celular! O mundo é mais bonito quando ficamos longe do celular, e contemplar o sol nascer ou se pôr vai provar isso a você.

Os pesquisadores descobriram que quanto mais cedo a pessoa se expõe aos raios solares, mais magras elas são. A conclusão foi de que a luz do sol ajuda a regular o metabolismo.

13. Plantar uma árvore

Fornece abrigo e alimenta a fauna. Ao plantar uma árvore você atrai animais por perto. Ao plantar árvores você não está apenas garantindo melhor qualidade de vida para você e sua comunidade, mas estará ajudando a diversas espécies a se reproduzirem em harmonia. Uma boa manutenção da fauna propicia um ciclo virtuoso. Com mais animais as sementes são disseminadas e geram novas mudas, mantendo o equilíbrio necessário para o desenvolvimento da vida.

Nada melhor que descansar sob a sombra de uma árvore, não é mesmo? As árvores promovem o sombreamento, contribuem para regular a temperatura e umidade do nosso planeta. Elas deixam o ambiente mais fresco, úmido e oxigenado, através da evapotranspiração e da sombra.

O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global. Elas absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, melhorando a qualidade do ar. Por isso, em áreas arborizadas temos a sensação de respirar melhor.

Muita gente desconhece o prazer que é colher uma fruta no pé. Diante do consumo de produtos cada vez mais industrializados é urgente uma mudança dos hábitos alimentares em busca de um consumo mais orgânico e natural. Esta é uma prática que pode começar de modo simples, com a criação de uma horta pessoal, um pequeno pomar ou mesmo plantando árvores frutíferas ou plantas comestíveis em áreas verdes.

Ao plantar uma árvore você está deixando uma marca positiva no mundo, assumindo sua responsabilidade com o planeta e praticando um ato de amor. Esta é uma forma de marcar sua passagem na Terra com algo construtivo, que ficará para outras gerações e impactará na vida de diversas pessoas.

14. Pescar

Não importa a idade, a situação financeira ou a forma física, todos podem facilmente participar.

O dia a dia é muito veloz e faz com que nossa mente fique a mil. A pesca esportiva pode ajudar nesse sentido: estar em contato com a natureza num lugar calmo, desconectado dos computadores e celulares, faz com que o seu cérebro se permita desligar um pouco dos problemas e compromissos.

Estudos médicos dizem que o ato de pescar como um todo, desde a metódica preparação dos equipamentos até o esperado momento de pegar um peixe, auxilia na diminuição do estresse e proporciona um momento de tranquilidade e bem-estar. Isso porque a atividade pesqueira exige calma e muita atenção.

O ato de “pescar e soltar” é importante tanto para o espírito esportivo, como para a conscientização da vida animal. Isso, porque quando o peixe é devolvido ao seu habitat, ele terá oportunidade de se reproduzir e gerar mais filhotes, dando continuidade à vida aquática e impedindo que a espécie sofra risco de desaparecer naquele meio

15. Acampar

Dificilmente alguém vai acampar sozinho, assim sendo é uma boa forma de socializar. Trata-se de uma maneira muito divertida de compartilhar com os outros.

É o momento de rir e contar histórias ao redor da fogueira, de ter conversas profundas cara a cara, e não só pelo WhatsApp, de combinar de acordar cedo pra ver o sol nascer e de construir memórias que vão durar a vida toda.

É uma forma de se conectar com a natureza. É o prazer de dormir ouvindo o som de um rio, praia ou cachoeira. Ou então acordar vendo o sol nascer na montanha e torcer para que o céu esteja sem nuvens à noite só pra poder ver o céu salpicado de estrelas.

Em tempos em que estamos no celular ou computador quase o tempo todo, acampar significa passar por uma desintoxicação digital.

Muitas vezes simplesmente não há sinal de celular ou internet! Então vem a hora de dar um tempo do WhatsApp e das redes sociais. E mesmo quando há wi-fi ou 3G disponíveis, é comum até esquecer deles.

Quer melhor motivo para acampar do que sentar ao redor de uma fogueira à noite, batendo papo e se divertindo?

Nem precisa jogar no Google “como se divertir gastando pouco”. Quem aí curte economizar uma graninha? Para acampar não é preciso muita coisa: barraca, saco de dormir, repelente, protetor solar, lanterna, roupa apropriada, água, equipamentos (caso vá fazer percursos “extremos”), comidas e disposição. Aqueles que já são adeptos da prática provavelmente têm metade da lista em casa.

16. Ler um livro ao ar livre

Ler um livro já é relaxante, ainda mais ao ar livre! Ar fresco e um bom livro permitirão que você se desconecte do resto do mundo e mergulhe totalmente em seu mundo fictício.

Há uma fonte de luz melhor para se perder nas páginas de um livro, e é gratuita, disponível em qualquer lugar e nunca precisa ser recarregada. Isso mesmo, estamos falando do sol! A luz natural é a melhor para a leitura porque seu brilho melhora o contraste, ajudando a evitar o cansaço visual.

A leitura ao ar livre oferece benefícios comprovados para a saúde, incluindo pressão arterial mais baixa e frequência cardíaca em repouso reduzida.

Acima de tudo, a luz do sol tem um efeito poderoso em nossos ritmos circadianos, os processos naturais que controlam nossos ciclos de sono e vigília. Passar um tempo ao ar livre sob a luz forte ajuda a regular seu relógio interno, levando a uma noite de sono mais longa e tranquila. Então, quando você lê do lado de fora, está fazendo mais do que ser absorvido por uma história; você também está absorvendo a luz do sol e redefinindo seu ritmo circadiano.

A leitura é maravilhosa para a mente – pode expandir seu vocabulário, melhorar sua memória e fortalecer a conectividade do seu cérebro, ao mesmo tempo em que ajuda a prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade. Levar seu livro para fora pode levar a um envolvimento ainda melhor com ele, pois a luz do sol aumenta sua energia e concentração, deixando você alerta e focado.

17. Andar a cavalo

O passeio a cavalo é relaxante, estimula fisicamente e mentalmente, melhora a autoconfiança e aumenta o vínculo com a natureza.

A prática de andar a cavalo envolve a ativação de mais de 10 grupamentos musculares, fortalecendo e proporcionando manutenção da massa óssea.

Melhora a digestão. Ao andar a cavalo são feitos vários movimentos repetitivos que faz com que os órgãos internos trabalhem fortemente incentivando a função hepática e digestiva.

Apenas alguns minutos de contato com o cavalo já reduz a pressão arterial, diminuindo consequentemente os hormônios do estresse.

Vento no rosto, cheiro de mato fresquinho, barulho de cachoeira, passarinho cantando e até o suor do animal. Andar a cavalo permite que você sinta novas sensações, aguce a curiosidade sobre o meio ambiente, ouça sons novos e sinta odores desconhecidos. O clima da mata ao redor aumenta o vínculo com a natureza – e natureza é qualidade de vida.

A cada dia surgem novas evidências de que andar a cavalo não só faz bem à saúde, mas também ajuda a tratar determinadas doenças.

Hoje, a equoterapia é indicada para pessoas portadoras de necessidades especiais. Dessa forma, fazendo com que percebam melhor suas potencialidades, minimizando deficiências e melhorando a integração social.
Andar a cavalo é como fazer uma amizade para sempre. Cavalos são carinhosos, inteligentes e divertidos. É uma parceria que precisa de confiança mútua para funcionar. Mas, depois que é estabelecida, o elo não se rompe.

Benefícios de praticar atividades físicas ao ar livre

Prevenção de doenças;

Melhora a imunidade;

Reduz o colesterol;

Fortalece os músculos;

Combate depressão e ansiedade;

Aumento da longevidade.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

mundoinspirado.wordpress.com/2015/05/08/dez-motivos-para-fazer-piquenique/

souesportista.decathlon.com.br/9-beneficios-de-andar-de-patins/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.