1. Elas viveram com os dinossauros. As tartarugas marinhas existem há 110 milhões de anos e mudaram muito pouco de lá pra cá.
2. A temperatura da areia determina o sexo do filhote. Os ovos são postos na areia, e se a temperatura do meio for maior que 31 graus, o bebê nasce fêmea. Se a temperatura for menor de 27 graus, o bebê nasce macho. Se a temperatura estiver entre essas faixas é possível que haja 50% de chance do filhote nascer macho ou fêmea.
3. As tartarugas marinhas vivem muito! Estima-se que vivam de 50 a 70 anos. A tartaruga mais velha já registrada se encontrava na Inglaterra e tinha 90 anos.
4. Elas conhecem bem os caminhos no mar. Algumas tartarugas cruzam oceanos inteiros usando a posição do Sol e o campo magnético da Terra para se localizarem. Assim podem encontrar praias para a desova e encontrar locais para alimentação.
5. As tartarugas marinhas não possuem dentes. Elas usam o seu bico feito de queratina para ingerir alimentos.
6. Conseguem prender a respiração por até 5 horas! Assim podem até dormir debaixo d’água.
7. Apenas 1 a cada 1000 tartarugas chegam a idade adulta. Demora muito tempo para virarem adultos, sem falar que elas enfrentam diversas ameaças neste meio tempo como plásticos no mar, predadores e ações humanas.
8. Elas fazem barulhos estranhos quando estão preparando os ninhos. Alguns sons parecem com o arroto humano.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!