5
(3)

O consumo sustentável de recursos naturais é essencial para uma sociedade sustentável. Estes recursos são importantes para as atividade econômicas e necessidades humanas, porém, alguns recursos simplesmente acabam, enquanto outros podem ser renovados.

Exemplos de recursos renováveis são a água, solo, luz solar e ventos. Já os não renováveis, podemos citar o petróleo e o minério.

O alto padrão de consumo é uma das principais causas do esgotamento dos recursos naturais. Com algumas mudanças no estilo de vida, é possível mudar essa situação.

Reduzir o consumo.

Muitas pessoas compram por motivos emocionais, e não por necessidade.

Seja qual for o tipo do produto, todos eles são feitos a partir de recursos naturais. Por exemplo, uma calça jeans para ser fabricada gasta mais de dez mil litros de água! Antes de comprar um produto novo, pergunte a si mesmo: “Eu preciso mesmo disso?”. É comum que as pessoas comprem pela satisfação que vem logo após, mas é sempre importante lembrar que esse sentimento é passageiro.

Economize água. Não tome banhos mais longos do que 5 minutos (você sabia que o chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais gasta energia em uma residência?). Instale redutores de vazão em torneiras e chuveiros. Reutilize água do banho e da lavadora de roupas para lavar pisos. Ao varrer a calçada, use a vassoura e não água.

Economize energia. Prefira as lâmpadas de LED às convencionais. Adquira produtos energeticamente eficientes (confira se há o Selo Procel de eficiência energética).

Considere trocar a energia convencional por energia solar. Assim você reduz o consumo de energia elétrica e economiza com as contas de luz.

Faça reciclagem. Separe seus resíduos de acordo com o material, pois isso facilita a reciclagem. Muitas marcas já adotam a logística reversa, ou seja, possibilitam que os seus produtos sejam retornados em pontos específicos para serem destinados à reciclagem. Outro ponto interessante da reciclagem é que ela gera milhares de empregos pelo país.

Economize papel. O consumo de papel implica na derrubada de árvores e uso de água. Além disso, são usados aditivos químicos para o branqueamento, e eles podem acabar parando em cursos d’água se não tratados corretamente. Use papéis que seriam jogados fora como bloco de anotações. Experimente assinar jornais e revistas na versão digital.

Evite o desperdício de alimentos. Ao fazer compras, ande com uma lista de compras para evitar compras desnecessárias. Utilize sobras de alimentos em receitas criativas.

Faça compostagem, um processo que transforma restos de alimentos em adubo orgânico para as plantas.

Reduza o consumo de plástico. O plástico é oriundo do petróleo e demora séculos para se decompor no meio ambiente. Troque as sacolinhas dos supermercados por sacolas de pano e ande com uma garrafa d’água reutilizável ao invés de plástico. Na hora de comprar alimentos, compre a granel, pois muitos deles vêm embalados em plástico. Os canudos de plástico costumam parar nos mares e serem ingeridos por animais, causando a morte desses, portanto, opte por canudos de outros materiais como o aço.

Apoie empresas sustentáveis.

Ao adquirir um produto de uma marca, procure saber de onde veio e como foi fabricado.

Muitas marcas estão tomando medidas sustentáveis para colaborar com a preservação do meio ambiente, e são elas que você deve apoiar.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.