O plástico ainda está muito presente em nossas vidas, mesmo com muita informação sendo disseminada a respeito de como é prejudicial ao meio ambiente. Então chega de blá blá blá e vamos agir! Que tal incorporar estes objetos em sua vida?
1. Escova de dente de bambu
Além de bonitas, evitam que as escovas de plástico vão parar nos oceanos sobre a forma de microplástico, contaminando animais e seres humanos. Inventadas na Austrália, são 100% biodegradáveis e não agridem o meio ambiente. Isso pelo fato do bambu ser uma das plantas de maior crescimento do planeta (podendo chegar a 1 metro por dia), não necessitar de pesticidas e agrotóxicos, e logo é uma matéria-prima orgânica. O bambu e as cerdas de carvão vegetal também são antimicrobianos, repelindo fungos e bactérias. O mais legal é que as escovas podem ir para compostagem! Algumas dicas são Colgate e Boni Natural.
2. Copos retráteis
Que tal um copo de silicone que cabe até no seu bolso? É livre de metais pesados e pode receber bebidas quentes e geladas, por exemplo: café, cerveja, açaí e até arroz e feijão! Usando ele 5 vezes por dia, em um ano você economiza 1.800 copinhos de plástico! Ah e ele também é de um material de fácil lavagem, reduzindo a sua pegada hídrica. A nossa dica para quem quer adquirir é a empresa Menos 1 Lixo .
3. Canudos inox
Os canudos plásticos representam 4% de todo o lixo plástico do mundo! Eles não são essenciais em nossa vida mas as vezes podem ser práticos. Caso não queira abrir mão deles, por exemplo para não beber direto na lata, a solução é optar pelo de inox. Você pode escolher entre vários tipos, cano curvo (melhor para beber), reto (ocupa menos espaço), pequenos (para copos mais rasos) e longos (para recipiente maiores) ou então kits que vem diversos modelos. Algumas dicas são: Can-U-Do. e canudos coloridos. Outras opções legais são os canudos de silicone e bambu…
4. Talheres comestíveis
Garfos e facas estão disponíveis nos sabores canela com gengibre, cenoura com beterraba! Tanto eles quanto os pratos são feitos de arroz, trigo e millet (um cereal indiano) e evitam que toneladas de plástico sejam produzidos no mundo. Se não quiser comer os talheres, sem problemas, eles podem ir para a compostagem! E segundo o diretor de marketing da Biotrem, uma fabricante polonesa, eles se parecem com os sucrilhos que você come no café da manhã. Você pode comprar alguns itens na Oka Bioplásticos.
5. Papel semente
Isso mesmo, depois de usar é só picotar e jogar na terra que a plantinha nasce! Quem produz é a Papel Semente e você pode escolher o que quer plantar, pode ser cravo-francês, manjericão ou cenoura por exemplo. Alguns objetos interessantes feito desse material, que comumente são feitos de plástico são: folders, etiquetas de roupas, crachás para eventos, calendários, etc.
6. Cotonetes de papel
São um dos itens de plástico mais encontrado nos oceanos. Por serem muito pequenos, os cotonetes de plástico são confundidos com alimentos para os animais marinhos, sendo ingeridos e causando mortes. Uma solução são os cotonetes de papel, se degradam mais facilmente na natureza. Duas marcas recomendáveis são a Mió e Affagio.
7. Ecobag
Os Estados Unidos usam 380 bilhões de sacolas plásticas por ano e são necessário 12 milhões de barris de petróleo para produzí-los! Os números são impressionantes e os benefícios da ecobag também são muitos: cabem mais peso, são mais fáceis de segurar, são mais bonitas e podem ser levadas inclusive para a praia ou a picnic. Ah e se ela for feita de algodão pode inclusive ir para a compostagem! Que tal essa ecobag dobrável que cabe até no bolso?
8. Dar preferencia a compra de produtos a granel
Por fim, existem mercearias de bairro que vendem cereais, arroz, feijao, etc a granel. Nesse caso você compra em sacos de papel e ao chegar em casa esses itens devem ser armazenados em potes de vidro. Assim, deixamos de usar as excessivas embalagens plásticas dos alimentos que são destinadas em enormes quantidades para os lixões. Outros benefícios são a redução da contaminação dos alimentos (pois o plástico libera toxinas!) e… comprar a granel é mais barato!
Não sabe aonde comprar? Caso more no Rio: Casas Pedro (diversos bairros), La Fruteria (Ipanema e Barra), A Colheita (Botafogo), Veg+ (Copacabana, Barra e Recreio) outras cidades: Bio Mundo .
Você conhece outros objetos que podem substituir o plástico em nossas vidas? Conte como esta sendo a sensação de adquirir esses objetos! Deixe seu comentário!
Fontes:
razoesparaacreditar.com/pratos-talheres-farelo-de-trigo/
mybest-brazil.com.br/18434
papelsemente.com.br/blog/como-substituir-o-plastico/
menos1lixo.com.br/posts/pequenos-lixos-grandes-problemas-cotonetes
positiva.eco.br/blog/vantagens-usar-ecobags/
terra.com.br/vida-e-estilo/saude/saude-bucal/atualidades/escova-de-dente-ecologica-sim-conheca-a-escova-de-bambu,30bde53b4495798ae5ec1e817434a43cv7828nyn.html
[…] Quer saber mais dicas para usar menos o plástico? Confira nosso post semelhante a este! […]